Evento realizado pela All Running Eventos Esportivos marca a integração social por meio do esporte e a valorização dos símbolos nacionais, como a Bandeira Nacional, promovendo o civismo e patriotismo na sociedade
Neste domingo, 10 de novembro de 2024, o Museu Aeroespacial (MUSAL) foi sede da Corrida da Bandeira 2024, realizada pela All Running Eventos Esportivos em celebração antecipada ao Dia da Bandeira, comemorado tradicionalmente em 19 de novembro.
A corrida, que aconteceu no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, reuniu um público de 18.665 visitantes, entre familiares, amigos e equipes de apoio de cerca de 7 mil competidores e teve como um dos seus objetivos destacar o papel do esporte na integração social e na valorização dos símbolos nacionais, como a Bandeira Nacional, promovendo o civismo e patriotismo entre os presentes.
A competição incluiu uma prova de 5 km, que teve início pontualmente às 8h, seguida de uma caminhada de 3 km. Na categoria masculina, Fabiano Moura dos Santos conquistou o primeiro lugar com o tempo de 15 minutos e 53 segundos. Fabiano destacou que utilizou o evento como parte de seu treino para uma maratona. “Usei essa prova para melhorar meu ritmo, já que venho de um treinamento de maratona, que é uma prova mais longa. Surpreendentemente, me senti rápido, mesmo treinando para maratona. Vi que minha velocidade está boa”, comentou.
Fabiano Moura dos Santos ressaltou ainda a importância do evento realizado no Museu Aeroespacial, especialmente em celebração ao Dia da Bandeira. Ele destacou também que, além do percurso, a organização foi excelente, tornando o evento ainda mais especial. “Participo dessa prova desde jovem e sempre que posso, faço questão de estar presente. O ambiente e a organização são ótimos, e o tempo colaborou, com uma leve refrescada quando o sol diminuiu um pouco. Foi perfeito!”, concluiu o corredor, confiante e grato pelo desempenho.
Na categoria feminina, Adriana Linhares surpreendeu ao conquistar o primeiro lugar com o tempo de 20 minutos e 23 segundos. “Foi uma surpresa. Vim com expectativa de chegar ao menos em quinto, mas dei o melhor de mim”, relatou Adriana, que também destacou a importância de comemorar o Dia da Bandeira através do esporte. “Acho muito importante. Vejo que o brasileiro, aos poucos, tem deixado de lado essas comemorações, como o Dia da Bandeira e o Dia da Independência. É ótimo ver tanta gente participando e celebrando juntos. O Dia da Bandeira é algo que precisa ser lembrado, especialmente para que as novas gerações conheçam sua importância”, afirmou Adriana, emocionada e orgulhosa por seu desempenho.
O evento também incentivou a participação de atletas com deficiências (PCD), como o corredor Rafael de Souza, atleta deficiente visual, que completou o percurso com o auxílio da corredora guia Neia Senna. “Foi tranquilo, gostei bastante. É a minha primeira vez participando aqui no Museu, e achei um percurso tranquilo e um evento muito bem organizado.”, afirmou Rafael. Sua corredora guia, Neia Senna, também compartilhou a experiência de participar do evento. “Correr aqui no Museu Aeroespacial é especial. O clima e o apoio do público fazem a diferença.”, afirmou Neia, valorizando o ambiente e a recepção calorosa do público. Ela também ressaltou a rotina de treinos de Rafael. “Ele se prepara diariamente e está sempre bem condicionado.”, disse Neia.
A Corrida da Bandeira homenageou, ainda, os corredores com mais de 75 anos, evidenciando o esporte como símbolo de saúde e longevidade. João Batista Barbosa e Julia Ribeiro Mendonça, primeiros colocados nas categorias masculina e feminina dessa faixa etária, celebraram suas conquistas com tempos de 25 minutos e 14 segundos e 25 minutos e 24 segundos, respectivamente.
A All Running e o Museu Aeroespacial já se preparam para a próxima edição, a Corrida de Natal, marcada para o dia 8 de dezembro, mantendo viva a tradição de promover o esporte e o espírito de confraternização entre os participantes.
