Encontro no INCAER 2023
O INCAER promove mensalmente, de março a novembro, o "Encontro no INCAER". O evento é aberto ao público em geral. Nessas ocasiões, personalidades ligadas à Aviação Civil e Militar encontram-se para debater temas da História Aeronáutica, bem como, aqueles ligados à atualidade da Aviação.
294º ENCONTRO NO INCAER
“Emprego Militar do Espaço”
Em seu tradicional Encontro, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) recebeu, na tarde do dia 29 de novembro de 2023, o Tenente-Coronel Aviador Luis Felipe de Moura Nohra, Chefe da Divisão de Controle do Centro de Operações Espaciais, organização subordinada ao Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), para palestrar na sua 294ª edição.
O evento, ocorrido no Centro Cultural da Força Aérea (CCFAB), contou com as presenças dos membros do Conselho Superior do Instituto, dos Oficiais-Generais e Superiores do efetivo e demais militares e civis da área do Rio de Janeiro e marcou o término das atividades culturais do Instituto para o ano de 2023.
Com o tema “Emprego Militar do Espaço” o palestrante tratou de temas como características, militarização e cenário da área espacial com o objetivo de apresentar à audiência o conceito de Operações Espaciais e de prospectar o Teatro de Operações Espaciais.
No Encerramento, o Subdiretor de Divulgação e Apoio, Brigadeiro do Ar R/1 Roberto Ferreira Pitrez, proferiu algumas palavras acerca da produção cultural realizada pelo Instituto no ano de 2023 e teceu suas observações acerca dos desafios e do futuro promissor esperado para o Instituto para o próximo ano. Em seguida, realizou os agradecimentos ao Tenente Coronel Nohra, entregando-lhe o diploma de participação e a lembrança do Instituto.
293º ENCONTRO NO INCAER
“O sistema de saúde da Aeronáutica – Desafios e Perspectivas ”
Na tarde do último dia 25 de outubro de 2023, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) recebeu o Subdiretor de Atenção à Saúde e Regulação à Assistência Médico Hospitalar da Diretoria de Saúde, Brigadeiro Médico Laerte Lobato de Moraes, para palestrar no 293º Encontro no INCAER.
A reunião ocorreu no Auditório Tenente-Brigadeiro Deoclécio. Espaço esse localizado no Centro Cultural da Força Aérea (CCFAB), contando com as presenças dos membros do Conselho Superior do Instituto, dos Oficiais Generais e Superiores do efetivo e demais militares e civis da área do Rio de Janeiro.
O Encontro desse mês tratou de um assunto diferente, mas não menos importante para a comunidade da Força Aérea Brasileira. Com o tema “O sistema de saúde da Aeronáutica – desafios e perspectivas”, o Brigadeiro Laerte abordou questões referentes às principais mudanças e melhorias ocorridas no Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU), sobretudo, nos seguintes hospitais: Hospital Central da Aeronáutica (HCA), Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG) e Hospital da Aeronáutica dos Afonsos (HAAF).
O palestrante tratou, também, das últimas aquisições de materiais e equipamentos de última geração, bem como dos projetos, a saber: aquisição de sistema de cirurgia robótica para o HFAG, implantação do Centro de Atenção Integrado à Saúde - CAIS/Barra e implantação da Unidade de Saúde Mental.
Para concluir, o Brigadeiro Laerte traçou um paralelo entre o SISAU e os Planos de Saúde. Também teceu suas observações acerca dos desafios a serem superados e do futuro promissor esperado pela Diretoria de Saúde.
No Encerramento, o Diretor do INCAER, Tenente-Brigadeiro do Ar R/1 Rafael Rodrigues Filho, convidou o Brigadeiro do Ar Refm Clóvis de Athayde Bohrer, Conselheiro do Instituto, para realizar os agradecimentos ao Brigadeiro Laerte, entregando-lhe o diploma de participação e a lembrança do Instituto.
292º ENCONTRO NO INCAER
“A Implantação do F-39 no Primeiro Grupo de Defesa Aérea ”
Em evento realizado no auditório Tenente-Brigadeiro Deoclécio, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) recebeu, no dia 27 de setembro de 2023, o Tenente-Coronel Aviador Gustavo de Oliveira Pascotto, Comandante do Primeiro Grupo de Defesa Aérea - 1º GDA - e um dos primeiros brasileiros a voar em um Gripen, para palestrar no 292º Encontro no INCAER.
Tradicional reunião entre os amantes dos temas aeronáuticos, o Encontro desse mês contou com a presença de militares e civis da área do Rio de Janeiro que se entusiasmaram com o tema “A implantação do F-39 no Primeiro Grupo de Defesa Aérea”.
Após um vídeo de apresentação da aeronave, O Tenente-Coronel Pascotto iniciou sua explanação apresentando o F-39 Gripen que é um caça multiuso fabricado pela empresa aeroespacial Saab, da Suécia, sendo, atualmente, a mais moderna aeronave de combate do nosso continente.
O palestrante seguiu abordando a rotina do esquadrão e dos pilotos, bem como os treinamentos que estão acontecendo para que a implementação operacional do F-39 seja a mais eficiente possível no âmbito da Força Aérea Brasileira (FAB). Pelas perspectivas atuais, essas aeronaves serão o modelo padrão na aviação de caça que assim, entra em uma nova fase, com uma aeronave moderna para atender todas as demandas necessárias na aérea da defesa aérea.
O conferencista destacou, ainda, a parceria entre a FAB e a Saab, que representou grande transferência de tecnologia entre Brasil e Suécia.
Para concluir, o Tenente-Coronel Pascotto teceu suas observações acerca do F-39 e do futuro promissor esperado para a Base Aérea de Anápolis.
No encerramento da sessão, o Subdiretor de Divulgação e Apoio do INCAER, Brigadeiro do Ar R/1 Roberto Ferreira Pitrez convidou o Conselheiro do Instituto e ex- Diretor do Museu Aeroespacial, Brigadeiro do Ar Refm Marcio Bhering Cardoso para realizar os agradecimentos ao palestrante e entregar-lhe o diploma de participação e a lembrança do Instituto.
291º ENCONTRO NO INCAER
“Aviatrix ”
Na tarde do dia 30 de agosto, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) recebeu, no Auditório Tenente-Brigadeiro Deoclécio, o Coronel (EB) Carlos Roberto Dairós para palestrar no seu no 291º Encontro no INCAER.
O conferencista, que é especialista em história militar e, entre outras atribuições, é membro Instituto de Geografia e História Militar do Brasil; do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e pesquisador-chefe da Seção de Memória Institucional e História Oral do Centro de Estudos e Pesquisa em História Militar, da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército Brasileiro; discursou acerca do tema “Aviatrix: a saga das mulheres que ousaram desafiar o céu”
A palestra teve como objetivo narrar a fantástica saga da aviação no universo feminino, contando as histórias das primeiras aviadoras que enfrentaram tudo para realizarem os seus sonhos de voar.
O coronel Dairós expôs, também, a trajetória da primeira aviadora, Aída de Acosta, aluna de Santos Dumont, passando pela brasileiras Thereza di Marzo e Anésia Pinheiro Machado até a lendária e famosa Amelia Earhart.
Após a explanação e os debates, foi apresentado o livro “AVIATRIX - A saga das mulheres que ousaram desafiar o céu”, de autoria de Carlos e Elaine Daróz. Em seguida, o palestrante permaneceu à disposição dos presentes para autógrafos.
O evento contou com as presenças de oficiais da ativa e da reserva da Força Aérea Brasileira da área do Rio de Janeiro, de membros do Conselho Superior do INCAER e demais militares e civis convidados.
Ao final, o Diretor do INCAER, Tenente Brigadeiro do Ar R/1 Rafael Rodrigues Filho, convidou o Brigadeiro do Ar Refm Clóvis deAthayde Bohrer, membro do Conselho Superior, para passar às mãos do Coronel Dairós o diploma e a lembrança do Instituto, como forma de agradecimento pela instrutiva e estimulante explanação realizada.
290º ENCONTRO NO INCAER
“150 anos de Santos Dumont”
No dia 26 de julho de 2023, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) promoveu, no Auditório Tenente-Brigadeiro Deoclécio, localizado no Centro Cultural da Força Aérea Brasileira (CCFAB), o 290º Encontro no INCAER.
Como parte das comemorações ao Sesquicentenário do Pai da Aviação, o INCAER convidou a Tenente-Coronel Museóloga R/1 Sahara Burity Fernandez Cyrino, Chefe da Assessoria de Difusão Cultural do Centro de Documentação da Aeronáutica (CENDOC) para apresentar a palestra “Santos Dumont – Vida e Obra através da lupa do CENDOC”.
A exposição teve como objetivo contextualizar a vida e a obra de Santos Dumont sob a óptica do CENDOC e ressaltar os principais fatos que contribuíram no processo de construção da sua memória. Assim, a palestrante discorreu sobre a história deste genial inventor transpassando suas relações pessoais, suas invenções e premiações até a chegada do seu último e derradeiro “vôo”, ocorrido em 23 de julho de 1932, quando faleceu em São Paulo.
A Tenente-Coronel Sahara também abordou temas como a Fazenda Cabangu - onde Santos-Dumont nasceu - e o acervo do CENDOC, ressaltando a existência do “Fundo Santos Dumont” cujo conjunto foi doado pela sobrinha-neta do Pai da Aviação. Constituído de fotografias inéditas, cartas e recortes de jornais de inúmeros países que, datados a partir de 1899, foram colecionados pelo próprio inventor e constitui fonte inestimável para a história nacional.
Em seguida, o Diretor do INCAER, Tenente-Brigadeiro do Ar R/1 Rafael Rodrigues Filho, destacou que o objetivo desse Encontro foi oferecer ao público um contato com o legado do Pai da Aviação. "É gratificante e motivo de muito orgulho para o INCAER, juntamente com o Museu Aeroespacial, fazer parte das comemorações dos 150 anos do Marechal do Ar Santos Dumont e ter a oportunidade de compartilhar com a sociedade um pouco da história desse grande visionário, cujos sonhos afetam, até hoje, o nosso cotidiano", afirmou.
No encerramento da sessão, o Subdiretor de Divulgação e Apoio, Brigadeiro do Ar R/1 Roberto Ferreira Pitrez, expressou palavras de agradecimento a todos pela presença bem como à palestrante, entregando-lhe, em seguida, o diploma de participação e a lembrança do Instituto.
289º ENCONTRO NO INCAER
“O Emprego do KC-30 na FAB”
No último dia 28 de junho de 2023, aconteceu, no Auditório Tenente-Brigadeiro Deoclécio, o 289º Encontro no INCAER. O evento a instrutiva palestra “O emprego do KC-30 na FAB”, ministrada pelo Tenente-Coronel Aviador Marcos Fassarella Olivieri, Comandante do Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte – 2º/2º GT.
Após um vídeo de apresentação da aeronave, o Coronel Olivieri passou a abordar temas como a aquisição do modelo Airbus A330-200, que está sendo convertido em Multi Role Tanker Transport - MRTT -, capacidades e emprego da aeronave.
Ao longo do encontro, o palestrante explicou que com o MRTT, a Força Aérea Brasileira aumenta sua capacidade em ações estratégicas, como reabastecimento em voo, apoio logístico e ações humanitárias. Explicou, também, sobre as dimensões e a autonomia do KC-30, que ostenta 59 metros de comprimento e pode transportar até 238 passageiros, bem como pode carregar 45 toneladas de cargas e voar a uma distância de 14,5 mil quilômetros. Tudo isso, no objetivo de identificar as principais características do emprego do KC-30 no âmbito da Força Aérea Brasileira, a maior aeronave que a Força Aérea já operou.
288º ENCONTRO NO INCAER
“A FAB e o Helicóptero: 70 anos de História”
No dia 31 de maio de 2023, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica realizou, no Auditório Tenente-Brigadeiro Deoclécio, a 288ª edição do Encontro no INCAER.
O evento contou com a presença do prestigiado Coronel Aviador R/1 Gilberto Evandro Machado Vieira, assessor do Instituto, que proferiu a palestra “A FAB e o Helicóptero: 70 anos de História”.
A exposição teve como objetivo demonstrar a evolução dessas aeronaves iniciada em 1953, com a incorporação dos H-13D, até os dias atuais. O Coronel Vieira discursou, também, sobre a atuação dessas aeronaves responsáveis, dentre outras, por salvar vidas, realizar missões de defesa de áreas estratégicas e transporte aerologístico.
O palestrante também explicou temas como: emprego e tiro armado e defesa aérea, bem como abordou as características dos novos helicópteros, mais modernos e melhores equipados, que trouxeram novas possibilidades de atuação, como a utilização de óculos de visão noturna (NVG).
287º ENCONTRO NO INCAER
“Marechal Rondon”
