Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Legislação > Música no COMAER
Início do conteúdo da página

     Em 13 de novembro de 1935, ocorreu, no local onde hoje está situado o Aeroporto Santos-Dumont (Rio de Janeiro), durante a Feira Internacional de Amostras, a primeira apresentação da Banda de Música da Escola de Aviação Militar do Exército. O maestro da Banda, João Nascimento, era Segundo-Tenente Músico transferido para o Ministério da Aeronáutica em 20 de janeiro de 1941.
      Ainda em 1941, a especialidade “Música” foi instituída no MAER para o Corpo do Pessoal Subalterno da Aeronáutica. Em 1º de setembro de 1942, o Ministro Salgado Filho autorizou aos Comandantes das 1ª, 2ª, 4ª e 5ª Zonas Aéreas organizar, na Base Aérea considerada sede de sua respectiva Zona, uma Banda de Música. Na 3ª Zona Aérea caberia à Banda da Escola de Aeronáutica atender aos serviços de música militar.
      Com o passar dos anos, outras Bandas de Música foram criadas, bem como Bandas Marciais, nas mais diversas localidades do país, garantindo uma importante continuidade deste elemento marcante da cultura brasileira, transformando as Bandas em atuais guardiãs das mais antigas tradições marciais.
      Com a instituição do Sistema de Patrimônio Histórico e Cultural do Comando da Aeronáutica (SISCULT), em fevereiro de 2010, como meio de promover o enriquecimento intelectual do público interno e externo do Comando da Aeronáutica (COMAER), estimular a propagação dos valores e consolidar a imagem da Instituição junto à sociedade brasileira, a atividade de Música, dentre outras, passou a ocupar uma posição de considerável destaque na implementação de ações culturais, permitindo uma valorização ímpar do músico militar da Aeronáutica.
      Nesse contexto, faz-se mister ressaltar o papel dos músicos militares no cenário da sociedade brasileira, tanto no cumprimento de funções militares quanto sociais, ao resgatar o mais puro sentimento de patriotismo existente em cada um de nós e ao manter vivo um vínculo de tradição e de história aeronáutica.
      No COMAER o trabalho referente à Música é regulado pela ICA 906-1 “Instrução para organização e funcionamento da Atividade de Música no Comando da Aeronáutica”.

Fim do conteúdo da página