Ranking da Corrida 5K
Categoria Geral Masculino:
1. Fabiano M. Santos – 00:15:53
2. Leandro S. Fontes – 00:16:40
3. Ângelo Pablo de Melo Novarini – 00:16:44
Categoria Geral Feminino:
1. Adriana Linhares – 00:20:23
2. Patricia Martins (Runners da Vila Militar) – 00:21:19
3. Manoely Carius Taborda Mancos – 00:21:28
Categoria Masculino 75 anos +:
1. João Batista Barbosa – 00:25:14
2. Narcisio Da Costa Pais – 00:26:14
3. Moacyr Placido da Cruz (APPAI) – 00:26:32
Categoria Feminino 75 anos +:
1. Julia Ribeiro Mendonça (APPAI) – 00:25:24
2. Ernestina de Souza Xavier Brandão (APPAI) – 00:27:04
3. Heloisa Helena Rosa Pessanha (APPAI) – 00:27:35
Para conferir a cobertura fotográfica do evento, acesse:
Os resultados detalhados estão disponíveis no site oficial da Neorace:
https://neorace.com.br/resultados/g-live.html?f=2024/nov/band/bnd.clax
O Museu Aeroespacial, localizado no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ), é o maior museu de aviação do Hemisfério Sul e tem a missão de preservar e divulgar o patrimônio cultural da Aeronáutica Brasileira. A Instituição oferece ao público atividades culturais e educacionais, utilizando-se de diversas áreas expositivas, com vídeos e telas interativas, visitas mediadas, oficinas educativas e exibição de filmes históricos. É um espaço de construção de conhecimento e de entretenimento, de forma inclusiva.
A idéia de se criar um museu aeronáutico é anterior a própria criação do Ministério da Aeronáutica, tendo surgido no ano de 1933, após a organização da Feira Internacional de Amostras da Cidade do Rio de Janeiro. Os amantes da aviação sentiam falta de um local adequado para a guarda e preservação da documentação histórica relacionada ao assunto. Algumas décadas já haviam se passado desde o voo do mais pesado do que o ar e muitos países já possuíam um museu dedicado a esse setor. No entanto, o Brasil ainda não havia se mobilizado para tal organização. Acreditava-se que um museu ajudaria a defender o pioneirismo de Santos Dumont, o brasileiro que, em 1906, realizou o primeiro voo do mais pesado que o ar em Paris.
Até a criação do Ministério da Aeronáutica, em 1941, nada de concreto havia sido feito para a construção desse espaço nem para a organização de um acervo especializado. Por essa razão, em dezembro de 1943, Dr. Salgado Filho, o primeiro Ministro dessa pasta, designou por meio da Portaria n.º 237, o Aviador Civil José Garcia de Souza para reunir todo o material que a Escola de Aeronáutica, então sediada no Campo dos Afonsos, pudesse ter, a fim de viabilizar a criação de um futuro Museu da Aeronáutica, porém, ainda não existia um espaço físico para a construção do mesmo.
A partir desse momento, José Garcia publicou comunicados nas revistas de aviação da época, solicitando doações de fotografias e objetos que pudessem compor a primeira exposição de aeronáutica, que aconteceria no Ministério da Educação, no Palácio Gustavo Capanema. Com seus anúncios, o Aviador conseguiu reunir livros, documentos e vários objetos importantes para comporem o futuro museu, a fim de enaltecer e preservar a História da Aviação.
Com a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial e a saída de Getúlio Vargas do poder, a intenção de se criar um museu acabou ficando de lado, sendo retomada apenas na década de 50, com a volta de Vargas ao Governo Federal. Assim, o Brigadeiro Nero Moura, o então Ministro da Aeronáutica, assinou uma Portaria, designando a retomada do Aviador José Garcia para a organização do acervo do futuro museu, ainda sem local definido para a sua sede.
Muitos dos materiais recolhidos por José Garcia ficavam sob a posse da Escola de Aeronáutica, que, em 1967, criou o seu próprio museu no Pavilhão Van Ness, hoje o prédio do Centro de Documentação da Aeronáutica – CENDOC. Em 1969, a Escola de Aeronáutica passa a ser chamada Academia da Força Aérea, sendo esta transferida para Pirassununga, em 1971, deixando para trás suas instalações no lendário Campos dos Afonsos.
Finalmente, atendendo à exposição de motivos do Ministro da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Araripe Macedo, o Presidente Emílio Garrastazu Médici, cria o Núcleo do Museu Aeroespacial, em 31 de julho de 1973, por meio do Decreto n.º 72.553, ocupando as antigas instalações da Academia da Força Aérea. A partir deste momento, passou-se a tomar providências no sentido de organizar o recém criado museu, a fim de estar em plenas condições para ser aberto ao público.
Desta forma, o Major Especialista João Maria Monteiro, designado como primeiro Diretor do MUSAL, juntamente com seu corpo técnico, deu início a várias ações para a organização desse novo museu. Em janeiro de 1974, iniciaram-se os trabalhos de restauração do prédio e hangares (antiga "Divisão de Instrução de Voo" da Escola de Aeronáutica), simultaneamente à coleta de acervo, restauração de aviões, motores, armas e outras peças de valor histórico.
Em 18 de outubro de 1976, o MUSAL é finalmente inaugurado, sendo aberto ao público com 42 aeronaves em seu acervo. As exposições do museu eram dedicadas a temas específicos como sala dos motores, instrumentos de voo e hélices; sala dedicada ao Ministro Salgado Filho e outra à Aviadora Anésia Pinheiro Machado; além de uma sala dedicada à atuação do Primeiro Grupo de Aviação de Caça na Segunda Grande Guerra.