Na tarde do dia 26 de abril, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) recebeu, no Clube de Aeronáutica, o Professor Doutor Maurício Melo de Meneses para palestrar no seu no 287º Encontro no INCAER.
O conferencista que entre outras atribuições, é membro do Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie, integrante do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e escritor e biógrafo de Marechal Rondon; discursou acerca do tema “Marechal Rondon: vida, obra, valores e sua importância na história brasileira”.
A palestra teve como objetivo descrever a importância e um pouco da trajetória do Mal. Cândido Rondon, que nasceu no interior do Mato Grosso e se tornou uma figura de grande importância para a História do Brasil participando, ativamente, de acontecimentos grandiosos como a Proclamação da República e a Abolição da Escravidão.
Diplomado professor primário aos 16 anos, o Marechal Rondon ingressou, em seguida, na carreira militar; onde atuou na integração do oeste e norte do Brasil. Lá, engajou-se na implantação de linhas telegráficas que melhorassem a comunicação dessas regiões do país. Além disso, empenhou-se na defesa dos povos indígenas, sendo o mais importante dos sertanistas, estabelecendo relações respeitosas e desmistificando a rotulagem agressiva atribuída aos índios.
Após a explanação e os debates, foi apresentado o livro “Rondon, o Marechal da Paz – a vida de um heroi nacional contada por meio da Filatelia”, de autoria do Dr. Maurício, que ficou à disposição dos presentes para autógrafos.
O evento contou com as presenças de oficiais da ativa e da reserva da Força Aérea Brasileira da área do Rio de Janeiro, de membros do Conselho Superior do INCAER e demais militares e civis convidados.
Ao final, o Diretor do INCAER, Ten Brig Ar Rafael Rodrigues Filho, passou às mãos do Senhor Maurício o diploma e a lembrança do Instituto, como forma de agradecimento pela instrutiva e estimulante explanação realizada.
286º ENCONTRO NO INCAER
“ASOCEA - Missão e Perspectivas Futuras”
Iniciando o ano cultural de 2023, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) recebeu, no dia 29 de abril, o Coronel Aviador Ivan Pedro Leal Silva, Chefe da Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA), para palestrar no 286º Encontro no INCAER.
Criada a partir do Decreto nº 6.834, de 30 de abri de 2009, a ASOCEA é um órgão de assessoria direta e imediata ao Comandante da Aeronáutica e tem a missão de assessorá-lo nos assuntos relacionados à supervisão da segurança do Serviço de Navegação Aérea.
O Diretor do INCAER, Tenente-Brigadeiro do Ar R/1 Rafael Rodrigues Filho, abriu o evento com uma breve explanação acerca das atividades relacionadas à Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo e ao Serviço de Navegação Aérea. Discorreu, também, acerca da importância da ASOCEA e pontuou que “ao longo dos seus 14 anos de atividade, a Unidade vem desenvolvendo avançados e eficazes processos de vistorias que resultam no contínuo aumento da segurança operacional”.
Com objetivo de apresentar as atividades da Unidade ao público presente, o palestrante discursou sobre a criação, a missão, a área de atuação e sobre os processos de inspeção, assim como as perspectivas futuras da Organização.
O Coronel Ivan também exibiu os excelentes resultados da ASOCEA, explicando que a Unidade vem acompanhando a evolução da vigilância em segurança operacional preconizada pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) e que sua experiência decorre das mais de 800 inspeções realizadas. Em seguida, agradeceu ao Subdiretor de Divulgação e Apoio do INCAER, o Brigadeiro do Ar Roberto Ferreira Pitrez, o convite para palestrar no Instituto, destacando que “a participação em eventos da natureza do Encontro no INCAER é uma oportunidade de levar ao público externo a relevância do processo de inspeção realizado pela ASOCEA e o contexto das atividades de vigilância desenvolvidas no Sistema do Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB)”.
O evento, ocorrido no Clube de Aeronáutica, contou com as presenças de oficiais da ativa e da reserva da FAB da área do Rio de Janeiro, de membros do Conselho Superior do INCAER e demais militares e civis convidados.
No encerramento, o Diretor do INCAER, Ten Brig Ar Rafael Rodrigues Filho, passou às mãos do Cel Ivan o diploma e a lembrança do Instituto, como forma de agradecimento pela instrutiva e esclarecedora explanação realizada.
Encontro no INCAER 2021
O INCAER promove mensalmente, de março a novembro, o "Encontro no INCAER". O evento é aberto ao público em geral. Nessas ocasiões, personalidades ligadas à Aviação Civil e Militar encontram-se para debater temas da História Aeronáutica, bem como, aqueles ligados à atualidade da Aviação.
277º ENCONTRO NO INCAER
“Aviação Remotamente Pilotada”
“Aviação Remotamente Pilotada” foi o tema da palestra ministrada pelo Cel Av Daniel Lames de Araújo, Comandante do 1º/12º Grupo de Aviação (Esquadrão Hórus), no 277º Encontro no INCAER, realizado no dia 24 de novembro de 2021.
Cel Lames explanou sobre a criação do 1º/12º GAV, em 2011, e sobre as primeiras missões realizadas pelo Esquadrão além de apresentar à audiência um breve cenário acerca dos Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP) dentro da Força Aérea Brasileira.
Além disso, discorreu sobre a visão, os valores e a missão do Esquadrão, destacando suas atribuições em executar o preparo do seu efetivo em ações de controle aéreo avançado, de posto de comunicações no ar em cenários específicos - na dimensão adequada e no momento oportuno - e de Reconhecimento Aéreo, utilizando-se de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP).
Por fim, o palestrante apresentou as ARP RQ-450 e RQ-900, suas estruturas (envergaduras, pesos e autonomias), capacidades e funções, salientando que, além dos recursos já conhecidos do RQ-450, a ARP RQ-900 possui um sistema que permite pilotar a aeronave e receber as imagens dos sensores por meio de uma conexão via satélite. Assim, a antena não aponta diretamente para a aeronave, mas para o satélite, que faz a ponte com a ARP.
Ao final da palestra, o Diretor do INCAER, Ten Brig Ar R/1 Rafael Rodrigues Filho, proferiu as palavras de agradecimento ao palestrante. O Encontro ocorreu em ambiente virtual.
276º ENCONTRO NO INCAER
“Justiça Militar na República”
O 276º Encontro no INCAER, realizado no dia 27 de outubro de 2021, teve como tema “JUSTIÇA MILITAR NA REPÚBLICA”. A palestra foi apresentada pelo TEN BRIG AR FRANCISCO JOSELI PARENTE CAMELO, Ministro do Superior Tribunal Militar (STM).
A palestra da autoridade teve como objetivo falar sobre a história do Superior Tribunal Militar (STM). O palestrante contou fatos históricos relevantes do STM e dissertou sobre as atribuições do Tribunal explanando, ainda, sobre a importância do STM para o país.
Ao término da apresentação, o Diretor do INCAER, Ten Brig Ar R/1 Rafael Rodrigues Filho, proferiu as palavras de agradecimento ao palestrante. Como de costume, a sessão contou com a prestigiosa participação de membros do Conselho Superior do INCAER, além de todo o efetivo do Instituto e convidados. O Encontro ocorreu on-line, devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus.
275º ENCONTRO NO INCAER
“O Lendário Campo dos Afonsos”
O 275º Encontro no INCAER, realizado no dia 29 de setembro de 2021, teve como tema “O Lendário Campo dos Afonsos”. A palestra foi apresentada pelo Maj Brig Ar José Roberto Scheer, Subdiretor de Cultura do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, com o propósito de contar a história do Campo dos Afonsos. O palestrante dissertou sobre o Engenho e Fazenda dos Affonsos, que deu origem a diversos bairros da região, bem como sobre as histórias fundamentais para a implementação das unidades militares da Força Aérea Brasileira na região. Além disso, passou por todos os fatos históricos relevantes das missões cumpridas pelas unidades militares naquela localidade.
Ao término da apresentação o Diretor do INCAER, Ten Brig Ar R/1 Rafael Rodrigues Filho, proferiu as palavras de agradecimento ao palestrante. Como de costume, a sessão contou com a prestigiosa participação de membros do Conselho Superior do INCAER, além de todo o efetivo do Instituto e convidados. O Encontro ocorreu de modo remoto, devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus.
274º ENCONTRO NO INCAER
“Aviação de Patrulha: situação atual e perspectivas futuras”
O 274º Encontro no INCAER, realizado no dia 25 de agosto de 2021, teve como tema “Aviação de Patrulha: situação atual e perspectivas futuras”. A palestra foi apresentada pelo Ten Cel Av Marcelo de Carvalho Trope, Comandante do 1º/7º Gav, tendo como objetivo apresentar a situação atual e vislumbrar possibilidades do futuro da Aviação de Patrulha na Força Aérea Brasileira. O palestrante dissertou sobre os Esquadrões da Patrulha e sua Progressão Operacional. Falou sobre as aeronaves P-95 Bandeirulha e P-3AM Orion e suas respectivas missões nas ações de patrulha da Força Aérea. Além disso, explanou sobre as perspectivas futuras da patrulha com o uso de aeronaves remotamente pilotadas.
Ao término da apresentação, o Diretor do INCAER, Ten Brig Ar R/1 Rafael Rodrigues Filho, proferiu as palavras de agradecimento ao palestrante. Como de costume, a apresentação contou com a prestigiosa participação de membros do Conselho Superior do INCAER, além de todo o efetivo do Instituto e convidados. O Encontro ocorreu através de plataforma de videoconferência, devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus.
273º ENCONTRO NO INCAER
“NAV BRASIL”
O 273º Encontro no INCAER, realizado no dia 28 de julho de 2021, teve como tema “NAV BRASIL”. A palestra foi apresentada pelo Maj Brig Ar R/1 José Pompeu dos Magalhães Brasil Filho, Presidente da NAV Brasil Serviços de Navegação Aérea S.A.
O MB Pompeu Brasil explanou sobre a criação da NAV BRASIL, Serviços de Navegação Aérea S/A, vinculada ao Ministério da Defesa, por meio do Comando da Aeronáutica (COMAER), dedicada exclusivamente à prestação de Serviços de Navegação Aérea, e sobre sua atuação. A empresa NAV Brasil assumiu as atribuições relacionadas à navegação aérea, que ficavam a cargo da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
Ao término da apresentação o Diretor do INCAER, Ten Brig Ar R/1 Rafael Rodrigues Filho, proferiu as palavras de agradecimento ao palestrante. Como de costume, a apresentação contou com a prestigiosa participação de membros do Conselho Superior do INCAER, além do efetivo do Instituto e convidados. O Encontro ocorreu em ambiente virtual, devido às restrições impostas pela pandemia do Corona Vírus.
Encontro no INCAER 2022
O INCAER promove mensalmente, de março a novembro, o "Encontro no INCAER". O evento é aberto ao público em geral. Nessas ocasiões, personalidades ligadas à Aviação Civil e Militar encontram-se para debater temas da História Aeronáutica, bem como, aqueles ligados à atualidade da Aviação.
285º ENCONTRO NO INCAER
“Primórdios do Ministério da Aeronáutica”
Marcando o fim das atividades culturais, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) recebeu, no dia 30 de novembro de 2022, o nosso eminente Conselheiro, o Brig Ar Refm Clovis de Athayde Bohrer, para palestrar no 285º Encontro no INCAER.
Com o tema “Primórdios do Ministério da Aeronáutica”, o Brig Athayde, respaldo em quase 40 anos de serviços prestados à Força Aérea Brasileira, discursou sobre variados temas como: os eventos antecedentes à criação do Ministério da Aeronáutica e a sua posterior organização, o período de 1941 a 1945, o pós-guerra de 1946 a 1950 e a integração do país com o Correio Aéreo Nacional (CAN).
O Conselheiro também tratou de assuntos relacionados à criação do COMTA, da CERNAI e da COMARA e das aeronaves adquiridas nesse período.
O evento contou com as presenças de oficiais da ativa e da reserva da FAB da área do Rio de Janeiro, de membros do Conselho Superior do INCAER e demais militares e civis convidados.
Ao final da palestra, o Brig Bohrer, visivelmente emocionado, recebeu das mãos do Subdiretor de Divulgação e Apoio, Brig Ar R/1 Paulo Roberto Pitrez, o diploma e lembrança do Instituto, momento em o palestrante foi ovacionado, de pé, pelo público presente.
284º ENCONTRO NO INCAER
