No âmbito do Comando da Aeronáutica, a Biblioteconomia é uma das atividades que intregram o Sistema de Documentação do COMAER (SISDOC). As atividades deste campo são desenvolvidas pela Seção de Biblioteconomia (SBI), subordinada à Divisão de Documentação (DOC) que tem por objetivo normatizar a atividade de Biblioteconomia no âmbito do Comando da Aeronáutica, cabendo-lhe assessorar as OM do COMAER quanto aos assuntos referentes à área, bem como propor a edição ou atualização das publicações específicas.
A Seção de Biblioteconomia também é responsável por prestar Assessoramento Técnico e realizar Visitas Técnicas às Organizações Militares, visando à padronização de procedimentos constantes em suas normas e em legislação pertinente.
Para maiores informações ligue para (21) 2157-2296
DADOS ESTATÍSTICOS DAS BIBLIOTECAS DO COMAER
No ano de 2012 foram realizados 23.956 empréstimos de materiais bibliográficos aos usuários e houveram 12 empréstimos entre bibliotecas (EEB). Foram incorporados 3.088 materiais às bibliotecas, totalizando um acervo de 147.280 materiais bibliográficos no COMAER.
As bibliotecas do COMAER que responderam ao questionário foram: INCAER, CENIPA, EPCAR, AFA, MUSAL, EEAR, CIAAR, DIRENG COMGEP, UNIFA, DECEA e SEFA.
REDE DE BIBLIOTECAS INTEGRADAS DA AERONÁUTICA
Conforme Portaria COMGEP nº 548/5EM, de 22 de setembro de 2011, publicada no BCA nº 184, de 26 SET 2011, o CENDOC exerce a função de Coordenador do Grupo de Trabalho (GT) para Integração de Bibliotecas no âmbito do COMAER e a Seção de Biblioteconomia está diretamente envolvida neste trabalho. A Portaria atualizada é a COMGEP nº 62/5EM, de 25 de fevereiro de 2013 e foi publicada no Boletim nº 40, de 28 de fevereiro de 2013.
Dessa forma, a Seção atuou ativamente na realização das doze reuniões com o GT, do qual o Sr. Chefe do CENDOC, Cel Int Marcus Cunha da Gama é o Presidente. Destaca-se que o GT é composto por representantes do CENDOC, DEPENS, INCAER, DECEA, DCTA, COMGAP e COMGEP, das especialidades de Biblioteconomia e Tecnologia da Informação.
No âmbito do COMAER, a Rede deve:
a. apoiar o ensino e a pesquisa;
b. apoiar o desenvolvimento das tarefas de rotina no âmbito da Força Aérea ;
c. apoiar a tomada de decisões estratégicas e administrativas;
d. otimizar o tempo gasto para o acesso à informação;
e. garantir a qualidade na recuperação da informação;
f. possibilitar a disseminação seletiva da informação;
g. promover salvaguarda da memória institucional;
h. controlar o acervo disponível no COMAER;
i. possibilitar o trabalho cooperativo entre as bibliotecas;
j. integrar os profissionais atuantes em bibliotecas;
k. possibilitar o compartilhamento de recursos;
l. integrar os diferentes Softwares de Gerenciamento utilizado nas Bibliotecas do COMAER;
m. permitir acesso à informação distribuída nas diversas bases de dados através de uma única interface;
n. garantir a segurança necessária às diferentes categorias de usuários no acesso a documentos dentro dos níveis determinados;
o. permitir a integração à REBIMD(disponível no endereço eletrônico <www.defesa.gov.br>); e
p. suprir as necessidades de recuperação da informação no âmbito do COMAER em particular e do Ministério da Defesa em geral.
Redes Sociais