O Major Monteiro permaneceu na gestão do museu até 1983, dando lugar ao Coronel Aviador Adauto Lorena, que ficou por apenas dois anos na Direção do mesmo. Em 1986, o Tenente Coronel Antônio Claret Jordão assumiu seu lugar, deixando o cargo com a sua morte em 1998. Para sua sucessão, foi designado o Brigadeiro Araguaryno Cabrero dos Reis, ficando no cargo até o ano de 2001, quando é sucedido pelo Brigadeiro do Ar Márcio Bhering Cardoso. Este ficou à frente do MUSAL por 16 anos, passando a Direção do museu para o Brigadeiro do Ar Luiz Carlos Lebeis Pires Filho, que permaneceu no cargo até 6 de abril de 2020, sendo sucedido pelo atual Diretor, Brigadeiro do Ar Mauricio Carvalho Sampaio.
Ao longo de sua existência o Museu Aeroespacial passou por várias transformações e processos de melhorias e modernizações, passando a ser detentor da guarda de mais de 150 aeronaves, possuindo exemplares de inestimável valor histórico e cultural. Além dos aviões e de suas exposições, o universo de suas coleções também inclui mais de 15.000 objetos museológicos, entre instrumentos de aviação, uniformes, condecorações, publicações raras, artes plásticas, além de dois escrínios, contendo cada um deles os corações de Alberto Santos Dumont, Pai da Aviação, e do Marechal do Ar Eduardo Gomes, Patrono da Força Aérea Brasileira.
Alunos da Escola de Comando e Estado-Maior da Força Aérea do Paraguai visitam o Museu Aeroespacial em roteiro de intercâmbio militar
Na manhã da última quarta-feira, 9 de outubro de 2024, o Museu Aeroespacial (MUSAL), localizado no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro, recebeu a delegação da Escuela de Comando y Estado Mayor de La Fuerza Aérea Del Paraguay (ECEMFAER), composta por seu Comandante, Tenente Coronel Bernardino Caballero Cabrera, e 21 alunos daquela Escola, além da equipe de apoio. A comitiva está no Brasil desde o dia 7 de outubro, participando de um roteiro de intercâmbio militar, que inclui visitas a diversas Organizações Militares (OM) da Força Aérea Brasileira (FAB).
Após um coffee break de boas-vindas, os militares paraguaios foram recebidos pelo Coronel Aviador R/1 Sarandi Oliveira da Silva, Chefe da Assessoria de Comunicação Social do MUSAL, que realizou uma breve apresentação, onde destacou a missão do Museu Aeroespacial na preservação e divulgação da história da aviação brasileira. Ressaltou ainda a importância de resguardar a memória da FAB e de valorizar símbolos nacionais, como a bandeira, além de enfatizar valores essenciais como o civismo e o patriotismo, fundamentais para a identidade da nação brasileira.
Em seguida a explanação, a Comitiva realizou visita a toda área expositiva do museu, sendo mediada pelos Suboficiais Luiz Cláudio Campos Velasque e Helio Motta de Souza, do efetivo do MUSAL, com o apoio das professoras de espanhol Débora Kelly Torres e Fabiana da Cunha Ferreira, do Centro de Idiomas da Universidade da Força Aérea (UNIFA), que atuaram como intérpretes, proporcionando uma melhor compreensão sobre o desenvolvimento e a história da FAB.
Assim, todos tiveram a oportunidade de conhecer mais de 70 aeronaves icônicas e grande parte do acervo histórico do MUSAL. Entre as exposições mais apreciadas, destacou-se a dedicada a Alberto Santos Dumont, “Pai da Aviação”, onde os visitantes apreciaram fotos, maquetes e um escrínio dourado (redoma de metal), que preserva o coração de Santos Dumont, dentre outros itens em exposição.
Além dessa sala, o grupo também se encantou muito com a exposição “Primórdios da Aviação”, onde se dedica um tributo ao Patrono da FAB, Marechal do Ar Eduardo Gomes, e também possui um escrínio que preserva seu coração, juntamente com objetos históricos como seu uniforme militar, incluindo a túnica e calça do fardamento do Exército Brasileiro utilizadas na década de 1920, além de seu quepe militar e bastão de comando.
Outro destaque da visita foi a sala “FAB na Guerra”, que oferece uma análise da participação da Força Aérea Brasileira durante a Segunda Guerra Mundial. Nesta área expositiva, os visitantes, também, puderam ver de perto um exemplar da aeronave Republic P-47 Thunderbolt, que desempenhou um papel crucial em missões de combate durante a campanha da FAB na Itália, a qual, neste ano, completa 80 anos, um marco importante na história militar brasileira.