“BREVET - Um novo relacionamento com os veteranos da Força Aérea”
No último dia 26 de outubro, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) recebeu a Cel Int Elaine Plaza Montenegro, Diretora da Base de Recepção de Veteranos (BREVET), para palestrar no 284º Encontro no INCAER.
Criada através da Portaria GABAER nº 126/GC3, de 30/07/2021, a BREVET tem a incumbência de efetuar o apoio administrativo, a operacionalização e a coordenação do pagamento dos proventos e pensões aos militares veteranos, ao pessoal civil aposentado e aos pensionistas do COMAER.
Com objetivo de apresentar a nova Unidade ao público presente, a palestrante discursou sobre a criação, sobre a organização, sobre os serviços disponíveis e sobre o novo formato para a realização da prova de vida para os veteranos e pensionistas. A Cel Plaza também explicou a nova concepção da Organização que conta com posto médico, assistência psicológica e religiosa e centro de convivência. Tudo isso, para acolher com gratidão e respeito àqueles que ajudaram a construir a Força Aérea Brasileira.
O evento contou com as presenças de oficiais da ativa e da reserva da FAB da área do Rio de Janeiro, de membros do Conselho Superior do INCAER e demais militares e civis convidados.
Ao final da palestra, o Maj Brig Ar José Roberto Scheer, Subdiretor de Cultura, passou às mãos da Cel Plaza o diploma e a lembrança do Instituto, como forma de agradecimento pela excelente explanação realizada.
283º ENCONTRO NO INCAER
“Eduardo Gomes – Herói do Tenentismo”
Movimento Tenentista. Esse foi o tema abordado no 283º Encontro no INCAER, para marcar os 100 anos das rebeliões político-militares que surgiram entre os jovens oficiais do Exército Brasileiro insatisfeitos com a política no início da década de 1920.
O evento realizado no dia 28 de setembro de 2022 no auditório do Clube Militar, foi conduzido, com muita propriedade, pela Professora Mestre em História e Historiadora Bruna Melo dos Santos Duque Estrada, chefe da Seção de Estudos e Pesquisa Historiográfica do Instituto.
Com o tema “Eduardo Gomes – Herói do Tenentismo”, a palestrante percorreu diversos pontos desse relevante fato histórico como: desestabilização da ordem política, a relação dos militares com o presidente Arthur Bernardes, a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana, a Revolta Paulista de 1924, a Revolução de 1930 e a Coluna Costa-Prestes.
No encerramento, o Senhor Subdiretor de Divulgação e Apoio, Brig Ar R/1 Roberto Ferreira Pitrez, agradeceu a Sra. Bruna entregando-lhe, em seguida, o diploma de participação e lembrança do Instituto.
282º ENCONTRO NO INCAER
“Aviação Militar Brasileira dos primórdios até a criação do Ministério da Aeronáutica”
No dia 31 de agosto de 2022, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica realizou, no Auditório do Clube de Aeronáutica, a 282ª edição do Encontro no INCAER.
O evento contou com a presença do Cel Av Refm REGINALDO DOS SANTOS GUIMARÃES, ex-assessor do Instituto, que proferiu a palestra “Aviação Militar Brasileira dos primórdios até a criação do Ministério da Aeronáutica”.
A palestra, que teve como demonstrar as principais mudanças no mundo decorrentes da Conquista do Ar e, em particular, sua influência na modernização das Forças Armadas do Brasil, abordou variados aspectos, dentre os quais: Aviação Naval, surgimento da Escola Brasileira de Aviação, Aviação no Exército e a criação do Correio Aéreo Militar.
Após a explanação e os debates, foi apresentado o livro Aviação Militar Brasileira dos primórdios a criação do Ministério da Aeronáutica, de autoria do Cel Reginaldo ficando, o autor, à disposição dos participantes do evento para autógrafos.
Ao final da sessão, o Senhor Diretor do INCAER, Ten Brig Ar R/1 RAFAEL RODRIGUES FILHO, convidou o Cel Av Marco Aurélio de Mattos para proferir palavras de agradecimento ao Cel Reginaldo, entregando-lhe, em seguida, o diploma de participação e lembrança do Instituto.
281º ENCONTRO NO INCAER
“O Centenário da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul”
O Centenário da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul. Esse foi o tema da 281ª edição do tradicional Encontro no INCAER, promovido no último dia 27 de julho de 2022.
A palestra, conduzida pelo Subdiretor de Divulgação e Apoio do Instituto, Brig Ar R/1 ROBERTO FERREIRA PITREZ, tratou da inédita epopeia protagonizada pelos aviadores portugueses Carlos Viegas Gago Coutinho e Artur de Sacadura Freire Cabral. A viagem, realizada em comemoração ao centenário da Independência do Brasil, tinha a intenção de refazer, pelos ares, o caminho percorrido pelas caravelas de Pedro Álvares Cabral.
Assim, o Brig Pitrez discorreu, didaticamente, sobre os estudos empreendidos antes da Travessia, com destaque para a invenção do “Corretor de Rumos”, uma adaptação do sextante náutico com horizonte artificial. Criado, em 1919, pelo comandante Gago Coutinho, o artefato não precisava ter a linha do horizonte como referência, fato que o tornou essencial para o êxito da empreitada.
A despeito das dificuldades, a travessia do Atlântico Sul serviu de inspiração para viagens futuras pois satisfez, absolutamente, o objetivo de comprovação quanto à possibilidade de atravessar enormes distâncias sobre o oceano utilizando apenas instrumentos portáteis de navegação aérea.
O propósito do palestrante foi o de contextualizar historicamente a Travessia, bem como o de enaltecer os sentimentos de pioneirismo, de coragem, de perseverança e de precisão envolvidos no processo. Características que, segundo o orador, são perceptíveis na identidade do povo português.
A edição do 281º Encontro no INCAER encerra o conjunto de homenagens preparadas pelo Instituto para festejar os cem anos desse grande feito operado pelos aviadores portugueses. Na ocasião, o Brig Pitrez aproveitou para realizar o pré-lançamento do Selo Comemorativo dos Correios, idealizado em parceria com o Incaer e o Musal, em celebração ao Centenário da Travessia.
Ao final da palestra, o Diretor do INCAER, Ten Brig Ar R/1 RAFAEL RODRIGUES FILHO, convidou o conselheiro BRIG AR REFM MÁRCIO BHERING CARDOSO para realizar os agradecimentos ao Brig. Pitrez por sua valorosa participação.
280º ENCONTRO NO INCAER
“Início das atividades do KC-390 no Galeão”
No último dia 25/05, aconteceu, no Auditório do Clube da Aeronáutica, o 280º Encontro no INCAER. O evento felicitou a plateia com a entusiasmante palestra “Início das atividades do KC-390 no Galeão”, ministrada pelo Maj Av FLÁVIO DINIZ PEREIRA, CHEFE do PLACON do GLOG-GL.
O Major DINIZ dissertou sobre questões referentes ao recebimento e à implantação do KC-390 pela Base Aérea do Galeão- BAGL, bem como sobre as características do avião. O palestrante apresentou, ainda, os panoramas futuros daquela Organização Militar.
Após um vídeo de apresentação da aeronave, temas como, o lançamento de cargas na Antártica e o taxiamento em pista de gelo foram abordados pelo conferencista, incentivando o publico ao debate.
Para concluir, o Major DINIZ teceu suas observações acerca do KC-390 e do futuro promissor esperado para a Base Aérea do Galeão.
No encerramento da sessão, o Diretor do INCAER, Ten Brig Ar R/1 RAFAEL RODRIGUES FILHO, expressou palavras de agradecimento ao palestrante, entregando-lhe o diploma de participação e a lembrança do Instituto.
279º ENCONTRO NO INCAER
“Programa Antártico Brasileiro - PROANTAR”
O Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica realizou, no dia 27 de abril, a 279ª edição do seu tradicional “Encontro no INCAER”.
Nessa oportunidade, os espectadores foram brindados com a instigante e instrutiva palestra “Programa Antártico Brasileiro – PROANTAR” proferida pelo Comandante Leonardo Machado e pelo Comandante Rocha Martins.
O evento teve o intuito de explicar a organização e as atividades técnico-administrativas da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar – SECIRM – bem como os planos, os programas, os desafios e as perspectivas daquela Comissão.
Os palestrantes também explicitaram as características do Continente Gelado com as suas 75 estações, assim como contextualizou os objetivos do PROANTAR, qual seja o de promover a pesquisa científica diversificada e de alta qualidade.
Em seguida, os Comandantes abordaram temas como criação do PROANTAR, I Expedição para a Antártica, a inauguração da Estação Antártica Comandante Ferraz – EACF- e o início da ocupação permanente daquela Estação.
Para concluir, os conferencistas presentearam o público com uma visita virtual e em tempo real à EACF. Nesse momento, os espectadores puderam esclarecer e inteira-se de toda a rotina da tripulação invernada.
Ao final da palestra, o Senhor Subdiretor de Divulgação e Apoio do INCAER, Brig Ar R/1 Roberto Ferreira Pitrez, procedeu os agradecimentos aos Comandantes entregou os diplomas de participação e lembrança do Instituto.
278º ENCONTRO NO INCAER
“Conhecendo um pouco da nossa História”
O 278º Encontro no INCAER, realizado no dia 30 de março de 2022, teve como tema “CONHECENDO UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA...”. A palestra foi apresentada pela Professora Mestra em História e Historiadora MONICA TEIXEIRA SERRA, historiadora do INCAER.
A palestra, que marcou a abertura do ano cultural do Instituto, teve como objetivo homenagear o bicentenário da independência do Brasil. A palestrante contou fatos históricos relevantes, dentre eles: à vinda da família real portuguesa para o Brasil, dissertou sobre os aspectos que desencadearam a Independência do Brasil, como também sobre a história da nossa força aérea, no que tange sobre à preservação e a memória aeronáutica.
Ao término da apresentação, o Subdiretor de Cultura do INCAER, Maj Brig Ar Refm JOSÉ ROBERTO SCHEER, proferiu as palavras de agradecimento à palestrante. Como de costume, a sessão contou com a prestigiosa participação de membros do Conselho Superior do INCAER, além de todo o efetivo do Instituto e convidados. O Encontro marcou a volta dos eventos presenciais no Instituto.
Encontro no INCAER 2016
O INCAER promove mensalmente, de março a novembro, o "Encontro no INCAER". O evento é aberto ao público em geral. Nessas ocasiões, personalidades ligadas à Aviação Civil e Militar encontram-se para debater temas da História Aeronáutica, bem como, aqueles ligados à atualidade da Aviação.
247º ENCONTRO NO INCAER
"Santos-Dumont e os progressos da aviação"
Em comemoração ao Dia do Aviador e aos 110 anos do estabelecimento dos primeiros recordes da aviação por Alberto Santos-Dumont (marcado pelo voo histórico do 14-BIS), foi proferida, no dia 26 de outubro de 2016, durante o 247º Encontro no INCAER, a palestra “Santos-Dumont e os progressos da aviação”, pelo 1º Ten QCOA AQV Rodrigo Moura Visoni, do efetivo do INCAER.
O 1º Ten Visoni identificou os méritos de Santos-Dumont na aeronáutica, explicou como ele se interessou por aviação e comentou as previsões feitas por ele quanto ao futuro da navegação aérea. Ricamente ilustrada, a palestra também contou com novidades, como o fato de que Santos-Dumont, no início da carreira de aeronauta, era praticamente descrente da aviação. Foi apresentada, ainda, uma carta do Pai da Aviação relatando o começo da I Guerra Mundial, que passou despercebida por biógrafos e pesquisadores, e que se trata de verdadeiro testemunho histórico.
Ao fim da palestra houve o lançamento, acompanhado de sessão de autógrafos, do livro Ninguém ficou para trás – A operação de busca e resgate do voo 1907, de Maria Tereza Kersul. O livro conta a história da operação de busca e resgate da aeronave GOL 1907, que vitimou 154 pessoas. Publicado pela Action Editora, o livro revela, em suas 160 páginas e mais de 40 imagens, como os integrantes da operação de busca e resgate alcançaram seu objetivo maior: não deixar ninguém para trás. Alguns militares que participaram do resgate estiveram presentes ao encontro e foram aplaudidos pela plateia.
Aconteceu, também, lançamento e distribuição do livro Geniais inventores: brasileiros à frente do tempo, de autoria do 1º Ten Rodrigo Moura Visoni. O livro, que passa a fazer parte da Coleção do INCAER, retrata a trilogia de Bartolomeu de Gusmão, com a invenção do balão, de Augusto Severo, com a invenção do semirrígido e de Alberto Santos Dumont, com a invenção do avião.




