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PFF008 - EVOLUÇÃO DOS SERVIÇOS DE NAVEGAÇÃO AÉREA NAS BACIAS PETROLÍFERAS (ÁREAS OCEÂNICAS)
Projeto que compõe o Programa Estratégico do DECEA (Programa SIRIUS), o Empreendimento PFF-008 (Evolução dos Serviços de Navegação Aérea nas Bacias Petrolíferas – Áreas Oceânicas) é coordenado pelo CINDACTA II e gerenciado pelo Ten Cel Esp CTA Marcus Luiz POGIANELO. Dentre os diversos objetivos, estão o incremento da Segurança Operacional e a estruturação do espaço aéreo na Bacia Petrolífera de Santos, Bacia de Campos, região de Campos Sul e Bacia do Espírito Santo, visando atender a crescente demanda Offshore e o desenvolvimento desta estratégica região econômica do pré-sal brasileiro.
 
  
A área do Pré-Sal é considerada uma importante reserva de petróleo, localizada na plataforma continental brasileira, que se estende desde o estado do Espírito Santo até Santa Catarina, englobando a bacia do Espírito Santo, a bacia de Campos e a bacia de Santos. As atividades de prospecção e exploração de petróleo são desenvolvidas nas unidades marítimas localizadas nas áreas oceânicas, que são suportadas por infraestruturas de apoio baseadas na área continental, em particular nos municípios de Vitória, Macaé, Campos dos Goytacazes, São Tomé, Macaé, Cabo Frio e Rio de Janeiro (Jacarepaguá). Além das bases operacionais citadas, várias unidades marítimas são equipadas com helipontos para suportar o transporte de passageiros e cargas.
 
 
O Empreendimento PFF-008 foi dividido em três(3) Etapas: "Bacia de Campos", "Bacia de Santos" e "Integração das Bacias", esta última com a estruturação da Bacia do Espírito Santo e região de Campos Sul. A Etapa da "Bacia de Campos" foi implementada em novembro de 2018 com a prestação do serviço de vigilância com ADS-B, comunicação por meio de VHF e meteorológico empregando EMS-A, sendo o Controle de Aproximação de Macaé o órgão responsável pelo controle das aeronaves da região.
 
A partir de 2019 o empreendimento voltou os esforços para a Bacia Petrolífera de Santos (BPS), que abrange uma grande extensão de área, aproximadamente 350 mil quilômetros quadrados, o que impõe novos desafios operacionais e logísticos para os gestores. Atualmente, a circulação aérea nesta Bacia  é realizada por helicópteros modernos e velozes, em rotas longínquas de até 200NM, prestando o transporte aéreo nesta região oceânica rumo às plataformas marítimas.
 
 
A eficiência operacional do Espaço Aéreo, provém de uma nova organização estrutural, da utilização da Navegação de Área (RNAV) com conceitos de Navegação Baseada em Performance (PBN) aplicados nos procedimentos point-in-space approach (PinS), chegadas, saídas e nos voos em rotas. Assim, para realizar o planejamento de novas estruturas de espaço aéreo na BPS, adequadas aos modernos aviônicos das aeronaves offshore, que possibilitem suas futuras adaptações para os conceitos PBN, foi preciso pesquisar em detalhes o cenário atual dos voos na região do pré-sal, visando identificar as possibilidades de melhorias. 
 
Os estudos e análises dos serviços de navegação aérea da BPS identificaram, entre outras, oportunidades de proporcionar melhorias operacionais/técnicas na cobertura VHF terra/ar, na disponibilização de dados meteorológicos, na provisão da vigilância ATS, notadamente à baixa altitude e no espaço aéreo da área oceânica, onde predomina a evolução do tráfego de helicópteros, bem como uma circulação que proporcione um ordenamento seguro e rápido aos tráfegos que se destinam à área desta Bacia Petrolífera. Essas medidas quando implementadas eliminarão lacunas ainda existentes na BPS, as quais em diferentes proporções podem afetar a eficiência e segurança das operações dos helicópteros no espaço aéreo em questão.
 