A visita da comitiva paraguaia ao MUSAL estreitou ainda mais as relações institucionais entre Brasil e Paraguai no campo da defesa e segurança, além de fortalecer a cooperação entre as Forças Armadas de ambos os países. O Museu Aeroespacial, ao acolher visitantes internacionais, cumpre seu papel de preservar o passado, projetar o futuro e promover a educação cívica e histórica para as futuras gerações, destacando-se como um importante espaço de troca de experiências e cooperação cultural.
Texto: Ten QOCON JOR Jônatas Ribeiro BARBOSA (JP35128 RJ)
Revisão: CelAv R/1 SARANDI Oliveira da Silva
No dia 28 de setembro de 2024, o Tenente Anderson de Azevedo Souza, do efetivo do Museu Aeroespacial (MUSAL), participou da ultramaratona de 100km em São Lourenço, Minas Gerais. Correndo com o boné do MUSAL, símbolo de orgulho e pertencimento à Instituição, o militar completou a prova em 16h11m31s, reafirmando sua força física e mental.
O Tenente Azevedo, Chefe da Seção de Segurança do Museu Aeroespacial, equilibra diariamente os desafios de liderar um setor tão estratégico com seu entusiasmo pelo esporte. “A segurança do MUSAL exige planejamento, controle e agilidade, características que também aplico nas competições esportivas. A disciplina é fundamental em ambas as áreas”, afirmou.
Independente de títulos esportivos, o Tenente Azevedo é reconhecido pela sua dedicação tanto ao trabalho quanto ao esporte. O oficial revelou que, durante a corrida, enfrentou momentos de dificuldades, mas o apoio de sua família foi determinante para sua conclusão: “Por várias vezes pensei em parar, mas minha família estava lá me apoiando. Isso me deu forças para continuar”, contou, emocionado.
Sua esposa, Viviane Vargas de Azevedo, também expressou seu orgulho: “Assim como em tudo que faz, ele se dedica muito. Não só corre, mas motiva outras pessoas e colabora com causas sociais. Ele nunca desanima, e por tudo isso, temos muito orgulho dele. É uma inspiração para todos nós.”
A conquista do Tenente Azevedo não teria sido possível sem o suporte técnico do treinador Carlos Zuma, que enfatizou a necessidade de um treinamento adequado e individualizado para ultramaratonas: “Um atleta é capaz de coordenar toda a parte laboral, familiar e os treinos. É possível alcançar um treinamento adequado e individualizado, orientado por profissionais que tenham experiência, especializados no assunto e ajudam a pessoa a conquistar o objetivo da prova, diante de tanta logística e das exigências físicas e mentais. A prova de 100 km conta com a participação de pouquíssimos atletas, o que gera uma alegria imensa para o treinador, a toda equipe e aos familiares que acompanham a conquista de uma marca tão difícil: o tão sonhado três dígitos. Afinal, são 100 Km.”, afirmou.
O Ten Azevedo destacou a importância do equilíbrio entre a vida profissional e pessoal durante os treinos e a competição. “Cada quilômetro foi uma lição de superação. Fiquei muito emocionado nos últimos metros, pensando em todo o apoio que recebi. Louvado seja Deus por essa conquista!”, disse ele, já se projetando para seu próximo desafio: a corrida de 500km Brasil, que ocorrerá em 2025.
Organizada pelo renomado ultramaratonista Márcio Villar, que detém um recorde no Guinness Book por correr 827 km em uma esteira por 7 dias, a prova de São Lourenço reuniu atletas de todo o Brasil e reforçou o espírito de perseverança e resiliência necessário para completar provas tão longas.
Todo efetivo do MUSAL se orgulha muito e parabeniza o Ten Azevedo por mais essa grande conquista, que certamente marca sua vida e de sua família.
Texto: Ten QOCON JOR Jônatas Ribeiro BARBOSA (JP35128 RJ)
Revisão: CelAv R/1 SARANDI Oliveira da Silva
Solenidade de Troca da Guarda do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial conta com exposição itinerante do Museu Aeroespacial
Nesta sexta-feira, 4 de outubro de 2024, foi realizada a solenidade de Troca da Guarda no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, conhecido popularmente como Monumento aos Pracinhas, localizado no Parque Eduardo Gomes, no Rio de Janeiro. Durante o evento, o público presente teve a oportunidade de visitar uma exposição itinerante que trouxe uma maquete detalhada do icônico caça P-47 Thunderbolt, símbolo da participação brasileira no conflito.
O P-47 Thunderbolt, amplamente utilizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) durante a Segunda Guerra Mundial, desempenhou um papel crucial em missões de apoio aéreo na campanha da Itália, em 1944. A participação dos militares brasileiros nas operações aéreas contribuiu de maneira significativa para o sucesso das forças aliadas. A maquete, com suas dimensões impressionantes — 59 cm de altura, 210 cm de largura e 184 cm de comprimento —, representa a força e o heroísmo do Primeiro Grupo de Aviação de Caça da FAB, que atuou bravamente no conflito.