246º ENCONTRO NO INCAER
"A Subchefia de Segurança e Defesa do COMGAR"
No 246º Encontro no INCAER, realizado em 28 de setembro de 2016, o Brig Inf Luiz Cláudio Topan ministrou a palestra “A Subchefia de Segurança e Defesa do COMGAR”.

É função da Subchefia de Segurança e Defesa do COMGAR coordenar, controlar e orientar as atividades da Infantaria da Aeronáutica no âmbito do COMAER, bem como atuar em operações de paz e em operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), quando legalmente solicitadas.
A Infantaria da Aeronáutica iniciou suas atividades no mesmo ano de criação da Força Aérea Brasileira, quando, pelo Decreto-Lei no 3.930, de 11 de dezembro de 1941, foram criadas seis Companhias de Infantaria de Guarda, destinadas a fornecer os elementos para assegurar a guarda, a vigilância e a defesa imediata das Bases Aéreas, Aeródromos, Campos de Pouso e Estabelecimentos da Aeronáutica.

A palestra do Brig Inf Topan encerrou breve ciclo analítico sobre a nova Infantaria, precedida pelo Brig Inf Mayworm, Comandante da 1ª Brigada de Defesa Antiaérea, que explanou, no 244º Encontro no INCAER, em maio de 2016, sobre o tema “O combate superfície-ar e suas contribuições para a missão da FAB”.
Ao final dos debates, ocasião em que a audiência pôde dirimir as dúvidas, o Diretor do INCAER, Ten Brig Ar Ailton dos Santos Pohlmann, realizou os agradecimentos, enfatizando a importância da nova Infantaria da Aeronáutica para a plena consecução dos planos e objetivos da Força Aérea Brasileira.
245º ENCONTRO NO INCAER
"A aeronave EMBRAER KC-390: projeto e desenvolvimento"
No dia 31 de agosto de 2016, durante o 245º Encontro no INCAER, foi proferida a palestra “A aeronave EMBRAER KC-390: projeto e desenvolvimento”, pelo Brigadeiro do Ar Paulo Roberto de Barros Chã, Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate e Chefe do Subdepartamento de Desenvolvimento e Programas.

O Brigadeiro Chã iniciou sua apresentação descrevendo todo o processo de aquisição de uma aeronave/armamento, do nascimento da necessidade à descrição do requisito operacional, citando os diversos órgãos participantes do ciclo.
Mostrando gráficos analíticos e planilhas de custo, citou todas as fases de desenvolvimento da moderna e versátil aeronave KC-390. Através de filme, a platéia pôde conhecer um pouco das campanhas de certificação do avião, ainda em curso.
A aeronave deverá entrar em operação em 2018, com um pacote de 28 unidades encomendadas para a FAB e uma carteira de intenções que inclui a República Tcheca e a Argentina, dentre outros países interessados.
Na parte final, com os debates, houve ótima interação com a platéia, com dúvidas e contribuições que abrilhantaram o evento.
244º ENCONTRO NO INCAER
"As pesquisas do IEAv e seus impactos na missão da FAB"

O Cel Av Roberto da Cunha Follador, Diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), localizado em São José dos Campos (SP), foi o palestrante do 244o Encontro no INCAER, realizado no dia 27 de julho de 2016, e que teve por tema “As pesquisas do IEAv e seus impactos na missão da FAB”.
O IEAv tem por missão ampliar o conhecimento científico e o domínio de tecnologias estratégicas para fortalecer o Poder Aeroespacial Brasileiro, e busca ser reconhecido como instituição de excelência e de referência internacional em pesquisas de tecnologias avançadas no campo aeroespacial.
Durante a palestra, o Cel Follador fez conhecer a estrutura organizacional do IEAv e mostrou as pesquisas relevantes que estão sendo feitas no instituto e seus impactos na missão da FAB. No instituto, são estudados, por exemplo, fenômenos físicos complexos, os efeitos da radiação proveniente do espaço em dispositivos eletrônicos, sistemas eletromagnéticos e materiais e dispositivos para aplicação aeroespacial.
Ao final, o Cel Follador foi contemplado com um diploma de participação e uma lembrança do INCAER pelo Maj Brig Ar R/1 Wilmar Terroso Freitas, Subdiretor de Divulgação, que representava o Diretor.

