Este documento oferece uma análise das tendências recentes e do desempenho do setor aeronáutico ao longo do mês.
? Movimentos nos Aeródromos
Em julho, os 50 principais aeródromos brasileiros registraram um recorde de movimentos, totalizando 202.698 operações no mês; esse número representa um crescimento de 1,4% em comparação ao mesmo período de 2023. A aviação comercial internacional se destacou com um resultado expressivo de 12.719 movimentos e um crescimento de 19,8%, refletindo o aumento significativo da demanda durante o período de férias.
Por outro lado, embora tenha apresentado um aumento nas movimentações característico do mês de férias em relação aos meses anteriores, a aviação comercial doméstica registrou uma queda de 1,4% em comparação ao mesmo período de 2023.
? Desempenho dos Principais Aeródromos
No ranking dos principais aeródromos do Brasil, apenas dois dos dez primeiros colocados ficaram abaixo dos resultados de 2023: Congonhas (SBSP), com -2,6%, e Santos Dumont (SBRJ), com -42,3%. Em destaque temos os seguintes aeroportos:
- Aeroporto do Galeão: +100,2%
- Aeroporto de Confins: +16,3%
- Aeroporto de Guarulhos: +6,7%
- Aeroporto de Brasília: +3,7%
- Aeroporto de Salvador: +3,0%
- Aeroporto de Campinas: +2,8%
- Aeroporto de Recife: +1,0%
- Aeroporto de Goiânia: +0,4%
? Para mais informações:
A versão completa do Relatório Comparativo de Movimentos de Maio de 2024 está disponível para acesso no Portal Operacional do CGNA, na aba Recursos e no site de Performance. Este documento, elaborado pela Subdivisão de Pós-Operações do CGNA, oferece uma visão abrangente e detalhada do desempenho da aviação durante o mês, fornecendo insights para os stakeholders do setor.
Redes Sociais