A UNIFA ativará cursos de capacitação para adolescentes com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e o Serviço Nacional de Aprendiza-
gem Industrial (SENAI).
Os cursos gratuitos disponibilizarão 80 (oitenta) vagas para adolescentes a partir dos 14 anos de idade, prioritariamente matriculados na rede pública de ensino. Os cursos serão
realizados na UNIFA, sob a coordenação do Núcleo do PROFESP, nos turnos da manhã e tarde, em dois dias letivos, com corpo docente e material didático integralmente cedi-
dos pela Firjan/SENAI. Os certificados com reconhecimento do Ministério da Educação serão emitidos pela Firjan/SENAI.
O Curso de Operador de Computador tem por objetivo capacitar o aluno nas práticas fundamentais da área de informática, habilitando-o a conhecer conceitos básicos e a uti-
lizar sistemas operacionais, aplicativos e periféricos na organização de dados em sistemas computacionais, em conformidade com procedimentos técnicos de qualidade e as
normas e políticas de segurança da informação e de respeito à propriedade intelectual. O curso tem início previsto em 18 de fevereiro e duração de 120 horas. Serão 20 vagas
para cada turma, com aulas as terças e quintas-feiras, das 8h às 11h e das 13h às 15h. As inscrições estarão abertas no período de 8 de janeiro a 3 de fevereiro, por meio do link
https://forms.gle/zRtQNABMNuLXtXiL9.
O Curso de Assistente de Logística tem por objetivo capacitar o aluno a programar e controlar o recebimento, a expedição e o armazenamento de materiais, habilitando-o a
atualizar registros de localização, expedir e distribuir materiais, em conformidade com normas técnicas e protocolos de segurança e de preservação do meio ambiente. O curso
tem início previsto em 17 de fevereiro e duração de 120 horas. Serão 20 vagas para cada turma, com aulas as segundas e quartas-feiras, das 8h às 11h e das 13h às 15h. As inscri-
ções estarão abertas no período de 8 de janeiro a 3 de fevereiro, por meio do link
https://forms.gle/5rV5S9P4XCHQAtRe6.
Em 14 de janeiro de 1925, o Brasil testemunhou um marco histórico que transformaria para sempre a aviação comercial. Partindo do Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, diante dos hangares Santos Dumont, Sargento Menezes e Tenente Gil — hoje integrados às instalações administrativas, técnicas e operacionais do Museu Aeroespacial (MUSAL) —, três aviões Breguet-14 decolaram para um voo exploratório que conectaria o país à Argentina, inaugurando uma das primeiras rotas comerciais internacionais da América do Sul.
A operação foi conduzida pela companhia aérea francesa Latecoère, fundada por Pierre-Georges Latecoère, que tinha como objetivo estabelecer uma rota regular entre a França e a América do Sul. O Brasil, com sua localização estratégica no trajeto, desempenhou um papel fundamental nessa conexão, facilitando o intercâmbio postal e cultural entre os continentes. Esse voo inaugural marcou o início de uma das primeiras rotas comerciais internacionais, consolidando o Brasil como um ponto-chave na integração entre a Europa e a América do Sul.
Comandados pelos pilotos Paul Vachet, Étienne Lafay e Victor Hamm, e acompanhados pelos mecânicos Gauthier, Estival e Chevalier, a companhia utilizou aviões Breguet-14, conhecidos por sua robustez e eficiência, para iniciar uma integração pioneira no transporte aéreo internacional. Transportando malas postais e jornais, essas aeronaves deram início a uma nova era para a aviação na região. Esse marco histórico foi viabilizado pela promulgação da Lei nº 4.911, de 12 de janeiro de 1925, que regulamentou o transporte aéreo de correspondência postal no Brasil, consolidando o papel da aviação na comunicação entre nações.
O Campo dos Afonsos, reconhecido como berço da aviação brasileira, foi o cenário desse feito histórico. Décadas depois, em 1976, o local passou a abrigar o Museu Aeroespacial (MUSAL), o maior e mais importante museu de aviação do Brasil, responsável por preservar e divulgar o rico legado da aviação militar e civil.
