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Instituição do SISDOC

       O Sistema de Documentação da Aeronáutica foi instituído pela Portaria nº 40/GM3, de 3 de abril de 1975, porém, em 28 de janeiro de 2015 foi aprovada a Portaria n° 127/GC3 que o reformulou como Sistema de Documentação do Comando da Aeronáutica (SISDOC).

       O SISDOC vincula-se ao Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo - SIGA, organizado pelo Decreto nº 4.915, de 12 de dezembro de 2003, para cumprimento dos objetivos desse Sistema no âmbito do COMAER.

      No COMAER, o SISDOC é o Sistema que tem por finalidade planejar, orientar, coordenar, controlar e executar as atividades de Documentação. São atividades inerentes ao SISDOC todas as que são relacionadas com a aquisição, recebimento, expedição, arquivamento, avaliação, seleção, coleção, produção, catalogação, conservação, restauração, preservação, atualização, trâmite, acesso, reprodução, circulação, difusão, utilização, armazenamento e controle de documentos.

    O SISDOC abrange os campos de:

  • Arquivologia - gestão de documentos de arquivos;
  • Biblioteconomia - gestão de bibliotecas;
  • Correspondência - gestão da correspondência oficial e atos oficiais;
  • Imprensa - controle e confecção do Boletim do Comando da Aeronáutica (BCA); e
  • Publicações - gestão das publicações oficiais.

    Constituição

         Integram o SISDOC:

              · como Órgão Central, o Centro de Documentação da Aeronáutica (CENDOC).
              · como Elos do SISDOC, todas as Organizações Militares localizadas na estrutura organizacional do Comando da Aeronáutica, e têm suas constituições e competências definidas em Regulamentos e Regimentos Internos próprios ou das Organizações a que pertencem.

    Competências do CENDOC no Sistema

a) planejar, coordenar, controlar e orientar a execução das atividades do Sistema;
b) apoiar tecnicamente a execução das atividades pelos elos do Sistema;
c) implementar ações para capacitar, qualificar e treinar o pessoal necessário ao Sistema;
d) suprir e manter os Elos, no que se refere às necessidades para o funcionamento do Sistema;
e) disciplinar a atividade-meio por intermédio de Normas de Sistemas do Comando da Aeronáutica (NSCA);
f) fiscalizar a aplicação das NSCA pertinentes;
g) planejar e elaborar as propostas visando a inclusão no orçamento do COMAER dos recursos necessários ao desempenho das atividades do Sistema; e
h) interagir com as Organizações congêneres das demais Forças Armadas, instituições civis públicas similares, sociedades científicas e universidades, para fins de pesquisa e acompanhamento contínuo da evolução tecnológica e científica nessa área.

     Responsabilidades dos Elos do SISDOC

       Os Elos do SISDOC ficam sujeitos à orientação normativa, à coordenação, ao controle, à supervisão técnica e à fiscalização das atividades pelo Órgão Central do Sistema, respeitada a subordinação hierárquica às Organizações em cuja estrutura organizacional estejam integrados.

        Cabem a eles:

a) executar as atividades inerentes ao SISDOC;
b) cumprir as normas contidas nas NSCA e demais instruções emitidas pelo Órgão Central;
c) submeter à apreciação do Órgão Central as sugestões que visem ao aperfeiçoamento do Sistema;
d) fornecer ao Órgão Central do Sistema os elementos informativos necessários ao planejamento e à elaboração das propostas orçamentárias, no que concerne às atividades de Documentação; e
e) auxiliar o Órgão Central na fiscalização da atividade sistêmica.

 DIVISÃO DE DOCUMENTAÇÃO DO CENDOC

              A Divisão de Documentação (DOC) é responsável por tratar os assuntos relativos às atividades de Arquivologia, Biblioteconomia, Correspondência, Imprensa e Publicações no COMAER, constituindo-se de cinco Seções, com as respectivas Subseções, pertinentes a estes campos de atuação, a saber:

             - Seção de Arquivologia;
             - Seção de Biblioteconomia;
             - Seção de Correspondência;
             - Seção de Imprensa; e
             - Seção de Publicações. 

