Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > 290º Encontro no INCAER - 150 ANOS DE SANTOS DUMONT
Início do conteúdo da página



 No dia 26 de julho de 2023, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) promoveu, no Auditório Tenente Brigadeiro Deoclécio, localizado no Centro Cultural da Força Aérea Brasileira (CCFAB), o 290º Encontro no INCAER.

Como parte das comemorações ao Sesquicentenário do Pai da Aviação, o INCAER convidou a Tenente Coronel Museóloga R/1 Sahara Burity Fernandez Cyrino, Chefe da Assessoria de Difusão Cultural do Centro de Documentação da Aeronáutica (CENDOC) para apresentar a palestra “Santos Dumont – Vida e Obra através da lupa do CENDOC”.

A exposição teve como objetivo contextualizar a vida e a obra de Santos Dumont sob a óptica do CENDOC e ressaltar os principais fatos que contribuíram no processo de construção da sua memória. Assim, a palestrante discorreu sobre a história deste genial inventor transpassando suas relações pessoais, suas invenções e premiações até a chegada do seu último e derradeiro “vôo”, ocorrido em 23 de julho de 1932, quando faleceu em São Paulo.

A Tenente Coronel Sahara também abordou temas como a Fazenda Cabangu - onde Santos-Dumont nasceu - e o acervo do CENDOC, ressaltando a existência do “Fundo Santos Dumont” cujo conjunto foi doado pela sobrinha-neta do Pai da Aviação. Constituído de fotografias inéditas, cartas e recortes de jornais de inúmeros países que, datados a partir de 1899, foram colecionados pelo próprio inventor e constitui fonte inestimável para a história nacional.

Em seguida, o Diretor do INCAER, Tenente Brigadeiro do Ar R/1 Rafael Rodrigues Filho, destacou que o objetivo desse Encontro foi oferecer ao público um contato com o legado do Pai da Aviação. "É gratificante e motivo de muito orgulho para o INCAER, juntamente com o Museu Aeroespacial, fazer parte das comemorações dos 150 anos do Marechal do Ar Santos Dumont e ter a oportunidade de compartilhar com a sociedade um pouco da história desse grande visionário, cujos sonhos afetam, até hoje, o nosso cotidiano", afirmou.

No encerramento da sessão, o Subdiretor de Divulgação e Apoio, Brigadeiro do Ar R/1 Roberto Ferreira Pitrez, expressou palavras de agradecimento a todos pela presença bem como à palestrante, entregando-lhe, em seguida, o diploma de participação e a lembrança do Instituto.

Fim do conteúdo da página