Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página

Na tarde do dia 20 de outubro, no Auditório do GAP-RJ, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica – INCAER – realizou, para o seu efetivo, a palestra referente ao Programa de Formação e Fortalecimento de Valores – PFV, do mês de outubro.

 

 

 

O grupo de palestrantes, composto pela 1º Ten Bárbara Ballestero da Silva, pela Historiadora Thatiane Piazza de Melo, pelo SO Marcelo Ferreira de Carvalho, pela SO Silvia Soares F. Gonçalves, pelo 1S Elienai G. Pompeu de Souza, pelo 3S R/1 Waldecy Trigoli, pelo 3S R/1 Edmo de Carvalho e pelo S2 Arthur Lopes Dias, abordou o assunto de forma agradável e lúdica, contando com a participação do público presente.

 Utilizando-se de ferramentas que contribuem para o equilibro emocional como meditação, música e dinâmica de grupo, o grupo tratou das cinco emoções básicas do ser humano e concluiu com a palestra conduzida pelo 1º Ten Júlio César da Silva, da Dirap, sobre “Equilíbrio Emocional”.

 

 

 

Ao final, o Subdiretor de Divulgação e Apoio do Instituto, Brig Ar R/1 Roberto Ferreira Pitrez, parabenizou todos os palestrantes e convidou os presentes a confraternizar, desfrutando de um agradável lanche ofertado pelo grupo.

O INCAER realizou, no dia 27 de setembro, a Cerimônia Militar referente aos aniversariantes do terceiro trimestre de 2022 que homenageou os seguintes militares: Cel R/1 André, Cap Charles Willians, SO Luciene, Cap R/1 Souza Rocha, S2 V. Conceição, SO Fátima, 2S Marina Santos, Cel R/1 Moreira, 2S Tiago, Ten Carnevale, 1S Jéssica, SO Carvalho, 3S R/1 Adalberto, Cap R/1 Assunção, MB R/1 Scheer, 3S R/1 Carlos, Cap R/1 William, SO Fabiana, Cel Refm Esteves, 3S R1 Maurício, S2 Rovani, 3S R/1 Waltecy e Ten Ingred.

Na ocasião, os aniversariantes participaram de uma confraternização e receberam os cumprimentos do Diretor do Instituto, Ten Brig Ar R/1 Rafael Rodrigues Filho, pela passagem de mais uma data natalícia. 

No encerramento, o Cel Refm Esteves, representando os homenageados do trimestre, agradeceu a todos e destacou a importância de se comemorar a passagem de um aniversário, pois isso nos leva a dividir nossas conquistas e nossas alegrias com outras pessoas, além de fortalecer os laços de amizade.

 

 

Uma comitiva formada pelos cadetes vencedores da VIII Olimpíada de História Militar da Academia da Força Aérea visitou o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica no último dia 13 de setembro.

A comissão, formada pelo Ten Cel Inf Renato Pereira Batista, pelo Cad Av Vitor Marques Magalhães de Oliveira, pelo Cad Int Ian Maldonado Kühl e pelo Cad Inf Marco Antônio Bastos Firmino, teve como objetivo incentivar os futuros oficiais da Força Aérea Brasileira a instigar a curiosidade e o interesse pela cultura aeronáutica brasileira.

Os militares foram recepcionados pelo Diretor do INCAER, o Ten Brig Ar R/1 Rafael Rodrigues Filho, pelo Subdiretor de Cultura, o Maj Brig Ar Refm José Roberto Scheer e pelo Subdiretor de Divulgação e Apoio, o Brig Ar R/1 Roberto Ferreira Pitrez e receberam um briefing acerca das atividades do Instituto na realização e divulgação das atividades culturais de interesse do COMAER.

 

 

 

O Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica realizou, na manhã do dia 09/09/2002, a 6ª palestra para o Programa Formação e Fortalecimento de Valores de 2022, dirigindo-se, assim, à reta final do projeto.

Dessa vez, o grupo de palestrantes formado pelo Ten QOEA MUS Gedson Venâncio da Luz Barreto, pela Ten QOCon MUG Josemária Gomes de Matos, pela Bibliotecária Nair de Laia, pela SO SAD Luciene Tostes Cardoso, pela 1S SDE Jéssica P. Cruz Brandão, pelo 3S SOB R/1 Marcos Alves Santos, pelo 3S BMA R/1 Antônio Carlos da Silva e pelo S2 SNE Andrey Ferreira Ismael abordou, com muita propriedade, o tema Patriotismo.

