PRIMEIRO POUSO POR INSTRUMENTOS DA HISTÓRIA
A primeira aproximação e pouso totalmente automático foi realizado no dia de 16 de janeiro de 1945 na Base Aérea da Real Força Aérea em Defford, Inglaterra.
A aeronave utilizada foi um Boeing 247D - número de série 1726 - que voou comercialmente na United Airlines de 1934 até Agosto de 1940 (matrícula NC13344), quando foi adquirida pela Real Força Aérea do Canadá.
Em Julho de 1941 o avião foi desmontado e enviado para a Inglaterra, entrando em serviço na RAF com a identificação DZ203, como parte do Special Duty Flight, um esquadrão empregado em voos de teste do Telecommunications Research Establisment (TRE) da Real Força Aérea, nas bases de Christchurch e Hurn.
O DZ203 foi utilizado durante os anos de 1942 e 1943 como plataforma de testes do radar X Band Air-to-Surface, desenvolvido pelos EUA em conjunto com a RAF.
Em Setembro de 1943 o DZ203 começou a ser utilizado como aeronave de teste para o sistema automático de pouso às cegas, que estava sendo desenvolvido pelo TRE, baseado no projeto SCS-51, um sistema de pouso cego introduzido pelos EUA em 1942.
O SCS-51 formou a base para o moderno sistema de pouso por instrumentos (ILS), que oferece precisão suficiente para trazer a aeronave até uma altitude de 200 pés (61 m) e meia milha antes da cabeceira. Nessa "altura de decisão" a pista deve ser visível ou o piloto aborta o pouso.
Embora o SCS-51 fosse preciso o suficiente para pousar em um clima bastante ruim, não era suficiente para um verdadeiro sistema de pouso automático. Para fazer esse trabalho, a equipe do TRE adicionou um rádio-altímetro para avaliar o momento adequado para o arrendontamento e um cabo magnético no solo, antes da cabeceira, para fornecer orientação lateral precisa ao longo da linha central da pista de aterrissagem.
O primeiro pouso totalmente automático, em 16/1/1945, foi feito sob o comando do Tenente-Aviador Frank Griffiths, que repetiu a operação em 21 de Fevereiro à noite e sob forte nevoeiro, tornando-se o primeiro pouso totalmente às cegas realizado na história da aviação.
O DZ203 foi dado baixa do serviço ativo da RAF em Agosto de 1947 e sucateado.
O Boeing 247 é considerado a primeira aeronave comercial a incorporar uma construção semimonocoque totalmente em alumínio anodizado, com asa em balanço e trem de pouso retrátil.
O primeiro vôo foi realizado em 8/2/1933 e entrou em serviço comercial no final do mesmo ano pela Boeing Air Transport, que se tornou parte da United Airlines.
O 247 foi o primeiro bimotor comercial capaz de voar com apenas um motor funcionando.
Equipado com dois Pratt & Whitney R-1690 Hornet 9-cilindros de 700 hp e hélice de passo controlado, podia manter o nível de vôo de 11.500 pés (3.500 m) com o peso máximo de decolagem, transportando 14 passageiros numa cabine com ar-condicionado e isolamento acústico, novidades na época.
No Brasil o Boeing 247 foi operado com apenas uma unidade pela Viação Aérea Bahiana.
Especificações:
Tripulação: 3
Comprimento: 15,72 m
Envergadura: 22,58 m
Altura: 3,7 m
Peso vazio: 4.046 kg
Peso máximo de decolagem: 6.192 kg
Velocidade máxim: 200 mph (320 km/h)
Velocidade de cruzeiro: 189 mph (304 km/h)
Autonomia: 745 milhas (1.200 km)
Teto de serviço: 25.400 pés (7.700 m)
Teto máximo: 27.200 pés (6.290 m)
Unidades fabricadas: 75
Fonte: https://wilsonroque.blogspot.com/.../primeiro-pouso-por...
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CRIAÇÃO DA ARMA DE AVIAÇÃO DO EXÉRCITO
CRIADA A 5ª ARMA DO EXÉRCITO BRASILEIRO
13 de janeiro de 1927 - oficialmente é criada a Arma de Aviação do Exército – a “5ª Arma”, por lei de iniciativa do Senador Carlos Cavalcanti (Lei nº 5.168), sancionada pelo Presidente Washington Luiz Pereira de Souza e pelo Ministro da Guerra, General Nestor Sezefredo dos Passos.
Para conhecer mais sobre essas brilhante Aviação Militar, acesse http://www.cavex.eb.mil.br/index.php/historico
Boa leitura!
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Você conhece Henri Lachambre?
12 de janeiro de 1904 - falece, em Paris, Henri Lachambre, construtor dos balões de Santos Dumont. Sucedeu-lhe Carton, que se tornou, também, grande admirador do aeronauta brasileiro.
Henri Lachambre (30 de dezembro de 1846 - 12 de janeiro de 1904) foi um fabricante francês de balões. A sua fábrica era situada no subúrbio parisiense de Vaugirard. Participou, também, de diversos voos em balão.
Construiu balões para os brasileiros Júlio César Ribeiro de Souza, em 1881 e 1883, Alberto Santos Dumont, de 1898 a 1904, e o dirigível PAX de Augusto Severo de Albuquerque Maranhão, em 1902.
Lachambre forneceu balões ao US Signal Corps e à expedição ao ártico de Salomon August Andrée, em 1897. Trabalhou com Alberto Santos-Dumont que, em 1898, voou com o seu próprio balão.
Juntamente com o seu sobrinho, Alexis Machuron, escreveu um livro sobre a Expedição de S. A. Andrée ao Pólo Norte, em balão.
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Augusto Severo – Um dos Precursores da Aviação
Augusto Severo – um dos Precursores da Aviação
Em 11 de janeiro de 1864, nasceu em Macaíba/RN, Augusto Severo de Albuquerque Maranhão, um dos precursores da aviação e “pioneiro dos dirigíveis semi-rígidos”. Saiba mais sobre esse grande pioneiro, acessando: https://tokdehistoria.com.br/.../augusto-severo-de.../
Boa leitura!
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FAB na História - 100 Anos Campo dos Afonsos (Parte 6)
Brasil Declara Guerra Em 22 de Agosto de 1942
Em 22/08/1942, após ter seus navios mercantes torpedeados, o Brasil declarou guerra à Alemanha nazista e à Itália fascista.
A declaração foi uma resposta do então presidente Getúlio Vargas à pressão da população. Os ataques do Eixo a embarcações brasileiras tiveram início no ano anterior, mas em agosto de 1942, mais de 600 brasileiros morreram nos 5 navios torpedeados pelo submarino alemão U-507.
Antes disso, a Alemanha havia sido um importante parceiro comercial para o Brasil, e muitos militares e membros do governo, incluindo o próprio Getúlio Vargas, eram simpáticos à Alemanha nazista e à ideologia fascista.
Apesar da declaração de guerra, apenas em julho de 1944 os 25 mil soldados brasileiros foram enviados para os campos de batalha na Itália, onde a Força Expedicionária Brasileira serviria.
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