Celebrar o centenário desse evento é relembrar o impacto transformador de iniciativas visionárias que abriram os céus para o transporte aéreo e fortaleceram os laços entre países. Esse voo foi mais do que uma operação logística; foi um passo decisivo rumo ao futuro da aviação.
Venha ao Museu Aeroespacial, no Campo dos Afonsos, e conheça de perto a trajetória da aviação militar e civil brasileira. Descubra exposições que contam histórias desde os primeiros voos até as conquistas mais recentes, em um espaço que preserva a memória de nossos pioneiros e celebra o espírito inovador que une céus e nações.
Pesquisa histórica e texto: 2º Ten QOCON JOR Jônatas Ribeiro BARBOSA (JP35128 RJ)
Apoio à Pesquisa Histórica: Historiadora Monica Teixeira Serra (INCAER).
Revisão: Cel Av R/1 SARANDI Oliveira da Silva
Infográfico: 1Sgt BFT ISRAEL Almeida da Silva
Imagem de Drone: S2 Lucas de ARAÚJO Gomes
Fotos históricas: Acervo INCAER
Evento realizado pela All Running Eventos Esportivos marca a celebração natalina com grande sucesso
Neste último domingo, 8 de dezembro de 2024, o Museu Aeroespacial (MUSAL) sediou a Corrida de Natal 2024, promovida pela All Running Eventos Esportivos. O evento, realizado no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, atraiu 12.576 visitantes, entre familiares, amigos e equipes de apoio, para celebrar antecipadamente o Natal. Com um total de 3.553 competidores inscritos, incluindo atletas de alto rendimento, amadores e Pessoas Com Deficiência (PCD), a corrida foi uma verdadeira festa da inclusão e do incentivo ao esporte. Além disso, o evento proporcionou uma celebração do espírito natalino, repleto de união, generosidade e felicidade, características marcantes dessa época do ano.
A programação incluiu uma corrida de 5 km, que teve início pontualmente às 8h, e uma caminhada de 3 km, abertas a participantes de todas as idades. Dada a alta temperatura, com índices registrados pelo Nível de Calor 3 (NC3) da Prefeitura do Rio de Janeiro, a organização se preocupou em garantir o conforto do público, disponibilizando um “chuveirão” para refrescar os presentes durante a prova. O NC3 caracteriza-se por temperaturas entre 36°C e 40°C, com previsão de permanência ou aumento dos índices por, ao menos, três dias consecutivos, como aconteceu desde sexta-feira, 6 de dezembro de 2024.
Na categoria masculina, com 1.371 participantes, o grande vencedor dos 5 km foi Fabiano Moura, que concluiu o percurso em 16 minutos e 25 segundos. Richard Willian de Mello Pinheiro ficou com o segundo lugar ao completar a prova em 17 minutos e 20 segundos, seguido por Kaio Miranda Ribeiro, com o tempo de 17 minutos e 54 segundos. Já na categoria feminina, que contou com 2.182 participantes, Carolina Medeiros foi a vencedora, cruzando a linha de chegada em 21 minutos e 11 segundos. Daiana Rudugerio da Silva Pimentel Araújo ficou em segundo lugar com o tempo de 21 minutos e 23 segundos, enquanto Priscila Câmara de Castro Abreu Pinto garantiu o terceiro lugar, completando a prova em 22 minutos e 50 segundos.
O evento também foi marcado por emocionantes histórias de superação. Felipe Correia Camargo (35 anos), atleta com deficiência visual, completou os 5 km com o auxílio de sua guia, Elena Oliveira. Felipe perdeu a visão há um ano e meio, mas, após alta médica, voltou a praticar esportes, incluindo a corrida e trilhas, atividades que sempre teve grande afinidade. Para ele, a experiência de correr na pista de decolagem do Campo dos Afonsos foi "sensacional", apesar do calor intenso, destacando que o esforço vale a pena no final. “Correr aqui é uma experiência única, especialmente em um lugar tão simbólico como o Campo dos Afonsos”, disse o atleta.
