Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Fisioterapia
Início do conteúdo da página
      Página inicial           O que é Fisioterapia    Agendamentos

  Fale Conosco  

Orientações a pacientes:

Exercícios Terapêuticos      |      Protocolos Terapêuticos

Folhetos informativos:

Cartilha postural      |     Posicionamento no leito

Informações para Fisioterapeutas: 1. Testes de acompanhamento (Outcome Measures)

 

O Setor de Fisioterapia

 

O setor de Fisioterapia do CINDACTA II pertence ao Hospital desta OM, atendendo militares da aeronáutica e outras forças com seus respectivos encaminhamentos (da ativa, da reserva e reformados), bem como seus dependentes, no tocante aos serviços de fisioterapia. Instalado em uma dependência anexa ao ginásio de Educação Física, dentro do CINDACTA II, o horário de atendimento do setor compreende dois turnos (manhã e tarde), coincidindo com o funcionamento do hospital, de segunda a sextas-feira.

O setor de Fisioterapia do CINDACTA II conta com uma equipe de quatro fisioterapeutas, um graduado auxiliar e dois graduados que desempenham atividades administrativas e realiza atividades de atendimento individualizado e em grupos em horários agendados.

O setor de Fisioterapia é composto pelas seguintes seções:

1. Fisioterapia Respiratória (Hospital):

Seção responsável pelo atendimento aos pacientes internados na enfermaria do Hospital do CindactaII, tendo atribuições como: prevenção e/ou tratamento de complicações respiratórias e motoras, minimizar os efeitos da imobilidade no leito, bem como promover integração sensório motora e cognitiva; atendendo a pacientes clínicos e cirúrgicos. Conforme as necessidades apresentadas pelos pacientes, priorizam-se determinadas técnicas, visando maior efetividade nas condutas e utilização dos recursos disponíveis. Dessa maneira o fisioterapeuta participa ativamente na recuperação do paciente, com conseqüente redução no período de permanência de internação hospitalar, redução da taxa de infecção e redução de complicações no pós-operatório.
Os Fisioterapeutas atuam com eficiência em todas as especialidades dentro do ambiente das enfermarias, seja com patologias pneumofuncionais, cardiológicas, neurológicas, ortopédicas, traumatológicas, oncologicas, pediatria e neonatologia. Atuando no processo saúde-doença, podendo assumir um papel indispensável para garantir qualidade e excelência na assistência durante a hospitalização.


2. Fisioterapia Motora (Setor de Fisioterapia):

Seção responsável pelo atendimento aos pacientes ambulatoriais nos setores de:

  2.1 - Eletrotermoterapia - atendimento aos pacientes com dor em fase aguda ou mesmo com dor crônica através da indicação de tratamentos a base de aparelhos eletrotermoterápicos e cinesioterapia. Cada atendimento dura, em média, 50 minutos e tem um foco individualizado.

 

  2.2 - Ginásio - atendimento a casos mais graves e de tratamento a longo prazo como: cirurgias ortopédicas, amputações, etc.
Terapia Corporal - atende aos pacientes com distúrbios posturais que necessitam de um trabalho corporal mais global.


  2.1.1 - Seção de combate à dor:
Objetivos: tratar pacientes com dor aguda através de cinesioterapia e aparelhagem, quando necessário

  2.2.2 - Seção de tratamento funcional do sistema músculo-esquelético:
Objetivos: Realizar trabalho de prevenção e reabilitação nas disfunções do sistema músculo-esquelético (fraturas, pós-operatórios ortopédicos; escolioses; hérnias de disco, etc) assim como tratar as disfunções vasculares como edemas pós mastectomia e de outras origens.
Terapia em Grupo - atende pacientes menos graves, que necessitem de um trabalho muscular e que podem se adequar a rotinas de exercícios terapêuticos em grupos.

Fim do conteúdo da página