243º ENCONTRO NO INCAER
"O Corredor Histórico do Rio de Janeiro e o INCAER" e "A Cultura da Força Aérea no século XXI"
No dia 29 de junho de 2016, foi realizado, no Rio de Janeiro, o 243º Encontro no INCAER.
O encontro teve como tema a comemoração dos 30 anos do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica. Para tal foram proferidas as palestras “O Corredor Histórico do Rio de Janeiro e o INCAER” e “A Cultura da Força Aérea no séc XXI”, respectivamente pelo Cel Av Refm Marco Aurélio de Mattos e pelo Maj Brig Av R/1 José Roberto Scheer.
Na mesma oportunidade foi inaugurada a exposição permanente “INCAER – o prédio conta sua história” que está à disposição de todos em totens posicionados no interior do histórico prédio.
Ao término do Encontro, além do “Parabéns pra você”, e em comemoração ao aniversário do Instituto, houve uma apresentação da Banda de Música da Base Aérea do Galeão.
242º ENCONTRO NO INCAER
O Combate superfície-ar e suas contribuições para a missão da FAB
Com o objetivo de compreender o papel desempenhado pelos mísseis Superfície-Ar na defesa aeroespacial do futuro e valorizar a implantação da 1ª Brigada de Defesa Antiaérea (1ª BDAAE) como instrumento de combate na estrutura da Força Aérea Brasileira, o Brigadeiro de Infantaria Luiz Marcelo Sivero Mayworm, Comandante da 1ª BDAAE, ministrou durante o 242º Encontro no INCAER, no dia 25 de maio do corrente ano, a palestra “O Combate Superfície-Ar e suas contribuições para a missão da FAB”.
O Brigadeiro Mayworm fez um resumo histórico do Combate Superfície-Ar, começando pelo improviso da defesa antiaérea em 1914, passando pela coordenação da defesa aérea e antiaérea, ampliação do alcance de engajamento dos mísseis, surgimento dos mísseis portáteis, até chegar a situação atual da defesa antiaérea dos países.
Continuando sua explanação, o Brigadeiro se ateve à implementação da Brigada de Defesa Antiaérea. Relatou o que levou a sua criação, como é dividida, as empresas e órgãos associados a ela e os treinamentos que realizam.
Por fim explicou como se dá o Combate Superfície-Ar na Defesa Aeroespacial. Além disso, emprego dos mísseis de longo alcance, ameaças do combate superfície-ar, cenário da defesa aeroespacial para 2041, foram alguns dos temas também abordados.
Na mesma oportunidade foi realizada uma sessão de autógrafos do livro “Salgado Filho, uma Biografia”, de autoria do senhor Cosme Degenar Drummond. O livro aborda as conquistas dos trabalhadores na gestão do biografado frente ao Ministério do Trabalho, bem como as estratégias concebidas por Salgado Filho, já à frente do Ministério da Aeronáutica, na organização da recém criada FAB.
241º ENCONTRO NO INCAER
Brasil: Ameaças Transnacionais
No 241º Encontro no INCAER, realizado no dia 27 de abril de 2016, o Capitão-de-Mar-e-Guerra Márcio Bonifácio Moraes, Conferencista Emérito da Escola Superior de Guerra, proferiu a palestra “BRASIL: Ameaças Transnacionais”. O palestrante destacou as principais ameaças transnacionais, que são: narcotráfico, tráfico de armas e fluxo ilícito de capitais, terrorismo internacional, espionagem e sabotagem, e ameaças cibernéticas. Também abordou acontecimentos recentes, como os atentados terroristas de novembro de 2015, em Paris, e de março de 2016, em Bruxelas.
Em sua conclusão, chamou a atenção para os pontos vulneráveis do Brasil e da necessidade de nos prepararmos para enfrentar devidamente tais ameaças.
Encontro no INCAER 2019
O INCAER promove mensalmente, de março a novembro, o "Encontro no INCAER". O evento é aberto ao público em geral. Nessas ocasiões, personalidades ligadas à Aviação Civil e Militar encontram-se para debater temas da História Aeronáutica, bem como, aqueles ligados à atualidade da Aviação.
272º ENCONTRO NO INCAER
“KC-390 - A nova aeronave multiemprego da Força Aérea”
“KC-390 - A nova aeronave multiemprego da Força Aérea” foi o tema da palestra ministrada pelo Ten Cel Av Luiz Fernando Rezende, Comandante do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT).
Durante a abertura do Encontro, o Diretor do INCAER, Ten Brig Ar Paulo João Cury, ressaltou a importância da aquisição da aeronave para a Força Aérea, enfatizando que o KC-390 apresenta-se como uma das mais modernas propostas da categoria.
Em seguida, o Cel Ferraz abordou, em detalhes, sobre a operacionalidade da aeronave, destacando algumas de suas principais características como; maior mobilidade e flexibilidade, capacidade de executar missões de transporte aéreo logístico, reabastecimento em voo, busca e salvamento, busca e salvamento em combate, assalto aeroterrestre, controle aéreo avançado, combate a incêndios em voo, evacuação aeromédica, exfiltração aérea, infiltração aérea e reconhecimento aéreo. Salientou também, a capacidade de emprego tecnológico com o aumento da consciência situacional, redução da carga de trabalho a bordo, maximização das capacidades da aeronave e maximização da estratégia.
Por fim, apresentou os grandes desafios no que tange a novas capacidades, doutrina, conceito de emprego e mudança de mentalidade para cumprir a missão de operar a maior aeronave militar desenvolvida e produzida no Hemisfério Sul, o KC-390 Millennium.
Ao final da palestra, o Diretor do INCAER, enfatizou sobre o novo conceito de manutenção da aeronave, realizada de acordo com o tipo de operação que esta executa. Logo após, efetuou os agradecimentos ao palestrante, e entregou o diploma de participação e lembrança do Instituto.
271º ENCONTRO NO INCAER
“1964 – Precursores da Academia da Força Aérea – o novo “ninho das águias”
O Cel Dent R/1 Cláudio Passos Calaza, Professor de História Militar da Academia da Força Aérea (AFA), foi o palestrante do 271º Encontro no INCAER, ocorrido no dia 30 de outubro de 2019.
A palestra teve como tema “1964 – Precursores da Academia da Força Aérea – o novo “ninho das águias”, baseada no livro de mesmo nome, de autoria do Cel Calaza e do professor e pesquisador Sr. Hermelindo Lopes Filho, que conta a história da turma de cadetes de 1964 que iniciou a instrução aérea em Pirassununga e todo o processo de mudança de sede da Escola de Aeronáutica, do Rio de Janeiro, para o interior de São Paulo.
O Cel Calaza salientou que mediante as pesquisas e as memórias dos integrantes da turma de aspirantes aviadores de 1964 foi possível cumprir tal missão. Além disso, explanou sobre as dificuldades dessa pesquisa para a confecção do livro, seu objetivo, relevância e a metodologia aplicada.
Ao final da palestra, o Conselheiro do INCAER e ex-Comandante da AFA, Brigadeiro Ar Refm Clóvis de Athayde Bhorer, a convite do Diretor do INCAER, Ten Brig Ar R/1 Rafael Rodrigues Filho, realizou os agradecimentos e entregou ao palestrante diploma e lembrança do Instituto.
Brig Athayde e Cel Calaza
Sessão de autógrafos ao final do evento
Sr Hermelindo e Cel Calaza
270º ENCONTRO NO INCAER
“COMARA – Desafio amazônico”
O 270º Encontro no INCAER, realizado no dia 25 de setembro de 2019, teve como tema “COMARA – Desafio amazônico”. A palestra foi apresentada pelo Brig Eng Raymundo Ubirajara da Fonseca Salgado, Subdiretor de Planejamento da Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica (DIRINFRA).
O Brig Salgado apresentou as atividades da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA) no Contexto Amazônico e a sua capacidade militar. Para tal, passou pelo histórico da unidade, pelos desafios enfrentados, as obras que estão em andamento, as tecnologias empregadas e as soluções logísticas e administrativas para o cumprimento da missão.
Ao término da apresentação, o Subdiretor de Divulgação e Apoio do INCAER, Brig Ar R/1 Roberto Ferreira Pitrez, proferiu as palavras de agradecimento ao palestrante. Logo após, entregou o diploma de participação e lembrança do Instituto.
Como de costume, a apresentação contou com a prestigiosa participação de membros do Conselho Superior do INCAER.
Brig Salgado e Brig Pitrez (Subdiretor de Divulgação e Apoio do INCAER)
Membros do Conselho Superior do INCAER
269º ENCONTRO NO INCAER
“Bruxas da noite: As aviadoras soviéticas na Segunda Guerra Mundial”
No dia 30 de julho de 2019, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, INCAER, realizou o 269º Encontro no INCAER com o tema “Bruxas da Noite: as aviadoras soviéticas na Segunda Guerra Mundial”, ministrado pelo Cel (EB) Carlos Roberto Carvalho Daróz, professor e historiador militar.
A palestra teve como objetivo apresentar a participação da mulher na guerra, particularmente a fantástica e inédita experiência das corajosas jovens aviadoras soviéticas na luta contra o Nazismo, batizadas pelos alemães de “Bruxas da Noite”, abordada na obra escrita pelo Cel Daróz e sua filha, a escritora Ana Daróz.
Em sua apresentação, o Cel Daróz, além de discorrer sobre a trajetória das mulheres nas diversas guerras que a humanidade já protagonizou, detalhou como as soviéticas que, em sua maioria, se tornaram heroínas na União Soviética, utilizavam, com muita bravura, aeronaves antigas da Primeira Guerra Mundial para atacar as linhas alemãs durante a noite. Contou histórias peculiares de como essas heroínas fizeram para participar dos grupos militares, antes permitidos somente para homens e, por fim, apresentou o atual cenário feminino nas Forças Armadas pelo mundo.
Cel Daróz e o Assessor do INCAER Cel Mattos
Ao término da apresentação, o Diretor do INCAER, Ten Brig Rodrigues Filho, convidou o Cel Refm Marco Aurélio de Mattos, assessor da Assessoria para a História Geral da Aeronáutica Brasileira do INCAER, para proferir palavras de agradecimento e entregar ao Cel Daróz o diploma de participação.
Cel Daróz e o Subdiretor de Cultura do INCAER Maj Brig Scheer
Encerrando o Encontro ocorreu uma sessão de autógrafos do Livro “Bruxas da Noite, as Aviadoras Soviéticas na Segunda Guerra Mundial” que discorre com mais detalhes as ações dessas heroínas.
268º ENCONTRO NO INCAER
“Reestruturação da FAB - BASC X ALA 12”
O 268º Encontro no INCAER, realizado no dia 27 de junho de 2019, teve como tema “Reestruturação da FAB - BASC X ALA 12”. A palestra foi apresentada pelo Cel Av Alessandro Cramer, Comandante da Ala 12.
Durante a apresentação, o Cel Cramer nos trouxe informações relevantes sobre as grandes transformações na estrutura organizacional da Força Aérea Brasileira, discorreu sobre os fundamentos da reestruturação, no que tange à concentração das atividades administrativas e a padronização das organizações, a comparação do modelo institucional da Base Aérea com o modelo da Ala, as vantagens operacionais e o futuro da Ala 12.
Ao término da apresentação, o Subdiretor de Divulgação do INCAER, Brig Ar R/1 Roberto Ferreira Pitrez, proferiu as palavras de agradecimento ao palestrante, materializada pelo diploma de participação e lembranças do Instituto.
267º ENCONTRO NO INCAER
“CGNA: O Controle de fluxo e CNS/ATM”
Cel Sidnei durante a Apresentação
O 267º Encontro no INCAER, realizado no dia 29 de maio de 2019, teve como tema “CGNA: o controle de fluxo e CNS/ATM”. A palestra foi apresentada pelo Cel Av Sidnei Nascimento de Souza, Comandante do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA).
O Cel Sidnei explanou sobre estrutura operacional do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) e de que maneira sua metodologia para tomada de decisões colaborativas em cenários críticos complexos pode influenciar os resultados para o balanceamento de demanda da Aviação Civil com a capacidade aeroportuária, entrevendo recursos acadêmicos e produtos nacionais de Defesa.
Ao término da apresentação o Diretor do INCAER, Ten Brig Ar R/1 Rafael Rodrigues Filho, convidou o ex-diretor do Instituto, Ten Brig Ar R/1 Aílton dos Santos Pohlmann, a proferir as palavras de agradecimento ao palestrante. Logo após entregou o diploma de participação e lembrança do Instituto.
Como de costume, a apresentação contou com a prestigiosa participação de membros do Conselho Superior do INCAER.
Cel Sidnei e o Ten Brig Rodrigues Filho
Cel Sidnei e o Ten Brig Pohlmann (Conselheiro do Incaer)
266º ENCONTRO NO INCAER
“Operação Cruzex: planejamento, execução e lições aprendidas”
Com a finalidade de divulgar as ações desenvolvidas no exercício operacional multinacional promovido pela Força Aérea Brasileira (FAB), o Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX), o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) recebeu, no dia 24 de abril de 2019, o Ten Cel Av Gustavo PESTANA Garcez, Chefe da Divisão de Doutrina do Comando de Preparo, que ministrou a palestra: “Operação Cruzex: planejamento, execução e lições aprendidas”.
O 266º Encontro no INCAER, que teve o Subdiretor de Divulgação do Instituto, Brig Ar R/1 Roberto Ferreira Pitrez, abrindo o evento, teve como objetivo mostrar ao público presente como funciona cada etapa de uma complexa operação de treinamento, suas dificuldades e os resultados obtidos.
No decorrer da apresentação, o Ten Cel Pestana destacou os processos de planejamento, o histórico da Operação, bem como as lições aprendidas.
Ao término da explanação, o Brig Pitrez convidou o Brig Athayde a proferir as palavras de agradecimento ao Ten Cel Pestana e entregar-lhe o diploma de participação.
265º ENCONTRO NO INCAER
“A formação dos Cadetes do Ar”
No dia 27 de março de 2019, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) realizou o 265º Encontro no INCAER, tendo como palestrante o Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, Comandante da Academia da Força Aérea (AFA), que apresentou o tema “A Formação dos Cadetes do Ar”.
A palestra teve como objetivo apresentar ao público presente como funciona, atualmente, a rotina de um cadete, bem como apresentar as mudanças e aprimoramentos inerentes à nova geração de jovens que ingressam na AFA.
O Brig David discorreu sobre a missão, a história e a organização da Academia, além de explicar o funcionamento das divisões de ensino e de operações aéreas. Pontuou as organizações sediadas no complexo da AFA, assim como os projetos sociais desenvolvidos.
Ao término da apresentação, o Diretor do INCAER, Ten Brig Rodrigues Filho convidou o Brig Athayde (comandante da AFA no período de 13 de janeiro de 1976 a 08 de março de 1979) a proferir algumas palavras ao Brig David e entregar o diploma de participação.
Encerrando o Encontro, foi lançado o Livro “Bruxas da Noite, as Aviadoras Soviéticas na Segunda Guerra Mundial”, de autoria de Ana e Carlos Daróz.
Encontro no INCAER 2017
O INCAER promove mensalmente, de março a novembro, o "Encontro no INCAER". O evento é aberto ao público em geral. Nessas ocasiões, personalidades ligadas à Aviação Civil e Militar encontram-se para debater temas da História Aeronáutica, bem como, aqueles ligados à atualidade da Aviação.
256º ENCONTRO NO INCAER
"DÓ, RÉ, MI, FAB - Nas Asas do Universo Musical"