Outro momento tocante foi a participação de atletas com mais de 75 anos, como o casal Elena, de 70 anos, e Antônio, de 75 anos, ambos apaixonados por corridas e pelo Museu Aeroespacial, onde participam regularmente de eventos esportivos há mais de dez anos. Elena e Antônio, que moram nas proximidades, visitam o museu com frequência, tanto nos dias de corrida quanto em outras ocasiões. Ambos deixaram claro que seus objetivos não são conquistar pódios, mas simplesmente participar de eventos saudáveis. Para eles, o importante é aproveitar a experiência e a celebração do esporte, independentemente do resultado. Demonstraram muito entusiasmo e gratidão ao se prepararem para mais uma corrida no museu.
Importante frisar que todos os visitantes, além do excelente momento esportivo, puderam aproveitar a oportunidade para passear por todas as áreas expositivas do MUSAL, realizando uma verdadeira uma imersão na história da aviação, pois percorreram exposições que retratam a evolução tecnológica, os desafios enfrentados pela FAB e seu papel fundamental na história do Brasil. Além disso, a visita propicia temas como a participação da FAB na II Guerra Mundial, a trajetória da Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER), os primórdios da aviação e a figura de Santos Dumont, o Pai da Aviação, entre outros.
O sucesso da Corrida de Natal do MUSAL 2024 reforça a importância do Museu Aeroespacial como um espaço de integração cultural, histórica e esportiva. A organização All Running Eventos Esportivos já confirmou que está preparando uma agenda esportiva ainda mais especial para 2025, com eventos planejados, como as Corridas de Carnaval, do Trabalhador, de Aniversário do MUSAL, da Independência e até mesmo de Halloween, entre outros temas e celebrações emocionantes.
RANKING DA CORRIDA DE NATAL
CORRIDA 5K MASCULINA (1.371 participantes)
- Fabiano Moura – 00:16:25
- Richard Willian de Mello Pinheiro – 00:17:20
- Kaio Miranda Ribeiro – 00:17:54
- Kauã de Freitas Coelho – 00:18:04
CORRIDA 5K FEMININA (2.182 participantes)
- Carolina Medeiros – 00:21:11
- Daiana Rudugerio da Silva Pimentel Araújo – 00:21:23
- Priscila Câmara de Castro Abreu Pinto – 00:22:50
- Bel Rodrigues – 00:23:08
Para conferir a cobertura fotográfica do evento, acesse: https://flic.kr/s/aHBqjBUisk
Os resultados detalhados estão disponíveis no site oficial da Neorace: https://neorace.com.br/resultados/g-live.html?f=2024/dez/nat/natal.clax
Texto: Ten QOCON JOR Jônatas Ribeiro BARBOSA (JP35128 RJ)
Revisão: Cel Av R/1 SARANDI Oliveira da Silva
Fotos: 1S BFT BRENO Fazoli de Almeida e 1S BFT ISRAEL Almeida da Silva
No dia 8 de dezembro de 2024, o Brasil relembrou os 21 anos do falecimento do Coronel Antônio Arthur Braga, um dos maiores ícones da aviação acrobática e um nome marcante na história da Esquadrilha da Fumaça. Com mais de 10 mil horas de voo no avião T-6 Texan, ele detém o recorde mundial de horas nessa aeronave e é amplamente reconhecido por seu pioneirismo e contribuição à aviação brasileira.
Natural de Cruzeiro (SP), o Coronel Braga ingressou na Força Aérea Brasileira em 1950 e tornou-se Comandante da Esquadrilha da Fumaça em 1965, posição que ocupou por 12 anos. Durante sua carreira, realizou mais de 1000 demonstrações aéreas no Brasil e no exterior, utilizando principalmente o lendário T-6 Texan, apelidado por ele de “Meu T-Meinha”.
Além de sua atuação na FAB, foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Acrobacia e Competições Aéreas (ACRO), que ajudou a consolidar a acrobacia aérea como uma prática esportiva no Brasil, incentivando pilotos civis e militares a se dedicarem a essa arte.
Em entrevista, realizada pouco antes de sua morte, em 2002, declarou que sua fascinação pela aviação começou na infância, como a maioria dos aviadores. “Do mesmo modo como em qualquer criança ou jovem: quando passa por sobre suas cabeças um avião mais baixo, a atenção é logo atraída e a admiração cresce pelo fato de ser, o avião, um meio de transporte que tem essa capacidade de atrair e de fascinar”, declarou.