 

 - LINKS RELACIONADOS AO SISDOC

      CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS - CONARQ

      www.conarq.gov.br

Normas e Legislações

- DCA 14-6 - Portaria nº 984/GC3, de 7 de outubro de 2003 -  "Política Específica de Documentação da Aeronáutica". 

- Portaria nº 685/GC3, de 24 de setembro de 2010 - Reformula o Sistema de Documentação do Comando da Aeronáutica.


Curiosidades

1- O Sistema de Documentação, quando foi criado na época do Ministério da Aeronáutica (M. Aer.), em 1975, tinha como Órgão Central do Sistema a Diretoria de Documentação e Histórico da Aeronáutica (DIRDOC). Naquele ano o Diretor da DIRDOC era o Maj Brig do Ar PAULO VASCONCELLOS SOUZA E SILVA. No ano de 1977 a DIRDOC foi extinta, dando lugar ao CENDOC que foi ativado no mesmo ano. 

2- Atualmente, saiba em quais Comissões, Subcomissões ou Grupos de Trabalho, internos e externos ao COMAER, ocorrem o envolvimento do SISDOC:

      - Comissão Permanente de Avaliação de Documentos do Comando da Aeronáutica (CPADAER) - Atividade de Arquivologia;

      - Subcomissão do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo do MD (SSIGA-MD) - Atividade de Arquivologia;

      - Grupo de Trabalho do Projeto SIGADAER - Atividades de: Arquivologia, Biblioteconomia e Correspondência;

      - Grupo de Trabalho para Integração dos Recursos Bibliográficos do Ministério da Defesa (REBIMD) - Atividade de Biblioteconomia; e

      - Grupo de Trabalho para Integração das Bibliotecas do COMAER (Rede BIA) - Atividade de Biblioteconomia.


Perguntas Frequentes

1. Em qual setor é possível obter informações quanto à elaboração e à numeração de publicações oficiais da Unidade?      

     As informações sobre as publicações oficiais convencionais, elaboradas ou a serem elaboradas, e outros dados pertinentes dos quais tratam a nova NSCA 5-1 "Confecção, Controle e Numeração de Publicações Oficiais do Comando da Aeronáutica, aprovada em 23 de novembro de 2011, com a devida orientação normativa, poderão ser obtidas na Seção de Publicações (SPU) da Divisão de Documentação (DOC) - Tel.: (21) 2157-2290.

 2. Onde obter as orientações para a organização do Protocolo e Arquivo da OM e de outros assuntos pertinentes?

       Quanto às orientações e assessoramentos técnicos normativos relativos à gestão de documentos e ao tratamento das informações arquivísticas nos Protocolos e nos Arquivos das Organizações serão dadas pela Seção de Arquivologia (SAR) da Divisão de Documentação (DOC) – Tel.: (21) 2157-2296.

3. Com quem se pode esclarecer dúvidas sobre a ICA 10-1 (ICAER), inclusive sobre autuação de processos na OM?

       Essas dúvidas, bem como outras sobre o assunto normatizadas na citada ICA podem ser esclarecidas com integrantes da Seção de Correspondência (SCD) da Divisão de Documentação (DOC) – Tel.: (21) 2157-2296.

4. Qual é o setor que pode informar ou tirar dúvidas sobre matérias publicadas no Boletim do Comando da Aeronáutica (BCA)?

        No que diz respeito ao BCA, seja referente ao Boletim ostensivo ou ao sigiloso, toda e qualquer dúvida, bem como orientação normativa constante na ICA 6-2/2012 ou no MCA 5-3/2002, poderão ser elucidadas com a Seção de Imprensa (SIP) da Divisão de Documentação (DOC) – Tel.: (21) 2157-2290.

5. Para onde ligar quanto à informação para organização de biblioteca da OM ou de outros assuntos pertinentes?

       Neste caso, as orientações e assessoramentos técnicos sobre esses assuntos serão fornecidos pela Seção de Biblioteconomia (SBI) da Divisão de Documentação (DOC) – Tel.: (21) 2157-2296.

 

 

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