O “256º Encontro no INCAER”, realizado na tarde do dia 29 de novembro de 2017, emocionou a plateia presente com apresentações de três pequenos grupos musicais formados por integrantes das Bandas de Música sediadas na Base Aérea dos Afonsos e nas Alas 11 e 12.
No já tradicional evento, que encerrou, simbolicamente, o calendário cultural do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) no ano de 2017, foram interpretadas músicas populares brasileiras conhecidas pelos públicos interno e externo, bem como obras internacionais, enriquecidas pela execução até mesmo de instrumentos musicais não previstos nas estruturas funcionais das Bandas de Música da Força Aérea Brasileira, como é o caso do “acordeão”, tocado pelo 1º Ten QOEA MUS Paulo Maurício Gomes, da Ala 11.
Propiciando um repertório eclético à audiência, os grupos executaram, dentre outras, as obras: “Na Baixa do Sapateiro”, de Ary Barroso, que contou com o solo de violão do Maj Brig Ar Refm Wilson Freitas do Valle e com o Ten Cel Esp Com Refm Francisco Eugênio Ribeiro na percussão; “ Fibra de Herói”, letra de Teófilo Barros Filho e música de César Guerra Peixe, excepcionalmente em ritmo de rock; a clássica canção italiana “Con Te Partiró”, letra de Lúcio Quarantotto e música de Francisco Sartori, cujo solista, 1º Sgt Rafael Bezerra de Souza, da Banda de Música da Base Aérea de Santa Cruz, foi aplaudido de pé; a famosa “Luíza”, de Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim; “Vida de Viajante”, do genial instrumentista e sofisticado criador de melodias e harmonias Luiz Gonzaga do Nascimento; e “Jura”, composta por José Barbosa da Silva, o “Sinhô do Samba”.
Para abrilhantar ainda mais o Encontro, a equipe de Museologia do INCAER providenciou uma exposição alusiva à atividade musical, contendo diversos instrumentos musicais, equipamentos antigos que eram utilizados para a confecção de partituras musicais, assim como “banners” e fotografias contando a história deste importante elemento difusor de cultura denominado Banda de Música.
Na mesma oportunidade, foi lançado o opúsculo intitulado “DÓ, RÉ, MI, FAB – Nas Asas do Universo Musical”, com tarde de autógrafos da 1º Ten QOCon Tec (HIS) Bruna Melo dos Santos, do efetivo do INCAER e autora do compêndio.



255º ENCONTRO NO INCAER
"O Centro de Operações Espaciais"

O Coronel Aviador Marcelo Vellozo Magalhães proferiu a palestra “O Centro de Operações Espaciais (COPE)”, no 255º Encontro no INCAER, realizado no dia 25 de outubro de 2017, familiarizando a audiência sobre as especificidades do COPE.
Organização militar subordinada ao Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), o COPE está incumbido de preparar operadores de satélites, integrar as operações aéreas da Força Aérea Brasileira com as operações espaciais, sendo também, responsável pela capacitação dos profissionais envolvidos na operação e monitoramento do primeiro satélite brasileiro, o SGDC, Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações.
O SGDC dará mais segurança à transmissão de informações estratégicas do país, sendo sua execução realizada de forma compartilhada entre o Ministério da Defesa e a Empresa de Telecomunicações Brasileiras (TELEBRAS). Os militares são os responsáveis pela operação da banda X, frequência destinada exclusivamente ao uso do Ministério da Defesa. Já a banda Ka, que irá ampliar a oferta de banda larga, será operada pelos técnicos da TELEBRAS.
Durante o debate, foram explanadas excelentes questões acerca das operações realizadas pelo SGDC, elucidando as dúvidas da plateia.

254º ENCONTRO NO INCAER
"O Superior Tribunal Militar"

O 254º Encontro no INCAER, realizado no dia 27 de setembro de 2017, teve como tema “O Superior Tribunal Militar”. A palestra foi apresentada pelo Exmo. Sr. Ten Brig Ar Refm William de Oliveira Barros, Ministro do Superior Tribunal Militar (STM).
O Ten Brig William explanou sobre a história e a organização da Justiça Militar da União, passando por suas competências e funcionamento. Delineou temas que se encontram em pauta atualmente no STM, como a atualização do Código Penal Militar e do Código Processual Penal Militar, finalizando com as perspectivas da JMU para 2018.
Durante o painel, exemplificou a atuação da Justiça Militar por meio de casos ocorridos, atuais ou do passado recente.
Pela primeira vez o novo Diretor do INCAER, Ten Brig Ar R/1 Rafael Rodrigues Filho, teve a oportunidade de atuar como anfitrião do evento.
Como de costume, a apresentação contou com a prestigiosa participação de membros do Conselho Superior do INCAER.


253º ENCONTRO NO INCAER
"Concepção de Emprego de Reconhecimento Aéreo e as capacidades dos sensores do 1º/10º GAv"
“Concepção de Emprego de Reconhecimento Aéreo e as capacidades dos sensores do 1º/10º GAv”, foi o tema do 253º Encontro no INCAER, realizado no dia 30 de agosto de 2107, que teve como palestrante o Major Aviador Murilo Grassi Salvatti, Adjunto da Divisão de Preparo Operacional do Comando de Preparo (COMPREP).
O Maj Salvatti nos trouxe informações relevantes sobre as grandes transformações na estrutura organizacional da Força Aérea Brasileira através do COMPREP, órgão responsável pelo planejamento e controle das atividades permanentes e rotineiras de preparo, e o seu emprego por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE).
“Na área operacional, a Força Aérea Brasileira vive um momento de transformação, que envolve o desenvolvimento e a aquisição de aeronaves e equipamentos bélicos, processos de modernização, planejamento baseado em capacidades, além do desenvolvimento de uma metodologia de trabalho para organizar e sistematizar as atividades de preparo da FAB”, assim elucidou o Maj Salvatti.
Nesse contexto, a FAB se consolida como referência em missões de reconhecimento tático, e o 1/10º Grupo de Aviação, subordinado à ALA 4, detém a expertise no emprego do reconhecimento aéreo, fornecendo informações atualizadas produzidas através do reconhecimento visual, fotográfico, meteorológico, eletro-óptico e infravermelho, o que nos coloca em posição de destaque no cenário internacional.

Ao fim da palestra, o Diretor do INCAER, Ten Brig Ar R/1 Ailton dos Santos Pohlmann, entregou diploma e lembrança do Instituto ao palestrante.
252º ENCONTRO NO INCAER
"O Instituto de Aplicações Operacionais (IAOP)"
No dia 26 de julho de 2017, aconteceu o 252º Encontro no INCAER, quando o Coronel Aviador José Virgílio Guedes de Avellar, Diretor do Instituto de Aplicações Operacionais (IAOP), realizou uma apresentação sobre essa organização subordinada ao Comando de Preparo (COMPREP).
O Cel Avellar nos proporcionou uma interessante palestra sobre o IAOP, Instituto de referência no Brasil e no exterior, reconhecido pela excelência de sua contribuição técnico-científica aplicada às atividades operacionais, geração de conhecimento e apoio à decisão.
A unidade, também, concentra profissionais qualificados para realizar avaliações operacionais e soluções para questões nas áreas de Guerra Eletrônica, Comando e Controle e Sistemas de Armas, visando a contribuir para o adequado preparo e o correto emprego da Força Aérea Brasileira.

Após a palestra, houve a abertura da mostra filatélica “A vida de Santos-Dumont na Filatelia” organizada pelo Capitão de Mar-e-Guerra Reformado Fernando Antônio Borges Fortes de Athayde Bohrer, membro associado à Federação Brasileira de Filatelia. A Mostra conta, através dos selos, um pouco sobre a gloriosa trajetória do Pai da Aviação.


