O Centro de Gerenciamento da Navegação (CGNA), visando concluir o mapeamento das capacidades dos setores do espaço aéreo brasileiro, estendidos sobre águas internacionais, por meio de Acordos Regionais, os quais foram firmados durante a Conferência Regional de Navegação Aérea do Caribe e América do Sul, enviou uma equipe de especialistas ao Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), no período de 12 a 23 de março de 2018, com objetivo de extrair as variáveis de carga de trabalho dos setores do Centro de Controle de Área Atlântico (ACC-AO) e gerar os valores de capacidade do espaço aéreo controlado da Região de Informação de Voo (FIR) Atlântica.
O fato do ACC-AO utilizar a ferramenta de Comunicação entre Pilotos e Controladores via Data Link (CPDLC) e também a alta frequência (HF) exigiu da equipe de capacidade do espaço aéreo um longo período de planejamento, haja vista a complexidade do inédito trabalho a ser realizado pelo CGNA. Para o sucesso da missão, foi essencial o desenvolvimento de novas estratégias de cálculo e de coleta das variáveis de carga de trabalho. Pois, com expertise, foram gerados os indicadores de utilização das comunicações CPDLC e HF, bem como mapeadas as atividades de Interação Homem-Máquina (IHM) e de coordenações realizadas pelos controladores de tráfego aéreo.
Os valores de capacidade do espaço aéreo atlântico foram divulgados na reunião de harmonização, com a participação dos representantes do CGNA e do ACC-AO, realizada no CINDACTA III, no dia 23 de março de 2018.
“A aceitação dos resultados apresentados pelo CGNA coroou os esforços envidados pela equipe de especialistas em capacidade do espaço aéreo e emergiu o sentimento de dever cumprido”, afirmou o Primeiro Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Eliseu Cavalcanti de Albuquerque, coordenador da missão.
Texto: 1°Ten Esp CTA Cavalcanti
Foto: ACC - AO
Revisão: 2S QSS SIN Roberta
Redes Sociais