Neste ano, a Força Aérea Brasileira (FAB) comemora os 80 anos de sua participação na campanha da Itália, um marco sem igual na História do Brasil. O 1º Grupo de Aviação de Caça da FAB desempenhou um papel decisivo, realizando diversas missões de apoio ao solo e combate aéreo, sendo fundamental para o êxito das operações das Forças Aliadas em busca da retomada da paz mundial. O Republic P-47 Thunderbolt, um monomotor versátil, executou mais de meio milhão de missões durante a Segunda Guerra Mundial, consolidando-se como peça-chave nas operações militares da época.
No Museu Aeroespacial (MUSAL), o público pode conferir de perto dois exemplares do P-47 Thunderbolt, além de visitar a sala "FAB na Guerra", onde estão expostos objetos originais da época, vídeos, cenografias e recursos interativos que ilustram a atuação do 1º Grupo de Caça. A exposição conta ainda a história da FAB, destacando seu papel na defesa da democracia e da liberdade.
Com a exposição itinerante da maquete do P-47 Thunderbolt em eventos como as comemorações do Dia da Independência e a solenidade de Troca da Guarda no Monumento aos Pracinha, o Museu Aeroespacial reforça seu compromisso com a preservação e divulgação da história da Força Aérea Brasileira, mantendo viva a memória dos heróis que lutaram pela liberdade durante a Segunda Guerra Mundial.
Texto: Ten QOCON JOR Jônatas Ribeiro BARBOSA (JP35128 RJ)
Revisão: Cel Av R/1 SARANDI Oliveira da Silva
O maior evento aéreo do Rio de Janeiro, em comemoração antecipada ao Dia da Força Aérea Brasileira e ao Dia do Aviador, reuniu mais de 100 mil visitantes e arrecadou mais de uma tonelada de alimentos na capital fluminense.
O MUSAL Airshow 2024, organizado e realizado pelo Museu Aeroespacial em parceria com a empresa Hangar 7 Eventos, se destacou como um verdadeiro sucesso, reunindo 103.206 visitantes. Entre tantas ações, a celebração também reforçou o espírito de solidariedade e união, tendo alcançado nesta edição a impressionante marca de mais de uma tonelada de alimentos não perecíveis arrecadados e que foram destinados ao Instituto “Casa Viva”, uma organização sem fins lucrativos, que atua em atendimento às necessidades da população em vulnerabilidade social na região próxima ao Campo dos Afonsos.
No primeiro dia, sábado (21), o MUSAL Airshow 2024 foi marcado por uma importante ação social: a Corrida Federal Kids - Etapa MUSAL/RJ 2024, promovida pelo Instituto Federal Kids, que contou com a participação de mais de 1.800 pessoas, incluindo as 750 crianças inscritas e seus respectivos familiares. Esta ação tem como objetivo conscientizar o público sobre a prevenção do abuso sexual infantil e da pedofilia. Dividida em percursos adaptados para diferentes faixas etárias, a corrida ofereceu uma experiência segura e divertida para a garotada de 0 a 14 anos.
Aníbal Souza, militar da reserva, destacou a relevância da corrida: “A maioria dos abusos acontece dentro das casas das vítimas, e momentos como este ajudam a educar tanto as crianças quanto os pais.” O Doutor Clayton da Silva Bezerra, delegado da Polícia Federal e presidente do Instituto Federal Kids, enfatizou a importância da parceria com o Museu Aeroespacial: “Hoje, realizamos mais uma etapa da Federal Kids dentro da programação do MUSAL Airshow, uma parceria crucial na defesa de nossas crianças e adolescentes. A população precisa entender que 85% dos abusos ocorrem nas proximidades de suas casas e, em 70% dos casos, dentro da própria residência da vítima. A prevenção é nossa maior arma.”
Nos dois dias de evento, logo na abertura do evento, o público foi recepcionado pela Banda de Música da Base Aérea dos Afonsos, que apresentou um repertório diversificado, criando um ambiente acolhedor e festivo, além da emocionante apresentação da Esquadrilha Apolo, com duas aeronaves T-25 (Universal), usadas na formação básica dos cadetes na Academia da Força Aérea (AFA).
A programação do evento foi bastante extensa, possibilitando o público a ter oportunidades de assistir o giro (acionamento do motor) e o táxi do histórico Republic P-47 Thunderbolt B-4, avião amplamente utilizado pelo 1º Grupo de Aviação de Caça da FAB, durante a II Guerra Mundial. “Esses momentos emocionam e conectam as pessoas à história da aviação”, comentou um dos visitantes. O público ainda explorou o interior do renomado e recém-aposentado C-130 “Hércules”. “Estou achando o evento super interessante, especialmente a oportunidade de trazer as crianças para conhecer o C-130 Hércules. Agradeço pela experiência!” - expressou Marcelo Chafim, muito emocionado.