251º ENCONTRO NO INCAER
"O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI)"
O Coronel Aviador César Augusto O’Donnell Alvan, Diretor do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), foi o palestrante do 251º Encontro no INCAER, ocorrido no dia 28 de junho de 2017.
O IFI, uma “organização de referência internacional para o fomento do complexo científico-tecnológico aeroespacial”, foi o tema explanado, com propriedade, pelo Cel O’Donnell. O Instituto, único órgão qualificador de pessoal da América Latina e responsável por coordenar toda atividade de tecnologia industrial básica da FAB, tem como missão realizar e implementar soluções eficientes para garantia do desempenho, da segurança e da disponibilidade de produtos e sistemas aeroespaciais do interesse do Comando da Aeronáutica. Presta também, serviços com rigor científico, nas áreas de normalização, metrologia, certificação, propriedade intelectual e transferência de tecnologia, como também, na coordenação industrial, com vistas ao alcance da eficácia no cumprimento da missão.
Ao final da palestra, o Subdiretor de Cultura do INCAER, Maj Brig Ar José Roberto Scheer, representando o Diretor, Ten Brig Ar Aílton dos Santos Pohlmann, realizou os agradecimentos e entregou ao palestrante diploma e lembrança do Instituto.
Realiza, também, “ensaios em voo”, pesquisa aplicada e formação de pessoal especializado, com excelência, rigor científico e segurança.
Tivemos ainda, a sessão de autógrafos do livro “A Criação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA”, de autoria do Maj Brig Ar Refm Irineu Rodrigues Neto.
O livro relata episódios envolvendo a transição da antiga Diretoria de Eletrônica e Proteção ao Voo para o atual Departamento de Controle do Espaço Aéreo.


250º ENCONTRO NO INCAER
"O Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV)"

O 250º Encontro no INCAER, ocorrido no dia 31 de maio de 2017, contou com a presença do Coronel Aviador Silvio Lúcio Cunha Bastos, Diretor do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV).
O Coronel Lúcio nos brindou com interessante apresentação sobre o IPEV, cuja finalidade é a de efetuar atividades de instrumentação de aeronaves e telemetria de dados, para apoio à pesquisa, ao desenvolvimento e à certificação de produtos aeronáuticos, visando à validação do projeto e à segurança da operação. Além disso, o IPEV tem como atribuições testar, em voo, tais produtos, a fim de garantir o fiel cumprimento operacional da missão.
Realiza, também, “ensaios em voo”, pesquisa aplicada e formação de pessoal especializado, com excelência, rigor científico e segurança.
O evento foi abrilhantado pela exposição “Asas Pioneiras”, composta por acervo de quadros e aquarelas sobre aviação, pertencentes ao Museu Aeroespacial, retratando aeronaves antigas voadas no Brasil.
Logo após a palestra, houve sessão de autógrafos do livro “Reminiscências de Aviador – Histórias de um Piloto da Força Aérea Brasileira”, do Coronel Aviador Raul Galbarro Vianna. O livro conta, de forma poética, relatos sobre situações vividas pelo autor, como Piloto da Força Aérea Brasileira.



249º ENCONTRO NO INCAER
"As Revoltas de Jacareacanga e de Aragarças"

O Coronel de Infantaria da FAB João Rafael Mallorca Natal, oficial da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica e membro do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil, proferiu a palestra “As Revoltas de Jacareacanga e de Aragarças”, no 249º Encontro no INCAER, ocorrido no dia 26 de abril de 2017.
Durante a explanação, o Cel Rafael detalhou os principais eventos ligados às revoltas de Jacareacanga, ocorrida em 1956, e de Aragarças, em 1959, explanando o clima de insatisfação que existia na Caserna, o que acarretou no surgimento de tais movimentos revolucionários. As manifestações visaram a afastar do poder grupos que controlavam, naquela época, o governo brasileiro, acusados de corrupção e de malversação de recursos públicos.
Após a apresentação, houve sessão de autógrafos do livro CONTATO - Aviação e Arte, de Mauro José de Godoy Moreira, Mestre Brasileiro da Aviation Art e fundador e primeiro Presidente da Associação Brasileira de Artistas em Arte Aeroespacial (ABRARTA).


248º ENCONTRO NO INCAER
"Voando na Grande Guerra: os aviadores brasileiros na 1ª Guerra Mundial"

“Voando na Grande Guerra: os aviadores brasileiros na 1ª Guerra Mundial” foi o tema da palestra ministrada pelo Cel Carlos Roberto Carvalho Daróz no 248º Encontro no INCAER, realizado no dia 29 de março de 2017. Mestre em Operações Militares e Oficial de Artilharia da Reserva do Exército Brasileiro, o Cel Daróz é, ainda, membro do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil e pesquisador associado do Centro de Estudos e Pesquisa em História Militar da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército Brasileiro.
A apresentação discorreu sobre a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e a participação de pilotos militares brasileiros no conflito, formados, em sua maioria, pela recém-criada Escola de Aviação Naval (1916).
Após a palestra, o Cel Daróz procedeu a uma sessão de autógrafos do livro O Brasil na Primeira Guerra Mundial – A longa travessia. Na obra, o Cel Daróz narra a presença brasileira na guerra e mostra qual foi a real contribuição do Brasil para os Aliados no conflito e as consequências disso para o país.


Encontro no INCAER 2015
O INCAER promove mensalmente, de março a novembro, o "Encontro no INCAER". O evento é aberto ao público em geral. Nessas ocasiões, personalidades ligadas à Aviação Civil e Militar encontram-se para debater temas da História Aeronáutica, bem como, aqueles ligados à atualidade da Aviação.
240º ENCONTRO NO INCAER
Encontro no INCAER discute as novas ameaças do século XXI
Além das constantes ameças terroristas de grupos radicais como Estado Islâmico, a recente possibilidade de ataques cibernéticos a infraestruturas estatais e uma nova geopolítica do poder com a ascensão da China, ainda paira no mundo o terror de um conflito atômico sem precedentes. Essas foram algumas questões abordadas pelo General de Exército José Benedito de Barros Moreira no 240º Encontro no INCAER, com a palestra “As novas ameaças do Século XXI”, realizada no dia 25 de novembro, na sede do Instituto.
Com a experiência de ter sido Secretário de Política, Estratégia e Assuntos Internacionais e Assessor do Ministro da Defesa, Conselheiro Militar na Representação Brasileira junto à Conferência do Desarmamento na ONU, Comandante da Escola Superior de Guerra e Conselheiro Nacional da Cruz Vermelha Brasileira, o General fez uma análise do cenário atual entre as nações, desde as implicações das mudanças climáticas até a moderna guerra cibernética.
O militar enfatizou também que estamos vivendo, atualmente, uma nova guerra fria, uma vez que a Estratágia Militar americana, de 2015, define a Rússia como um estado revisionista, e esta, em sua Doutrina de Guerra, define os EUA e a OTAN como uma ameaça militar à existência russa. “As divergências entre Rússia e EUA na Síria é sintomática, ainda mais agora com o abatimento de uma aeronave russa pela Turquia, que pertence à OTAN. A existência do bipolo China-Rússia, desde já, é um freio à pretensão dos EUA de liderar, sozinho, os destinos do mundo. Saber aceitar essa realidade pode ser a chave para impedir um holocausto nuclear que colocaria a humanidade em risco de extinção”, concluiu o General Barros Moreira.
239º ENCONTRO NO INCAER
Reencontro celebra 50 anos de criação da
Aviação de Reconhecimento e Ataque no Brasil
Há exatos cinquenta anos, nascia a Esquadrilha de Reconhecimento e Ataque (ERA) da Força Aérea Brasileira, que utilizava as lendárias aeronaves North American T-6 nas primeiras operações aéreas especiais do Brasil. Para resgatar parte dessa importante história da Aeronáutica brasileira e congraçar as novas e as velhas gerações, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) realizou um “Encontro no INCAER” especial, dedicando sua edição 239º ao tema: “Aviação de reconhecimento e ataque – A saga dos guerreiros polivalentes”.
Muitas histórias e emoções foram revividas. Cerca de 150 convidados de diversas localidades do Brasil, entre combatentes da ativa e da reserva, puderam realizar uma volta ao passado e rememorar a história das Esquadrilhas de Reconhecimento e Ataque (ERA), sua evolução para os Esquadrões de Reconhecimento e Ataque e para os Esquadrões Mistos de Reconhecimento e Ataque (EMRA), bem como a criação do Esquadrão Joker, escola de formação desses pilotos fundada em Natal/RN, em funcionamento até hoje.
Além de palestra, uma exposição foi montada no saguão do auditório do INCAER com as bolachas dos antigos esquadrões, quadros, fotografias, diplomas e maquetes das aeronaves; macacões de voo originais, capacetes, coldres e facas utilizadas nas missões; jornais de época, livros históricos e uma linha do tempo em formato eletrônico. Houve também o lançamento de um opúsculo intitulado Aviação de Reconhecimento e Ataque na FAB, a saga dos guerreiros polivalentes – Nem melhor, nem pior, nem diferente...polivalente e a entrega do registro oficial em encadernação de luxo da Canção do 3º EMRA ao 3º/8º GAv, herdeiro do 3º EMRA, representado pelo Oficial de Operações, Major Aviador Aislan Brum Cursi.
Memórias
O pesquisador aeronáutico e um dos ex-integrantes do EMRA, Cel Av Ref Aparecido Camazano Alamino, apresentou uma palestra com toda a evolução dos esquadrões e as operações reais por eles efetivadas. Segundo ele, as ERA foram criadas para executar operações aéreas especiais como missões de repressão ao contrabando, patrulhamento de fronteiras, campos de pouso clandestinos, destruição de plantações ilegais, combate a operações de guerrilha e ao roubo de gado. Como as atividades dos esquadrões estavam sendo implementadas, as missões envolviam muitos riscos, como conta o Coronel Aviador Renato Paiva Lamounier, um dos fundadores do ERA 20, em Santa Cruz/RJ.