Atualmente, uma das aeronaves T-6 Texan que o Coronel Braga utilizou está em exposição no Museu Aeroespacial (MUSAL), no Rio de Janeiro. Os visitantes podem conhecer de perto essa aeronave histórica e aprender mais sobre sua trajetória no espaço reservado às lendas da aviação brasileira. O museu, localizado no Campo dos Afonsos, abriga um rico acervo histórico, que inclui uma vasta coleção de aeronaves, objetos pessoais, documentos e livros, que contam a história da aviação no país e no mundo.
A vida e a obra do Coronel Braga também foram registradas no livro Nas Asas do Líder, biografia oficial do piloto escrita por Solange Galante. A obra explora sua dedicação à aviação e sua influência no cenário da acrobacia aérea.
Visite o Museu Aeroespacial:
Para saber mais sobre o Coronel Braga e ver de perto o T-6 Texan que marcou sua história, o Museu Aeroespacial está aberto ao público e oferece uma imersão única no passado e presente da aviação brasileira.
Na manhã desta sexta-feira (6/12), o Museu Aeroespacial (MUSAL), no Rio de Janeiro, recebeu a visita de 130 alunos do Esquadrão AREAS, integrantes da 2ª Turma do Curso de Formação do Quadro de Oficiais Convocados da Aeronáutica (QOCon 2024.2), ministrado pelo Serviço de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica do Rio de Janeiro (SEREP-RJ). Esta atividade, que integra as instruções do curso, teve como objetivo fortalecer o conhecimento dos futuros Oficiais sobre a história da aviação e da Força Aérea Brasileira (FAB).
A programação incluiu um roteiro conduzido por mediadores experientes: Suboficial Hélio Motta de Souza; Suboficial Luiz Cláudio Campos Velasque; Suboficial Marcelos dos Santos Lima; Suboficial João Marcelo Rimes Azevedo; e o 1º Sargento Breno Fazoli de Almeida. Durante a visita, os alunos exploraram exposições que retratam a evolução tecnológica, os desafios enfrentados pela FAB e seu papel fundamental na história do Brasil. Além disso, a visita abordou temas como a participação da FAB na II Guerra Mundial, a trajetória da Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER), os primórdios da aviação e a figura de Santos Dumont, o Pai da Aviação.
"A visita proporcionou uma imersão na história da aviação, destacando suas dificuldades, avanços e a relevância desse legado para o mundo. Um dos destaques foi a sala dedicada ao desenvolvimento dos aviões, que apresentou, de forma clara e envolvente, as transformações tecnológicas ao longo dos anos," comentou a Aspirante Elenise Barbosa Silva Restier, destacando também o caráter pedagógico do MUSAL.
A visita começou pela sala da Esquadrilha da Fumaça e prosseguiu pelas salas de motores e hélices, o hangar com aeronaves utilizadas pelo Correio Aéreo Nacional e o espaço dedicado ao Pai da Aviação, Santos Dumont. "Aprender sobre a origem e a evolução histórica da FAB foi uma oportunidade enriquecedora. Sobre Santos Dumont, é motivo de grande orgulho saber que um brasileiro foi pioneiro na aviação, atividade primordial para o avanço da humanidade," destacou a Aspirante Cristina Isabel de Carvalho Silva, emocionada ao vivenciar a conexão entre passado e futuro da aviação.
O encerramento da visita foi marcado pela experiência de entrar no interior de um C-130 (Hércules). "Terminar a visita no Hércules foi excelente. Apesar de ter sido uma visita rápida, os guias foram super receptivos," ressaltou a Aspirante Christianne Galvão Neves. Já a Aspirante Carolina Ambinder de Carvalho enfatizou a importância do local "O MUSAL não apenas preserva a memória da aviação nacional, mas reforça nossa conexão com as tradições da FAB. Foi uma experiência única e inspiradora."