Nesta edição do evento, os visitantes puderam conhecer bem de perto a aeronave KC-390 “Millennium”, de fabricação nacional e uma das mais modernas do mundo, pertencente à Força Aérea Brasileira. A Capitão Aviadora Jeciane destacou: “Estamos aqui representando o 1º Esquadrão do 1º Grupo de Transporte (1º/1º GT - Esquadrão Gordo). Trouxemos a aeronave KC-390 e alguns itens do nosso Esquadrão para exposição. Estou animada para trocar experiências e estreitar o contato com o público civil.”
Um evento altamente dinâmico possibilitou que todos os amantes da aviação desfrutassem das muitas apresentações aéreas: Comandante Ferrari com seu RV-8; os Super Decathlon da Esquadrilha ACRO Sport; e a Esquadrilha CEU, juntamente com o T-6 do Cmte Yuri Albrecht e Cmte Ricardo Sayeg, impressionaram o público com suas acrobacias aéreas. O Cmte Alfredo Salvatore Leta, piloto veterano de caça da FAB e líder da Esquadrilha CEU, expressou sua gratidão ao público presente: “Já realizamos 170 apresentações, cerca de 20 delas aqui no MUSAL. Consideramos este lugar como nossa casa, e a acolhida do público é sempre calorosa. Isso nos faz sentir muito felizes em nos apresentar aqui.”.
Além de apresentações aéreas de aeronaves civis, exibições de aeromodelos da Associação Carioca de Aeromodelismo (ACA) e dos lançamentos da Equipe de Paraquedismo Desportivo da FAB ("Falcões"), realizado pelo C-95 (Bandeirante), do 3º Esquadrão de Transporte Aéreo (Esquadrão Pioneiro); o público pode apreciar demonstrações operacionais e exposições das Forças Armadas e das Forças de Segurança Pública, apresentando parte de suas capacidades operativas, juntamente com a divulgação das formas de ingresso na carreira militar. Ocorreram apresentações marcantes dos helicópteros H-36 “Caracal” da FAB; Esquilo A50 do Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ); e do AW-169 do Serviço Aeropolicial da Coordenadoria de Recursos Especiais (SAER/CORE) da Polícia Civil do RJ, que eletrizou todos os presentes.
O Comandante Fabian, responsável pela Agusta AW169 da Polícia Civil, também compartilhou informações sobre a aeronave: “Este helicóptero é multifuncional, mas atualmente está equipado para missões de inteligência. Temos um sistema de imagem de alta performance, que permite identificar alvos a até 70 km de distância. Em uma missão, contamos com dois pilotos, um operador do sistema de imagem e, possivelmente, mais dois tripulantes para garantir a segurança da operação. Estamos sempre voltados para o benefício da população.” “Gostaria de parabenizar a equipe do MUSAL pelo evento magnífico, com a presença de aeronaves incríveis e um público maravilhoso. Foi tudo muito bem organizado e estou tendo um prazer imenso em estar aqui. Agradeço muito pelo convite!” – completou Fabian.
Além dessas demonstrações impactantes, o sempre aguardado caça F-5 da FAB impressionou a todos com suas passagens rasantes, deixando a plateia em verdadeiro êxtase com o barulho dos seus motores: “Estava aqui aguardando o som do caça F-5 rasgando o céu! É emocionante demais! É de arrepiar!!!” - comentou a visitante Bruna.
Os helicópteros Super Lynx (AH-11B) e Esquilo (UH-12) da Marinha do Brasil, também, estiveram em exposição e despertaram grande curiosidade no público. Cmte Santos Júnior, piloto da aeronave Super Lynx, explicou: “Nossa missão inclui buscas e operações de salvamento. A aeronave pode ser equipada com armamentos, se necessário. Este modelo modernizado conta com um painel de controle para dois pilotos e pode acomodar até seis passageiros, com um banco removível. Durante uma evacuação aeromédica (EVAM), conseguimos instalar uma maca e um médico para transportar a vítima com segurança.” Além disso, o principal papel da Marinha é proteger mares e oceanos. “Podemos transportar o Super Lynx em fragatas, dobrando as pás e a cauda, o que permite que a aeronave tenha um tamanho compacto para o transporte”, acrescentou Santos Júnior.
Com o firme propósito de bem atender a todos, o MUSAL Airshow disponibilizou uma grande área de convivência com diversas opções gastronômicas em uma praça de alimentação, onde os visitantes puderam desfrutar de shows musicais com o cantor Eduardo Almeida, a Banda Central do Brasil, Dupla Moura Martins e com DJs.
Em um clima familiar e vibrante, Andressa Oliveira declarou: “Tudo maravilhoso! Sempre que há um evento, estamos aqui. Consigo me surpreender com novidades a cada vez. Esta acrobacia, por exemplo, é nova para mim e trouxe um cenário diferente. O aniversário que tivemos aqui foi incrível! Mudar um pouco o ambiente dá um ar novo ao evento. Olhar as acrobacias acontecendo! Por isso, não saio da grade; é preciso acompanhar tudo, além de curtir o palco.”