 

 

Mais do que um valor, o patriotismo é um sentimento voluntário de amor, de respeito e de pertencimento à pátria, aos seus símbolos, a sua terra e ao seu povo. Nesse sentido, os palestrantes discursaram acerca de temas como os apátridas, o patriota Marechal Rondon e exemplos de patriotismo no esporte.

No encerramento da sessão, o grupo entoou a Canção do Soldado emocionando o público presente.

Para finalizar, o Diretor do INCAER, Ten Brig Ar R/1 RAFAEL RODRIGUES FILHO, enalteceu a importância do Programa nas organizações militares e parabenizou o grupo pela excelente apresentação.

 

 

Nos dias 24 e 25 de setembro, mais de cem mil pessoas estiveram presentes em mais uma edição dos Portões Abertos, no MUSAL.

O evento, que também marcou as comemorações pelo Bicentenário da Independência, teve entrada gratuita e presenteou o público com diversas atrações. Como de costume, a Esquadrilha da Fumaça abrilhantou a festividade impressionando o público de todas as idades. Além de demonstrações aéreas, o evento contou com oficinas educativas, demonstração dos cães da Polícia Militar e da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, visitação às salas expositivas do Museu, balonismo e exposição de mais de 100 aeronaves históricas, sem contar a excelente estrutura, com praça de alimentação e prestação de serviços.

O Instituto Cultural da Aeronáutica, tradicionalmente, marca presença no evento através do seu Clube do Livro, que atua na divulgação das suas atividades e na disponibilização de diversas publicações para o público participante.

 

No dia 15 de setembro de 2022, em cerimônia interna realizada no Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, foi concedida a Medalha “Sargento Max Wolff Filho” ao SO SAD JAILSON CARLOS FERNANDES ALVIM, que teve a honra de representar a Força Aérea Brasileira ao ser agraciado, pelo Exército Brasileiro, com a respectiva comenda.

Instituída pelo Decreto n. 7.118, de 25 de fevereiro de 2010 e regulada pela Portaria nº 1.555, de 11 de junho de 2010, do Comandante do Exército, a Medalha “Sargento Max Wolff Filho” destina-se a premiar os Subtenentes e Sargentos que tenham se destacado no seu desempenho profissional, evidenciando características e atitudes inerentes ao 2º Sargento Max Wolff Filho, componente da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e herói brasileiro da II Guerra Mundial. 

A solenidade contou com a presença do Diretor do Instituto, o Ten Brig Ar R/1 Rafael Rodrigues Filho, e do Subdiretor de Cultura, o Maj Brig Ar Refm José Roberto Scheer que, em seu discurso, destacou o conhecimento, a dedicação e a busca pelo aprimoramento profissional revelados pelo SO Alvim.

 

 

Em solenidade militar realizada no dia 31 de agosto de 2022, no Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), 74 Aspirantes a Oficial das Turmas Adelphi e Carcará, foram promovidos ao Primeiro Posto do Oficialato.

Entre os promovidos, encontravam-se o 2º Ten QOCon REP Lucas Siqueira Campos da Costa e a 2º Ten  QOCon HIS Ingred Pereira Caetano dos Santos, do efetivo do INCAER que, ao prestarem compromisso à Bandeira Nacional,  prometeram cumprir os deveres de Oficial da Aeronáutica e dedicar-se inteiramente ao serviço da Pátria.

A cerimônia, que foi presidida pelo Maj Brig Ar Marcio Bruno Bonotto, Vice-Diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), contou com a presença de diversas autoridades, dentre as quais, o Ten Brig Ar R/1 Rafael Rodrigues Filho, Diretor do INCAER, o, Maj Brig Ar José Madureira Júnior, Comandante do COMAR III e da Guarnição de Aeronáutica do Rio de Janeiro (GUARNAE-RJ) e do Brig Ar R/1Roberto Ferreira Pitrez, Subdiretor de Divulgação e Apoio do INCAER; além de amigos e familiares dos formandos.

 

Fim do conteúdo da página