Cel Alexandre, Diretor Interino do HFASP com equipe da Campanha de Combate à Hipertensão
No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão (26/4), o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) aderiu à Campanha “Eu sou 12 por 8”, desenvolvida pelo Sociedade Brasileira de Cardiologia com o objetivo de alertar as pessoas sobre a hipertensão arterial.
No início da manhã, a Capitão Médica Renata dos Santos Corrêa, Chefe da Seção de Cardiologia do HFASP ministrou uma palestra ao efetivo do hospital sobre a importância da prevenção e combate à hipertensão e alertou: “A hipertensão arterial é uma doença crônica que afeta 3 em cada 10 brasileiros, sendo uma das responsáveis pelas principais causas de morte do país. Quando não tratada de forma adequada pode levar a complicações sérias como insuficiência cardíaca, AVC, infarto agudo do miocárdio, insuficiência renal crônica, dentre outras.”
Cap Med Renata Corrêa
Cap Renata Corrêa ministra palestra ao efetivo do HFASP
A doença acontece quando a pressão arterial está acima do limite considerado normal, que, na média, é máxima em 120 e mínima em 80 milímetros de mercúrio, ou simplesmente 12 por 8. As pessoas que têm familiares hipertensos, que não têm hábitos alimentares saudáveis, ingerem muito sal, estão acima do peso, exageram no consumo de álcool ou são diabéticas têm mais risco de desenvolver a hipertensão.
Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão podem ser sinais de alerta, entretanto a hipertensão geralmente é silenciosa. Por isso a importância de medir regularmente a pressão arterial.
A campanha, coordenada pela Seção de Cardiologia do HFASP, estendeu-se pela manhã, na sala de espera dos ambulatórios e contou com a participação de alunos do Curso de Mestrado da Universidade Nove de Julho e alunos de graduação da Faculdade de Medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). A Tenente Fisioterapeuta Heloísa Amaral Braghieri, que desenvolve o seu trabalho de doutorado com foco na hipertensão arterial, também colaborou com a campanha. Foram atendidos mais de 100 pacientes, que tiveram a pressão arterial aferida e receberam orientações quanto aos fatores de risco e às mudanças de hábitos. O Suboficial Josué Dias Batista participou da campanha e comentou: “É uma atividade ótima, benéfica e deve ser divulgada para a prevenção da doença. Quando nós prevenimos, além de melhorar a saúde e aumentar a nossa longevidade, também contribuímos com a economia do próprio sistema de saúde, pois diminuímos a quantidade de pessoas enfermas.”.
Campanha na sala de espera do ambulatório
SO Josué Dias Batista participa da campanha
Aferição de pressão
Fonte: Comunicação Social HFASP
Redes Sociais