Além das atrações aéreas, todos puderam embarcar em uma verdadeira viagem pela História da Aviação, explorando todas as áreas e salas expositivas. Nesse espaço, é possível apreciar um vasto acervo que revela aspectos fascinantes da história e seus personagens marcantes, como o icônico Alberto Santos Dumont. Na sala dedicada ao "Pai da Aviação", os visitantes aprenderam sobre sua vida pessoal, suas invenções e curiosidades, além de admirarem o escrínio (redoma de metal) que preserva o coração do grande inventor brasileiro.
Comprometido com a promoção da inclusão e acessibilidade, o MUSAL uniu esforços com o Serviço Social dos Afonsos (SESO-AF), o Hospital Central da Aeronáutica (HCA) e o Instituto "Oceano Azul" — uma renomada organização sem fins lucrativos que apoia pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a fim de disponibilizar mais uma vez o “Espaço Azul”, um ambiente cuidadosamente adaptado para atender às necessidades específicas de crianças e jovens neuroatípicos, oferecendo atividades socioeducativas.
As atividades incluíram oficinas de desenho, pintura, colagem e experiências sensoriais, como a criação de garrafas sensoriais e massinha de modelar, todas supervisionadas por um terapeuta ocupacional. Além disso, foram realizadas oficinas psicomotoras que envolveram circuitos com obstáculos e orientações odontológicas voltadas para neuroatípicos. O espaço ainda contou com uma mini brinquedoteca e uma oficina de Lego, proporcionando um ambiente lúdico e criativo que complementa as atividades voltadas ao desenvolvimento e à socialização.
Como novidade, pela primeira vez, o MUSAL Airshow ofereceu um Lounge exclusivo para crianças neuroatípicas, permitindo que elas, juntamente com suas famílias, assistissem às demonstrações aéreas em um ambiente adaptado e que garantisse uma experiência confortável e segura, permitindo que todos desfrutassem do evento com foco no aprendizado e na diversão. Neste local, também foram realizadas atividades adaptadas, além de ter sido disponibilizado pela Poupa Tempo RJ a possibilidade da emissão da carteira de Pessoa com Deficiência.
As atividades do evento foram voltadas para toda a família incluíram sessões de contação de histórias com a escritora Beatriz da Cruz Ribeiro, trazendo fatos e curiosidades sobre a Bandeira do Brasil; exibições de filmes (curtas-metragens) históricos e educativos, que contribuíram para o conhecimento e a valorização da história da aviação.
No Espaço SESC, as atividades educativas atraíram um grande número de participantes, com dezenas oficinas interativas que cativaram o público. Entre as atrações, destacaram-se o Gerador de Van de Graaff, brinquedos pedagógicos de madeira e oficinas de construção de aviões de papel. A apresentação do grupo Sintonia Dominó, com "As Clássicas das Infâncias", misturou teatro e música, proporcionando um ápice de entretenimento para o público infantil. Essa combinação de aprendizado e diversão fez do Espaço SESC uma das atrações mais memoráveis do evento.
Outra atração notável do evento foi à interação com o robô humanóide 14 Bis, o primeiro no Brasil a contar com inteligência artificial, desenvolvido pelo professor Joel Ramos, sendo uma experiência inovadora, que ofereceu uma perspectiva única sobre os avanços tecnológicos na aviação.
Contamos ainda com estandes expositivos e interativos com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Batalhão de Ações com Cães da Polícia Militar (BAC-PMERJ) e a Divisão de Ação com Cães do DEGASE realizaram demonstrações com cães. Wagner Romanazzi, Diretor da Divisão de Ações com Cães do DEGASE, destacou a importância do trabalho realizado: "O Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE) é responsável pelos menores infratores que cumprem medidas socioeducativas. Nossa Divisão de Ações com Cães realiza atividades voltadas à reintegração desses adolescentes à sociedade, oferecendo cursos profissionalizantes, como banho e tosa, cuidados básicos e veterinários, e treinamento para passeadores de cães".
Carlos e Josiane compartilharam suas impressões sobre o dia: "Foi bem legal! O evento foi produtivo e as crianças se divertiram bastante. É um ambiente familiar e aconchegante." Josiane acrescentou: "A melhor parte foi quando pudemos brincar e ver o helicóptero subindo. Adorei!" Outro pai comentou: "Tanto para adultos quanto para crianças, é um lugar maravilhoso. As crianças ficam alucinadas aqui, tanto no chão quanto no céu. Queria agradecer ao local e à Aeronáutica pelo carinho." Outro responsável ressaltou: "O evento é uma ótima interação entre a comunidade e as Forças Armadas. Que sempre permaneça assim, com essa interação."
