Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Militares do CGNA participam do 5º Workshop alusivo ao Dia Internacional do ATCO
Início do conteúdo da página

Nos dias 19 e 20 de outubro, militares do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) participaram do 5º Workshop alusivo ao Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo. O evento ocorreu no Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), em Curitiba.

Sob a supervisão da seção de Coordenação e Controle de Gerenciamento de Tráfego Aéreo (DCCO-1) do Subdepartamento de Operações (SDOP) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (DECEA), a programação englobou palestras sobre diversos assuntos inerentes ao Sistema de Controle do Espaço Aéreo (SISCEAB), tais quais a gestão estratégica de recursos humanos, a Lei do Abate e seus impactos para as operações aéreas e os projetos de implementação da navegação baseada em performance, o PBN.

Além das palestras, foram realizadas oficinas sobre Operações Militares (OPM), Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM) e Busca e Salvamento (SAR).

Representando o CGNA, estiveram presentes na oficina OPM o Suboficial Ricardo Bittencourt Lopes e a Segundo-Sargento Hevelin Aparecida Borges Teles. Como palestrante, na oficina ATM, o Segundo-Tenente Eduardo Araujo da Silva explanou acerca da formação do ATCO na Aeronáutica, fazendo referência ao histórico da atividade, desde a sua criação no Brasil, até os dias atuais.

“Para nós do CGNA, é imprescindível a participação em eventos como este, pois todos os temas apresentados permeiam as operações aéreas. Trabalhamos no sentido da tomada de decisão colaborativa e, dessa forma, estamos sempre em coordenação com outros órgãos. Estar próximo dos seus representantes não tem preço”, afirmou o Ten Eduardo Silva.

Ao final da palestra, em consideração às propostas de reestruturação curricular do DECEA junto à Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), o Ten Eduardo Silva ressaltou a importância da inclusão de disciplinas como o Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM) e Gerenciamento do Espaço Aéreo (ASM) no curso de formação de Sargentos.

O encontro reuniu, também, ATCO do Exército Brasileiro (EB), da Marinha do Brasil (MB) e da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO).

Texto: 2S QSS SIN Roberta
Fotos: Cv Perez

Fim do conteúdo da página