Nesse sentido, o planejamento desenvolvido levou em consideração a experiência adquirida na reestruturação da bacia petrolífera de Campos, de modo que os serviços de navegação aérea na área do pré-sal sejam implantados de forma evolutiva, segura, e com custo/benefício equilibrado, além de manter o desempenho do sistema ATM nacional sempre à frente das demandas previstas.
 
Ressalta-se que o gerenciamento do projeto ficou a cargo da Subdivisão de Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM) da Divisão de Operações (DO) do CINDACTA II e foi adotado no planejamento da implantação de melhorias operacionais na área de Santos o processo de decisão colaborativa (CDM). Tal planejamento conta com a participação de todos os membros da comunidade interessada, tais como DECEA, CISCEA, PAME-RJ, PETROBRAS, ENAUTA, TRIDENT, PERENCO, BRAVA e outros exploradores de petróleo e gás, NAV Brasil, ANAC, ANP e os operadores aéreos.
 
 
Os benefícios esperados com a melhoria dos serviços de navegação aérea na BPS são os seguintes:
a) incremento na segurança operacional;
b) aumento na capacidade do espaço aéreo;
c) aumento da eficiência nas operações dos usuários; e
d) redução da carga de trabalho dos pilotos.
 

                  O cronograma planejado para a Etapa "Bacia de Santos" indica como prazo de finalização Agosto de 2026, com a atividade de pós-implementação. Todavia, visando uma melhor organização das ações e o atendimento das necessidades mais imediatas dos operadores e empresas aéreas Offshore, este projeto foi dividido em duas fases distintas:

                Bacia de Santos - Fase 1 (Estruturação do Espaço Aéreo com criação do Espaço Aéreo Offshore Bacia de Santos): Implementada em 15 de julho de 2021. Nesta fase foi criada uma nova Estrutura de Espaço Aéreo, com procedimentos modernos e trajetórias mais eficientes, melhorando a Circulação aérea nesta região do pré-sal. Nesta visão, ocorreu uma organização da circulação aérea Offshore com estruturação do espaço aéreo da bacia petrolífera de Santos, incluindo rotas e níveis de voos, com waypoints e georreferenciamentos para aumento da consciência situacional dos pilotos e maior segurança dos voos. Além disso, houve aquisição de duas novas frequências de coordenação FCA, atualização da ICA 100-4 “Regras e Procedimentos Especiais de Tráfego Aéreo para Helicópteros”, publicação da “Carta Especial de Helicópteros – Bacia de Santos”, e publicação da AIC-N 27/21 “Operação Offshore na Bacia Petrolífera de Santos”(atualizada em 30 de Dezembro de 2021, sendo nomeada AIC-N 46/21), descrevendo todos os detalhes desta nova Circulação aérea para a bacia petrolífera de Santos. Ainda nesta fase, houve a Simulação em tempo acelerado (STA), no ICEA, através do Simulador Total Airspace and Airport Modeler (TAAM), de toda essa nova Circulação Aérea offshore proposta, fins de testar possibilidades e retirar subjetividades através dos dados fornecidos automaticamente pelo simulador.

                    Bacia de Santos - Fase 2  (Prestação do Serviço de Controle de Tráfego Aéreo com Vigilância ADS-B):  Prevista sua implementação para agosto do ano de 2026, onde será implantado o novo sistema de Comunicações e de Vigilância ADS-B para esta área do pré-sal brasileiro. Estas instalações com tecnologias modernas propiciarão na sequência a prestação do serviço de controle de tráfego aéreo (ATC), o qual será executado pelo Controle de Aproximação de Macaé (APP-ME), integrando as Bacia Petrolíferas Oceânicas. Como complementações, será implantado ainda as Estações Meteorológicas de Superfícies Automáticas (EMS-A), as quais possibilitarão a execução de procedimentos IFR de saídas, e de aproximações por Instrumentos (PinS), para atendimento a essa demanda especial de aviação Offshore das plataformas marítimas.

                 A Etapa "Integração das Bacias", último passo do projeto, com data prevista novembro do ano de 2027, visa estruturar as regiões de Campos Sul, a qual está localizada entre as Bacia de Campos e de Santos, e Bacia Petrolífera do Espírito Santo (SBES), que está localizada ao norte da Bacia de Campos. Desse modo, o serviço de controle de tráfego aéreo será prestado ao longo da área oceânica, de 1500 pés até 10.500pés. A integração das Bacias atenderá uma demanda de mais de 125 mil voos anuais, em atendimento a, em torno, de 270 plataformas marítimas.

