Há uma trajetória que todos os documentos históricos possuem e que é pouco visível para a grande parte dos usuários dos arquivos. Na maioria das vezes, essa história traduz a força e a perseverança de seus custodiadores em ver reconhecida a importância das fontes históricas que carregam, e agrega valores incalculáveis aos documentos. Não foi diferente com o acervo Santos-Dumont. Da intenção de doar até a chegada do acervo para conservação e, agora, a sua disponibilização final, foi um intenso labor em prol da sua preservação.
Após o falecimento do Exmo Sr Ten Brig Ar Lavenère-Wanderley a guarda da documentação passou a ser de responsabilidade de sua viúva, Sra. Sophia Helena. Durante vários anos, esse acervo só foi consultado sob os olhares de sua proprietária, não sendo permitida a saída dos mesmos de sua residência. Com o passar dos anos foi crescendo a vontade de ver o acervo vencer as barreiras impostas pela custódia familiar e ganhar o "status" que só sua institucionalização poderia fornecer: preservação, ferramentas de pesquisa, infra-estrutura de manutenção e guarda.
Dentre as expectativas da família de Santos-Dumont para a garantia de plena disseminação das informações históricas, técnicas e biográficas, a Aeronáutica correspondia em vários pontos: preexistência da forte ligação com a história de vida do Exmo Sr Ten Brig Ar Lavenère-Wanderley e o fato do CENDOC ser o Órgão Central de Documentação do COMAER e ter-se comprometido em divulgar o acervo segundo as exigências da Sra. Sophia Helena. Foram doados documentos reunidos em cinco volumes, porém, junto com eles chegavam a esperança da família e as responsabilidades do CENDOC junto à comunidade de pesquisadores e a toda sociedade brasileira, a quem o legado do Pai da Aviação é destinado.
Logo o CENDOC iniciaria contatos com várias outras instituições para aplicação de métodos de recuperação e conservação de acervos históricos, pois ainda não possuía um laboratório próprio. Foram realizadas, também, visitas técnicas à residência da Sra. Sophia Helena, com diversos especialistas para analisar o acervo. Dentre todas as instituições consultadas, o Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST mostrou grande interesse em participar do projeto, principalmente pela representatividade do nome de Santos-Dumont, vinculado de forma definitiva ao avanço da Ciência e da Tecnologia.
A participação do MAST, através do Acordo de Cooperação Técnica, representou a definitiva garantia do tratamento do acervo. Junto com o Laboratório de Papel - LAPEL do MAST, o CENDOC pôde agregar qualidade ao trabalho e respeitabilidade às decisões tomadas. O acervo passa pela análise do seu estado de conservação em todas as unidades documentais e um detalhado diagnóstico foi empreendido pelo MAST, que determinou os métodos de conservação utilizados. Durante o período do diagnóstico os volumes continuavam com a Sra. Sophia Helena, que autorizava somente a saída de um volume de cada vez, para que neles fossem feitos testes e estudos de laboratório. Isto acontecia porque perdurava um especial apego aos volumes, na medida em que eles simbolizavam a proximidade com sua própria história, reproduzindo a mesma relação que o Exmo Sr Ten Brig Ar Lavenère-Wanderley manteve com os documentos e a história de Santos-Dumont.
Em agosto de 2004, em conformidade ao Acordo de Cooperação Técnica, foi iniciada a conservação do acervo. A assinatura do Termo de Compromisso foi firmada marcando a definitiva saída dos cinco volumes, pela primeira vez, da residência para as mesas de trabalho. Foi um dia emocionante para todos os presentes. Com entendimento das partes, o Termo de Doação estaria vinculado ao final do inventário dos bens, onde foram juntados alguns outros documentos avulsos, e a entrega dos cd, onde os volumes encadernados, na sua forma original, estariam gravados, página por página. Em virtude do falecimento da Sra. Sophia Helena, em 16 de outubro de 2004, foram reformuladas as cláusulas do Termo de Doação para a assinatura dos seus herdeiros, transcorrida em 26 de janeiro de 2005.
A exigência principal para a concretização da doação do acervo pela Sra. Sophia Helena baseou-se na preservação e ampla divulgação do Acervo de Santos-Dumont. Esta iniciativa merece de toda a sociedade o louvor e em especial da Força Aérea Brasileira, na qual a Sra. Sophia Helena depositou sua confiança.
Redes Sociais