Para a Aspirante Naiara Gabriela Scheleski Martinez Figueiredo, a atividade foi crucial para complementar o conteúdo acadêmico "A instrução realizada no MUSAL complementou, de forma lúdica, a aula sobre a história da FAB, apresentando desde sua criação até momentos marcantes como a Segunda Guerra Mundial."
Mais do que uma visita, a atividade no MUSAL consolidou valores como pertencimento e comprometimento, essenciais para a formação dos futuros Oficiais. O evento reforçou a importância de preservar a memória e os ensinamentos da aviação brasileira, conectando-os aos desafios e responsabilidades atuais.
Texto: Ten QOCON JOR Jônatas Ribeiro BARBOSA (JP35128 RJ)
Revisão: Cel Av R/1 SARANDI Oliveira da Silva
Fotos: SC Waldecir Gastão
O lendário KC-130 - Hércules (REVO), de matrícula FAB 2462, recentemente incorporado ao acervo do Museu Aeroespacial (MUSAL), foi peça fundamental de um importante exercício no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro. A atividade integrou o treinamento do Plano de Emergência em Aeródromo Militar (PLEMAM), regulamentado pela Norma NSCA 3-18, que define protocolos de resposta em situações de emergência aeronáutica nos aeródromos militares brasileiros.
O KC-130 Hércules, que realizou seu último voo no dia 11 de junho de 2024, aterrissou na Base Aérea dos Afonsos (BAAF) em um momento histórico. Após décadas de serviços à Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave passou a compor o acervo do MUSAL, permitindo ao público conhecer de perto uma peça icônica da aviação militar brasileira. Agora, o museu conta com dois exemplares icônico Hércules, um KC-130, equipado para reabastecimento em voo (REVO) e outro configurado para transporte aerologístico e missões diversas.
Durante o exercício do PLEMAM, o KC-130 foi posicionado estrategicamente, simulando uma situação de acidente (emergência aeronáutica completa), abordando desde o resgate e atendimento médico aos feridos até o isolamento da área e a remoção de destroços. A participação da aeronave trouxe realismo ao treinamento, além de reforçar o compromisso do MUSAL e da FAB com a segurança operacional.
Texto: Ten QOCON JOR Jônatas Ribeiro BARBOSA (JP35128 RJ)
Revisão: Cel Av R/1 SARANDI Oliveira da Silva
Fotos: SC Waldecir Gastão
Nesta quarta-feira, 27 de novembro, o Museu Aeroespacial (MUSAL) recebeu a visita da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), localizada em Barbacena (MG). A Comitiva composta por 10 oficiais e 105 alunos do 3º ano do Curso Preparatório de Cadetes do Ar participou de uma visita de estudos voltada para ampliar o conhecimento sobre a aviação militar e a história da Força Aérea Brasileira (FAB).
O Museu, considerado o maior da América Latina dedicado à aviação, proporcionou uma experiência imersiva ao grupo, permitindo que a comitiva da EPCAR conhecesse de perto o legado e as conquistas da aviação nacional. Os alunos tiveram a oportunidade de explorar a vasta coleção de aeronaves e documentos históricos que narram a trajetória da aviação brasileira, com destaque especial para a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial.
O Capitão de Infantaria Celso Marques Júnior, mais antigo da Comitiva e responsável pelo grupo, ressaltou a importância do aprendizado prático na formação dos futuros Oficiais. O momento de maior emoção foi a homenagem realizada pelo Aluno Enrico, que, representando a turma, entregou uma quadro para o MUSAL, como forma de materializar os agradecimentos pela oportunidade de vivenciar essa experiência enriquecedora.
A visita destacou o papel do MUSAL como guardião da memória e da história da aviação brasileira, preservando e expondo um acervo que conecta o passado ao presente. Além de proporcionar uma imersão nas tradições e conquistas da Força Aérea Brasileira, o Museu enriquece a experiência dos visitantes ao promover o reconhecimento do legado dos pioneiros e valorizar a contribuição da aviação para a defesa e o desenvolvimento do país.
Texto: Ten QOCON JOR Jônatas Ribeiro BARBOSA (JP35128 RJ)
Revisão: Cel Av R/1 SARANDI Oliveira da Silva
Fotos: SC WALDECIR GASTÃO
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