Superando mais de 100 mil visitantes em dois dias, o MUSAL Airshow 2024, um evento oficial da Força Aérea Brasileira, foi organizado pelo INCAER, III COMAR, UNIFA e MUSAL, em parceria com a Empresa Hangar 7 Eventos com apoio institucional da Poupex, CFIAE e pela Empresa Sol Aviation, entre outros, tendo alcançado um público expressivo e garantindo uma experiência segura, acessível e inesquecível para todos e ainda marcou o alcance dos 100 mil seguidores no perfil oficial do Museu Aeroespacial no Instagram.
Assim, o MUSAL reafirmou seu compromisso com a educação e a cultura, oferecendo uma oportunidade enriquecedora, que aliou conhecimento e entretenimento em um único espaço, e permitindo que as famílias descobrissem mais sobre a aviação e sua importância para o Brasil e o mundo.
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Texto: Ten QOCON JOR Jônatas Ribeiro BARBOSA (JP35128 RJ)
Revisão: Cel Av R/1 SARANDI Oliveira da Silva
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Na manhã desta segunda-feira, 16 de setembro de 2024, o Museu Aeroespacial (MUSAL), localizado no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro, recebeu comitiva do Colégio de Defesa Nacional das Forças Armadas de Honduras. A delegação veio ao Brasil com o objetivo de conhecer as capacidades operacionais e as Instituições Militares das Forças Armadas Brasileiras, com destaque para a visita ao MUSAL, um dos principais centros de preservação da história aeronáutica do país.
Simone Santiago, coordenadora da Seção de Adidos de Defesa do Ministério da Defesa do Brasil, comentou sobre a escolha do Museu Aeroespacial (MUSAL) como parte do itinerário da comitiva: "No Ministério da Defesa, é uma prática comum recebermos comitivas estrangeiras e apresentarmos o funcionamento das nossas Organizações Militares. A inclusão do MUSAL no roteiro foi especialmente significativa, pois é a primeira vez que trazemos uma delegação ao Museu Aeroespacial. A sugestão partiu de um Coronel da FAB, que faz parte do Ministério e ressaltou a importância de mostrar essa parte da história do Brasil aos visitantes."
Após um coffee break de boas-vindas, a comitiva foi recebida pelo Cel Av R/1 Sarandi Oliveira da Silva, Chefe da Assessoria de Comunicação Social do MUSAL, que apresentou a missão do Museu, enfatizando seu papel na preservação e divulgação da história da aviação brasileira. Destacou também a importância de resguardar a memória da FAB e valorizar símbolos nacionais, como a bandeira, bem como o civismo e patriotismo, que são essenciais para a identidade da nação brasileira.
Logo após a breve apresentação, a delegação foi conduzida por mediadores do MUSAL, acompanhados por intérpretes do Centro de Idiomas da UNIFA (Universidade da Força Aérea), para um tour por todas as áreas expositivas, quando foram apresentados a diversos itens históricos de grande relevância, podendo observar de perto mais de 70 aeronaves históricas. Entre as exposições visitadas, destacaram-se aquela dedicada a Alberto Santos Dumont, onde conheceram mais sobre a Vida e Obra do Pai da Aviação, além da Sala “FAB na Guerra”, que possibilitou uma verdadeira imersão sobre a participação da Força Aérea Brasileira nesse grande conflito mundial.
O Coronel de Aviação Jorge Alexis González Zuniga, Adido de Defesa de Honduras no Brasil, destacou a importância da visita ao MUSAL: "O Conselho de Defesa Nacional de Honduras está visitando as instalações do Museu Aeroespacial com o objetivo de ampliar nossos conhecimentos e obter uma nova perspectiva sobre a Força Aérea Brasileira. Essa experiência é extremamente valiosa, pois permitirá que transmitamos esses aprendizados ao nosso país, enriquecendo nossa compreensão e colaboração com o Brasil."
Para o Coronel de Infantaria Amílcar Hernández Hernández, Vice-Reitor do Colégio de Defesa Nacional de Honduras, o Brasil desempenha um papel estratégico significativo no cenário mundial, o que torna a visita ao MUSAL ainda mais relevante: “Esta viagem faz parte da programação acadêmica anual do Colégio de Defesa, que promove uma viagem internacional a cada ano. Escolhemos o Brasil por sua importância estratégica e estamos ansiosos para que nossos alunos obtenham uma compreensão mais profunda das capacidades e desafios que o país enfrenta.”
Por fim, foram feitos agradecimentos por parte dos visitantes, quando ficou evidenciada a magnitude e importância desse tipo de visita, pois, além de aumentar a interação entre as nações, possibilita a troca de informações sobre a História da Aviação.
Texto: Ten QOCON JOR Jônatas Ribeiro BARBOSA (JP35128 RJ)
Revisão: Cel Av R/1 SARANDI Oliveira da Silva
Fotos: Waldecir de Oliveira Gastão
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