Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Emblema I FAE

Descrição Heráldica

     Escudo francês com o chefe diminuto em blau (azul ultramar), tendo, ao centro, a sigla da Organização: “I FAE” - Primeira Força Aérea, em prata (branco), cuja criação se deu em 16 de novembro de 2005.
     Campo em blau (azul cerúleo) que simboliza o espaço aéreo, cenário de emprego de todas as unidades aéreas e ambiente de trabalho das novas equipagens de combate formadas pela Organização.
     No canto destro do chefe encontra-se o Gládio Alado, em jalne (amarelo), símbolo da Força Aérea Brasileira, encimado por duas estrelas, em prata (branco), representando o nível de comando da Organização.
     No canto sinistro do chefe destaca-se, em prata (branco), o Cruzeiro do Sul. Suas estrelas simbolizam as cinco aviações cuja especialização se constitui na missão da Organização.
     No flanco inferior destro visualiza-se o contorno de um mapa, em jalne (amarelo), que se estende até a ponta, representando o saliente geográfico nordestino do território brasileiro, palco onde se situam as Unidades Aéreas subordinadas e o quartel-general da Organização, cujo esmalte representa a fortaleza, o poder e a sabedoria emanados dessas Unidades.
     Partindo da ponta, onde se localiza no mapa a sede da Organização, uma seta estilizada em goles (vermelho), direcionada ao Cruzeiro do Sul, simboliza a trajetória do piloto operacional em direção ao infinito azul celeste e à constelação que o ilumina.
     No canto sinistro da ponta destaca-se uma lâmpada em prata (branco), com detalhes em sable (preto) e chama em goles (vermelho), representando a importância da preparação intelectual dos futuros pilotos operacionais e a sabedoria necessária para empreender suas missões.
     Contorna o escudo um filete em prata (branco), evidenciando o nível de comando da Organização: Oficial-General.

 

Fim do conteúdo da página