            As implementações destes planejamentos pelo DECEA, com a utilização de novas tecnologias e modernas estruturas de espaço aéreo com rotas RNAV para as Bacias Petrolíferas Oceânicas, visa, dentre outras, melhorias imediatas para os usuários, além de atender as premissas e os objetivos estratégicos da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).

                  A finalização do Empreendimento PFF-008, incluindo sua fase de pós-implementação na Etapa "Integração das Bacias de Campos, Santos e Espírito Santo" está prevista para janeiro de 2029.

Principais Marcos:

Data Prevista:

Etapa "Bacia de Campos" – Reestruturação dos Serviços de Navegação Aérea na Bacia de Campos

NOV/2018

Etapa "Bacia de Santos"

Fase 1 – Estruturação do Espaço Aéreo com criação do Espaço Aéreo Offshore da Bacia de Santos;

Fase 2 – Prestação do Serviço de Controle de Tráfego Aéreo com Vigilância ADS-B na Bacia de Santos;

 

JUL/2021

 

AGO/2026

Etapa "Integração das Bacias de Campos, Santos e Espírito Santo" – Prestação do Serviço de Controle de Tráfego Aéreo com Vigilância ADS-B nas regiões de Campos Sul e Bacia do Espírito Santo

NOV/2027

Para maiores informações relativas ao projeto, entrar em contato no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e/ou no telefone (41) 3251-5272.

 

 

Eventos/Reuniões

 

Dia

Horário

Assunto

Participação

Local

12/13 MAR 25 08:00h Acompanhamento do Projeto TODOS Subgrupos Rio de Janeiro - RJ
07/08 MAI 25 08:00h Acompanhamento do Projeto TODOS Subgrupos CINDACTA II – Curitiba/PR
27/28 AGO 25 08:00h Acompanhamento do Projeto TODOS Subgrupos CINDACTA II – Curitiba/PR
26/27 NOV 25 08:00h Acompanhamento do Projeto TODOS Subgrupos CINDACTA II – Curitiba/PR
11/12 MAR 26 08:00h Acompanhamento do Projeto TODOS Subgrupos CINDACTA II – Curitiba/PR
11/12 JUN 26 08:00h Acompanhamento do Projeto TODOS Subgrupos CINDACTA II – Curitiba/PR
26/27 AGO 26 08:00h Acompanhamento do Projeto TODOS Subgrupos CINDACTA II – Curitiba/PR
25/26 NOV 26 08:00h Acompanhamento do Projeto TODOS Subgrupos

CINDACTA II – Curitiba/PR

17/18 MAR 27 08:00h Acompanhamento do Projeto TODOS Subgrupos

CINDACTA II - Curitiba/PR

02/03 JUN 27 08:00h Acompanhamento do Projeto TODOS Subgrupos

CINDACTA II - Curitiba/PR

25/26 AGO 27 08:00h Acompanhamento do Projeto TODOS Subgrupos CINDACTA II - Curitiba/PR
24/25 NOV 27 08:00h Acompanhamento do Projeto TODOS Subgrupos CINDACTA II - Curitiba/PR
15/16 MAR 28 08:00h Acompanhamento do Projeto TODOS Subgrupos CINDACTA II - Curitiba/PR
07/08 JUN 28 08:00h Acompanhamento do Projeto TODOS Subgrupos CINDACTA II - Curitiba/PR
30/31 AGO 28 08:00h Acompanhamento do Projeto TODOS Subgrupos CINDACTA II - Curitiba/PR
29/30 NOV 28 08:00h Acompanhamento do Projeto TODOS Subgrupos CINDACTA II - Curitiba/PR

 

