PFF008 - EVOLUÇÃO DOS SERVIÇOS DE NAVEGAÇÃO AÉREA NAS BACIAS PETROLÍFERAS (ÁREAS OCEÂNICAS)
O Empreendimento PFF-008 foi dividido em três(3) Etapas: "Bacia de Campos", "Bacia de Santos" e "Integração das Bacias", esta última com a estruturação da Bacia do Espírito Santo e região de Campos Sul. A Etapa da "Bacia de Campos" foi implementada em novembro de 2018 com a prestação do serviço de vigilância com ADS-B, comunicação por meio de VHF e meteorológico empregando EMS-A, sendo o Controle de Aproximação de Macaé o órgão responsável pelo controle das aeronaves da região.
O cronograma planejado para a Etapa "Bacia de Santos" indica como prazo de finalização Agosto de 2026, com a atividade de pós-implementação. Todavia, visando uma melhor organização das ações e o atendimento das necessidades mais imediatas dos operadores e empresas aéreas Offshore, este projeto foi dividido em duas fases distintas:
Bacia de Santos - Fase 1 (Estruturação do Espaço Aéreo com criação do Espaço Aéreo Offshore Bacia de Santos): Implementada em 15 de julho de 2021. Nesta fase foi criada uma nova Estrutura de Espaço Aéreo, com procedimentos modernos e trajetórias mais eficientes, melhorando a Circulação aérea nesta região do pré-sal. Nesta visão, ocorreu uma organização da circulação aérea Offshore com estruturação do espaço aéreo da bacia petrolífera de Santos, incluindo rotas e níveis de voos, com waypoints e georreferenciamentos para aumento da consciência situacional dos pilotos e maior segurança dos voos. Além disso, houve aquisição de duas novas frequências de coordenação FCA, atualização da ICA 100-4 “Regras e Procedimentos Especiais de Tráfego Aéreo para Helicópteros”, publicação da “Carta Especial de Helicópteros – Bacia de Santos”, e publicação da AIC-N 27/21 “Operação Offshore na Bacia Petrolífera de Santos”(atualizada em 30 de Dezembro de 2021, sendo nomeada AIC-N 46/21), descrevendo todos os detalhes desta nova Circulação aérea para a bacia petrolífera de Santos. Ainda nesta fase, houve a Simulação em tempo acelerado (STA), no ICEA, através do Simulador Total Airspace and Airport Modeler (TAAM), de toda essa nova Circulação Aérea offshore proposta, fins de testar possibilidades e retirar subjetividades através dos dados fornecidos automaticamente pelo simulador.
Bacia de Santos - Fase 2 (Prestação do Serviço de Controle de Tráfego Aéreo com Vigilância ADS-B): Prevista sua implementação para agosto do ano de 2026, onde será implantado o novo sistema de Comunicações e de Vigilância ADS-B para esta área do pré-sal brasileiro. Estas instalações com tecnologias modernas propiciarão na sequência a prestação do serviço de controle de tráfego aéreo (ATC), o qual será executado pelo Controle de Aproximação de Macaé (APP-ME), integrando as Bacia Petrolíferas Oceânicas. Como complementações, será implantado ainda as Estações Meteorológicas de Superfícies Automáticas (EMS-A), as quais possibilitarão a execução de procedimentos IFR de saídas, e de aproximações por Instrumentos (PinS), para atendimento a essa demanda especial de aviação Offshore das plataformas marítimas.
A Etapa "Integração das Bacias", último passo do projeto, com data prevista novembro do ano de 2027, visa estruturar as regiões de Campos Sul, a qual está localizada entre as Bacia de Campos e de Santos, e Bacia Petrolífera do Espírito Santo (SBES), que está localizada ao norte da Bacia de Campos. Desse modo, o serviço de controle de tráfego aéreo será prestado ao longo da área oceânica, de 1500 pés até 10.500pés. A integração das Bacias atenderá uma demanda de mais de 125 mil voos anuais, em atendimento a, em torno, de 270 plataformas marítimas.
As implementações destes planejamentos pelo DECEA, com a utilização de novas tecnologias e modernas estruturas de espaço aéreo com rotas RNAV para as Bacias Petrolíferas Oceânicas, visa, dentre outras, melhorias imediatas para os usuários, além de atender as premissas e os objetivos estratégicos da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).
A finalização do Empreendimento PFF-008, incluindo sua fase de pós-implementação na Etapa "Integração das Bacias de Campos, Santos e Espírito Santo" está prevista para janeiro de 2029.
Principais Marcos: |
Data Prevista: |
Etapa "Bacia de Campos" – Reestruturação dos Serviços de Navegação Aérea na Bacia de Campos |
NOV/2018 |
Etapa "Bacia de Santos" Fase 1 – Estruturação do Espaço Aéreo com criação do Espaço Aéreo Offshore da Bacia de Santos; Fase 2 – Prestação do Serviço de Controle de Tráfego Aéreo com Vigilância ADS-B na Bacia de Santos; |
JUL/2021
AGO/2026 |
Etapa "Integração das Bacias de Campos, Santos e Espírito Santo" – Prestação do Serviço de Controle de Tráfego Aéreo com Vigilância ADS-B nas regiões de Campos Sul e Bacia do Espírito Santo |
NOV/2027 |
Para maiores informações relativas ao projeto, entrar em contato no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e/ou no telefone (41) 3251-5272.
Redes Sociais