“Certa vez, decolamos de Cumbica/SP para Campo Grande/MT, com a missão de destruir plantações de maconha. Era o ano de 1964. Erámos cinco aeronaves carregadas de napalm. O tempo estava muito fechado e só a aeronave do líder operava por instrumentos. Desta forma, tínhamos que ficar de olho nele para não o perdermos, pois caso isso ocorresse, o elemento ficaria às cegas e não teria como voltar devido às condições meteorológicas. Lembro-me de ter sido uma das viagens mais tensas que já fiz em toda a minha vida. Uma experiência inesquecível”, relembra.
Lamounier participou também da Operação CATRAPO 1, realizada em 1965 na Base Aérea de Santa Cruz/RJ. “Nunca esquecerei de uma das instruções da Operação CATRAPO 1, que consistia em uma missão noturna em que as aeronaves voavam com todas as luzes apagadas. Nessa doutrina americana, trazida pelos pilotos recém-chegados do Vietnã, oriundos do 605th Air Command Squadron Compost, nossa única referência das alas eram as chamas que saíam do motor do avião. A grande dificuldade era que a pupila dilatada pela escuridão se comprimia rapidamente pela luz doflare utilizado para iluminar o alvo. Após o ataque, quando o flare se apagava, até que nossa vista se adaptasse novamente à escuridão, não víamos nada. Era literalmente um voo às escuras. Essas missões eram muito arriscadas, mas nunca houve qualquer incidente”, relata Lamounier.
Outro que teve a vida por um fio foi o Coronel Aviador Francisco José Degrazia Dellamora, um dos responsáveis pela transferência do ERA 1 de Canoas/RS para o EMRA 1, em Belém/PA. “No ano de 1974, passamos por uma situação muito delicada. Estávamos apoiando uma missão do Exército quando um cabo daquela força efetuou um disparo acidental de fuzil dentro do helicóptero, danificando o sistema hidráulico e o sistema de transmissão da aeronave. Esses são sistemas críticos e, segundo apuramos com um piloto de provas da fabricante do helicóptero, a empresa Bell, em um caso semelhante ocorrido no Vietnã, a aeronave explodiu em dez minutos devido a pressão de transmissão ser zero. Também estávamos com a pressão zero, mas tivemos a sorte de pousar na localidade de Cajueiro, entre Marabá e São Geraldo, após 7 minutos do incidente. Foi uma situação bastante difícil mas, graças a Deus, estamos aqui para contar essa história”, relembra.
O ex-Comandante da Aeronáutica, Ten Brig Ar Carlos Alberto Baptista, conta que comandava o 1º/14º Grupo de Aviação de Caça quando foi designado para criar o Esquadrão que receberia 16 aviões T-6 que formariam o ERA 51, em 1965. Foi uma missão muito difícil e ao mesmo tempo prazerosa, pois tive apenas três meses para organizar tudo, hangares, salas de comando, operações, sala das esquadrilhas, suprimentos, instrução etc. antes da chegada dos aspirantes. Foi uma loucura, pois deixei o comando do 1º/14º com o meu Oficial de Operações e me dediquei de corpo e alma à recepção dos novos aspirantes. Quando eles chegaram, tudo estava pronto. Para comemorar, fizemos um voo com todas as 16 aeronaves. Foi muito emocionante. Depois da criação do ERA, voltei a comandar o grupo de caça e meu operações foi designado como o primeiro comandante do ERA 51. Essa recordação trago com muito carinho pois tive a honra de preparar terreno para que o Esquadrão pudesse operar e tudo foi a contento”, relembra Ten Brig Baptista.
O resgate de uma história
Para o Subdiretor de Cultura do INCAER e idealizador da homenagem, Major-Brigadeiro do Ar José Roberto Scheer, umas das principais contribuições das ERA e dos EMRA foram as missões de segurança interna; a participação no Projeto RADAM e RADAM-BRASIL, que realizou a cobertura da Região Amazônica por imagens aéreas de radar, possibilitando um amplo estudo integrado do meio físico e biótico das regiões abrangidas pelo projeto; a contribuição ao Projeto DINCART (Dinamização da Cartografia), com a finalidade de elaborar cartas de navegação atualizadas de todo o Brasil; e a formação dos primeiros controladores de defesa aérea do país. “Esse importante capítulo da história da FAB não podia ficar esquecido. Reunir toda essa turma, de diferentes lugares do Brasil para reviver tantas histórias já valeu à pena, quanto mais o resgate da memória para o conhecimento e aprendizado das novas gerações, isso não tem preço”, conclui o Maj Brig Scheer.
Estiveram presentes ao Encontro no INCAER o Exmo. Sr. Ex-Comandante da Aeronáutica, Ten Brig Ar Carlos de Almeida Baptista, Ex-Diretor do INCAER, Ten Brig Ar Paulo Roberto Cardoso Vilarinho, Presidente da CFIAE, Ten Brig Ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes, e o General de Exército Paulo César de Castro.

238º ENCONTRO NO INCAER
O Programa Estratégico de Sistemas Espaciais é apresentado
no 238º Encontro no INCAER
O Presidente da Comissão de Coordenação de Sistemas Espaciais, Maj Brig Ar Carlos Minelli de Sá, proferiu a palestra “Programa Estratégico de Sistemas Espaciais” no 238º Encontro no INCAER, realizado em 26 de agosto de 2015. O palestrante explicou que países sul-americanos como Argentina, Bolívia, Chile e Venezuela já possuem satélites de observação, e que o aproveitamento das poucas zonas orbitais disponíveis por satélites brasileiros é uma necessidade com fundamentação estratégica em tempo de paz e, principalmente, em operações de segurança nacional. Para tanto, o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE) foi elaborado pela Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE), criada em 2012, responsável por coordenar os trabalhos referentes à definição e à implantação de sistemas espaciais, bem como da respectiva infraestrutura de apoio. A meta da CCISE é lançar um satélite de pequeno porte por ano, o que muito contribuirá para as telecomunicações, o mapeamento de informações, o monitoramento espacial e a observação da Terra.
237º ENCONTRO NO INCAER
Independência Tecnológica no Brasil
O Brasil é uma das maiores nações do mundo em população, território, riquezas naturais, diversidade biológica e energias renováveis. Mas o que nos falta para sermos independentes tecnologicamente e verdadeiramente soberanos? Esse foi o debate promovido pelo engenheiro Carlos Alberto Rayol, gerente da Divisão de Transmissão da Eletrobrás e autor do livro Independência e soberania – Uma escolha para o Brasil, no 237º Encontro no INCAER, que ocorreu no dia 29 de julho.
Com a palestra Independência tecnológica do Brasil, Rayol fez uma análise estratégica sobre tecnologia e progresso das nações, enfatizando a necessidade de o Brasil mudar sua matriz de exportação e valorizar a produção científica e tecnológica, passando a exportar mais produtos de maior valor agregado em relação às atuais commodities.
Em sua análise, o palestrante abordou também o processo de drenagem de cérebros para países desenvolvidos e o abismo entre o porte do Brasil e seu grau de desenvolvimento tecnológico.
Após a apresentação, seguiu-se uma intensa sessão de debates.
236º ENCONTRO NO INCAER
O Ensino Continuado e o Sistema de Pós-Graduação na Aeronáutica
O 236º Encontro no INCAER, realizado no dia 24 de junho, apresentou para a plateia de militares e civis os novos conceitos que estão orientando a formação e o aprimoramento da carreira profissional dos oficiais no âmbito do Comando da Aeronáutica. A palestra “O ensino continuado e o Sistema de Pós-graduação na Aeronáutica” foi proferida pelo Vice-Reitor da Universidade da Força Aérea (UNIFA), Brigadeiro Intendente R/1 Luiz Tirre Freire, que demonstrou a estrutura acadêmica da UNIFA, bem como suas linhas de pesquisa e projetos de qualificação acadêmica.
O Brig Tirre adiantou que está em andamento a ativação de novos grupos de pesquisa em Logística Operacional, Segurança Cibernética e Eficácia do Emprego do Poder Aéreo, bem como o Desenvolvimento dos Cursos de Mestrado Profissional em Desempenho Humano para o Poder Aeroespacial e em Gestão de Defesa, e a reativação do Curso de Doutorado em Ciências Aeroespaciais.
Para firmar a excelência do ensino promovido pela UNIFA e a atualização constante de seus conteúdos programáticos, o Vice-Reitor afirmou que a Pró-Reitoria de Extensão vem celebrando acordos, convênios e parcerias com instituições de ensino, agências fomentadoras e organismos públicos e privados, bem como ações de inserção do corpo docente nos programas de intercâmbio e parcerias acadêmicas que incluem bolsas de estudo, cursos, estágios, congressos, seminários e atividades de cooperação nacional e internacional.
235º ENCONTRO NO INCAER
Guerra Nuclear e suas implicações no Brasil
Nos últimos anos, dados oficiais de organismos internacionais tem apontado uma redução do arsenal nuclear em relação ao período da Guerra Fria. Entretanto, a ameaça não diminuiu. Essas armas estão cada vez mais letais e precisas. Essa é a constatação do professor Guilherme Pereira, que proferiu a palestra “A guerra nuclear – um fantasma do passado ou um pesadelo para o futuro?”, no 235º Encontro no INCAER, realizado no dia 27 de maio desse ano.
As características e as consequências de um conflito nuclear generalizado, a estratégia e as táticas de seu emprego nos diversos cenários de operação e as implicações para o Brasil foram traçadas pelo palestrante. O professor Guilherme revelou o risco representado pela disseminação de artefatos químicos e biológicos e das armas nucleares portáteis de baixa potência, que podem ser empregadas nas guerras assimétricas por grupos terroristas.
Na parte final de sua apresentação, o pesquisador traçou um histórico do programa nuclear brasileiro, apontando o atual estágio de desenvolvimento do domínio do ciclo atômico e os possíveis usos dessa tecnologia. Após a palestra, foi realizada uma sessão de debates com o publico participante. O próximo Encontro no INCAER, previsto para o dia 24 de junho, vai abordar “O Programa de Pós-Graduação na Aeronáutica”, implementado pela Universidade da Força Aérea (UNIFA).
234º ENCONTRO NO INCAER
Guerra Nuclear e suas implicações no Brasil
A palestra “A Educação do Oficial Combatente do Século XXI”, tema do 234º Encontro no INCAER, realizado no dia 29 de abril de 2015, teve como objetivos apresentar algumas considerações sobre questões que envolvem as atividades psicopedagógicas necessárias ao aperfeiçoamento da educação e do treinamento das futuras gerações de líderes da Força Aérea Brasileira, e evidenciar o aumento da complexidade na guerra aérea devido aos avanços exponenciais da tecnologia, do pensamento filosófico e dos recursos humanos.
Inicialmente, houve a apresentação do Brig Ar R/1 Teomar Fonseca Quírico, e, logo após, o tema foi desenvolvido pelo Ten Cel Av Refm Gilberto Pedrosa Schittini. Houve, ainda, a apresentação do Ten Brig Ar R/1 Marco Aurélio Gonçalves Mendes, convidado pelo Brig Quírico para manifestar a sua opinião sobre o resultado das mudanças realizadas durante a sua gestão como Comandante da Academia da Força Aérea.
O debate foi realizado com os três palestrantes e, pela importância e amplitude do tema, os questionamentos foram muitos e tiveram que ser interrompidos por falta de tempo hábil destinado para tal fim.
Ao final, o Diretor do INCAER, Ten Brig Ar R/1 Pohlmann, entregou a cada palestrante um diploma e uma lembrança deste Instituto.
233º ENCONTRO NO INCAER
Ciência, tecnologia e inovação na indústria aeroespacial
Os recentes conflitos na região dos Bálcãs e as questões geopolíticas que tornam tensas as relações entre Rússia e Ucrânia foram abordados no 233º Encontro no INCAER, realizado no dia 25 de março de 2015. “A Questão da Ucrânia e seus Desdobramentos” foi o tema da palestra apresentada pelo Capitão de Mar-e-Guerra Márcio Bonifácio Moraes, especialista no assunto, que atuou como observador da ONU na região.
Ao fim da palestra, o Comandante Márcio foi contemplado com um diploma e uma lembrança do INCAER, pelas mãos do Diretor do Instituto, Ten Brig Ar R1 Ailton dos Santos Pohlmann.
Houve, em seguida, sessão de autógrafos do livro O Poder Aéreo – Guia de Estudos, do Cel Av R1 Carlos Eduardo Valle Rosa. A principal finalidade da obra é analisar as definições teóricas e doutrinárias do poder aéreo e da guerra aérea, como um guia para estudantes, pesquisadores e profissionais interessados.
Redes Sociais