Atas

30/01/19 - ATA Reunião Geral

08/07/19 - ATA Reunião Geral no Auditório do SDOP

20/10/19 - ATA Reunião Geral

11/12/19 - ATA Reunião Geral

11/02/20 - ATA Visita Operacional à EPTA MACAÉ

11/03/21- ATA Reunião Geral

05/05/21 - ATA da 1ª Reunião sobre o Termo de Cooperação do PFF-008

23/06/21 - ATA Reunião SG de Normas

24/06/21 - ATA Reunião SG Operacional

26/08/21 - ATA da 2° Reunião sobre o Termo de Cooperação do PFF-008

03/09/21 - ATA da 1° Reunião sobre modernização de Central SITTI

28/09/21 - ATA da 2° Reunião sobre Modernização de Central SITTI

13/04/22 - ATA da Reunião do SG Técnico Geral

19/04/22 - ATA da Reunião do SG Técnico Geral

22/06/22 - ATA da Reunião geral presencial 

30/06/22 - ATA de Reunião SAGITARIO APP-ME

30/06/22 - ATA de Reunião Integração Redes

01/07/22 - ATA de Reunião Requisitos EMS-A

04/07/22 - ATA de Reunião Avaliação da Conformidade EMS-A

11/08/22 - ATA da 3° Reunião do Termo de Cooperação e Matriz de Responsabilidades do PFF-008

01/09/22 - ATA da 4° Reunião do Acordo de Cooperação, Matriz de Responsabilidades e Plano de Trabalho

22/09/22 - ATA da 5° Reunião do Acordo de Cooperação, Matriz de Responsabilidades e Plano de Trabalho

29/09/21 - ATA Reunião Degradação PETROBRAS em Campos.pdf

29/11/22 - ATA Reunião geral no Rio de Janeiro

30.11.22 - ATA Reunião geral no Rio de Janeiro

30.05.23 - ATA SG Operacional - BPC classificação C. assinada

31.05.23 e 01.06.23 - ATA Reunião Geral PFF008

05.08.23 - Rede de Contingência via IPMUX na Bacia de Campos

21.08.23, 22.08.23 e 23.08.23 - ATA Reunião Geral PFF008

07.12.23 - ATA Descomissionamento das Plataformas P-20 e P-25 e realocação do ADS-B..pdf

05.06.24 - Integração da SITTI

17.07.24 e 18.07.24 - ATA da Reunião Geral PFF008

Gravação das Reuniões

10/06/20 - 1°Reunião Geral SG Técnico Geral

22/06/20 - 2°Reunião Geral SG Técnico

14/09/20 - SG Técnico - Tecnologias de vigilância e comunicação que serão empregadas

12/01/21 - SG Técnico - Estudo Técnico de Telecomunicações

26/01/21 - SG Técnico - Estudo Técnico de Telecomunicações

28/01/21 - SG Técnico - DGRSO EMS-A

11/02/21 - SG Técnico - Estudo Técnico de Telecomunicações (Pico da Caledônia)

06/01/22 - SG Técnico - EMS-A3/ERAA

09/02/22 - Reunião dos Líderes de atividades Parte 1

09/02/22 - Reunião dos Líderes de atividades Parte 2

16/02/22 - SG Técnico - EMS-A3/ERAA

09/03/22 - SG Técnico - Integração da SITTI/JOTRON no APP-ME

23/03/22 - Termo de cooperação e Matriz de responsabilidade

28/03/22 - SG Técnico - Requisitos técnicos de rede

13/04/22 - SG Técnico - Geral Parte 1

13/04/22 - SG Técnico - Geral Parte 2

19/04/22 - SG Técnico - Geral

12/05/22 - SG Técnico - Rede de dados e integração

24/05/22 - SG Operacional - VC com Empresas Aéreas

10/06/22 - SG Técnico - Integração de sistemas

22/06/22 - Reunião Geral presencial. Parte 1

22/06/22 - Reunião Geral presencial. Parte 2

30/06/22 - SG Técnico - Integração de redes

11/08/22 - 3° Reunião do Termo de Cooperação, Matriz de Responsabilidades e Plano de Trabalho

01/09/22 - 4° Reunião do Acordo de Cooperação, Matriz de Responsabilidades e Plano de trabalho

22/09/22 - 5° Reunião do Acordo de Cooperação, Matriz de Responsabilidades e Plano de trabalho

20/12/2023 - Live de divulgação das mudanças na TMA-ME em 28 de dezembro de 2023

Fotos

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