Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Emblema IMAE

Descrição Heráldica

    Escudo português com o chefe diminuto em prata (branco), esmalte que representa a essência da medicina, transmitindo pureza e paz, numa referência ao simbolismo presente no escudo da Diretoria de Saúde da Aeronáutica, destaca-se à
destra o gládio alado em jalne (amarelo), símbolo da Força Aérea Brasileira e, à sinistra, a sigla da Organização (IMAE) em blau (azul – ultramar).
     Campo esquartelado em santor entremeado por filete prata (branco), passando uma noção de tridimensionalismo ao escudo, simbolizando a verdade e a riqueza do saber, apresenta os triângulos horizontais em sinopla (verde-escuro), cor que representa a medicina e a enfermagem, e os triângulos verticais em blau (azul-ultramar).
     No quartel destro, visualiza-se um clássico capacete militar sinopla (verdemusgo), tendo como figura central uma cruz em goles (vermelho), que traduz, no âmbito internacional, a neutralidade bélica do serviço de saúde em campanha, sendo
preconizada pela Convenção Internacional de Genebra. Representa-se inclusive, o suporte à vida por meio da Medicina Operacional.
     O quartel sinistro abriga um capacete de piloto da aviação de combate em prata (branco) e detalhes em sable (preto), com a máscara de oxigênio representando a contribuição e o apoio da Medicina de Aviação à atividade de voo.
     No quartel superior, em blau (azul-ultramar), numa referência à abóbada celeste,
destaca-se a silhueta da Estação Espacial Internacional em prata (branco) com a figura de um astronauta ligado a ela, simbolizando a presença do homem no espaço, o que foi possível graças ao suporte da Medicina Espacial e, à sinistra a figura do Cruzeiro do Sul, presente no Pavilhão Nacional.
     No quartel inferior, também em blau (azul-ultramar), no sentido de transmitir serenidade e harmonia, destaca-se estilizada uma lâmpada em jalne (amarelo) com uma pequena chama em goles (vermelho) saindo do seu cimo. A lâmpada tem sua origem nas lendas árabes, simbolizando a luz do conhecimento que se adquire por meio do ensino, da pesquisa e do escudo, conduzindo o homem à sabedoria, razão pela qual encontra-se posicionada na base do escudo.
     Contorna o escudo um filete em jalne (amarelo), caracterizando o nível de comando da Organização, Oficial-Superior.

Fim do conteúdo da página