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01 - CIS - CENTRO DE INSPEÇÕES DE SAÚDE HFASP

Em cumprimento a atualização da ICA 160-6/2022 publicada no BCA 240, de 29/12/2022, esse Centro de Inspeção de Saúde está adotando as novas Normas de Padronização dos Exames Médicos pertinentes as Inspeções  de Saúde.



02 - NOVAS ORIENTAÇÕES TÉCNICAS E EXAMES MÉDICOS DAS AVALIAÇÕES PERICIAIS

INSTRUÇÕES GERAIS

TODOS:
- chegar ao Centro de Inspeção em Saúde, prédio lateral ao HFASP, até às 7h30 mim, para abertura de Ficha de Inspeção de Saúde e realização da avaliação psicofísica;
OS MILITARES DEVERÃO COMPARECER DEVIDAMENTE FARDADOS - UNIFORME 7º BRAVO . CASO DISPENSA DE FARDA DEVERÃO TRAZER O COMPROVANTE.
- nos casos em que o militar possua dispensa do fardamento regulamentar, faz-se necessário a apresentação da dispensa para abertura da Inspeção de Saúde; 
- apresentar a Ordem de Inspeção de Saúde, Ofício de Apresentação e/ou agendamento do SIMP impresso, 
constando a finalidade da Inspeção de Saúde;
- mostrar documento militar ou civil atualizado com foto;
- nos casos de realização de Inspeção de Saúde na finalidade "G", do item 2.1.1. da NCSA 160-9/2021, é obrigatório que o mesmo apresente relatório médico e exame(s) antigos e atuais referente(s) a morbidade a ser avaliada;
- no caso da INSPSAU G, convém apreciação no link abaixo, para verificação os dias da semana destinados aos atendimento na especialidade médica a ser consultada;
- comparecer de jejum 10 -12 horas;
- trazer carteira de vacinação atualizada: Hepatite B, Febre Amarela e Tétano;
- se mais de 40 anos: trazer resultado do exame de fezes de pesquisa de sangue oculto (exame);
- se portador de alguma doença, deverá trazer laudo/exame médicos correlacionado para melhor subsídio pericial ao médico examinador;

HOMENS
- acima de 50 anos: trazer laudo de médico urologista assistente;

MULHERES
- se vida sexual iniciada: resultado/laudo do Exame Citopatológico Oncótico de Secreção Vaginal (Papanicolau), com validade 180 dias, a contar da data da INSPSAU periódica (H) e INSPSAU (D) (reengajamento); 
- Acima de 40 anos: trazer resultado/laudo da Mamografia, na validade 180 dias, a contar da data da INSPSAU;

AOS AERONAVEGANTES ACRESCENTAR
- acima de 35 anos : trazer resultado/laudo do Teste Ergométrico, na validade de dois anos, a contar da data da INSPSAU;
- levar o exame de Radiografia Panorâmica Oral, com validade de 05 anos, a contar da data da INSPSAU atual, desde que não tenha ocorrido alteração dentária significativa (extração, prótese, implante, tratamento endodôntico, enucleação entre outros).

 

03 - AGENDAMENTOS

- AGENDAMENTO MILITARES
O Setor de Agendamento dos Inspecionandos seguirá via Portal do Militar > Minhas Inspeções > Solicitar Inspeção > Agendar
Orientamos a todos que tragam em mãos o agendamento recebido via Zimbra impresso e um documento com foto. Maiores informações sobre o SIMP (Sistema Informatizado de Medicina Pericial), procure o setor SPM de sua OM.

- AGENDAMENTO DE ATCO E OEA CIVIS
As solicitações de agendamentos deverão ser encaminhadas para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para dirimir eventuais dúvidas, disponibilizamos os telefones do Centro de Inspeção de Saúde, (11) 2224-7112 e  2224-7144.

04 - LOCALIZAÇÃO

Avenida Olavo Fontoura, 1400 – Santana – São Paulo- SP - CEP 02012-020 - (ao lado do Sambódromo e do Centro de Convenções do Anhembi).
Para verificar a localização do HFASP no mapa do Google, [clique aqui].

LINHAS DE ÔNIBUS QUE  PASSAM EM FRENTE AO HFASP
Linha: 9701/10 - Ônibus - Hospital Cachoeirinha – Santana (Metrô Santana / Carandiru e Tietê);
Linha: 9717/10 - Lotação - Jardim Almanara – Santana (Metrô Santana / Metrô Carandiru).

05 - INSPEÇÃO DE SAÚDE - 3ª CLASSE

 
Nos casos de inspecionandos civis ATCO (Controlador de Tráfico Aéreo) e OEA (Operador de Estação Aeronáutica), que compõem o efetivo de Organizações não pertencentes ao COMAER e subordinados ao DECEA, esses deverão comparecer nesse Centro de Inspeção de Saúde portando os seguintes documentos:

- Cópia do comprovante de quitação da Guia de Recolhimento da União (GRU);
- LPNA (Licença do Pessoal de Navegação aérea) da empresa contratante; 
- Carta / Ofício de Encaminhamento da empresa

OBSERVAÇÃO
1- O Centro de Inspeção de Saúde do HFASP não recebe o pagamento da GRU no local;

2- O inspecionado ATCO ou OEA deve observar o prazo mínimo de 15 dias, antes do término da validade da sua Inspeção de Saúde, para renovação do seu CMA. Vide item 4.2.17 da ICA 63-15

06 - MILITARES AERONAVEGANTES PRA OBTENÇÃO DE CERTIFICADO MÉDICO AERONÁUTICO - ANAC

 
Somente os militares aeronavegantes pertencentes ao IPEV (Instituto de Proteção de Ensaio de Voo) e GTE (Grupo de Transporte Especial) na finalidade de missões militares .

07 - GERAÇÃO DE GRU AOS ATCO E OEA CIVIS

 

AVISO IMPORTANTE:
Em referência ao Ofício nº 275/DO/13205, informamos que as emissões e pagamentos de GRU, a título de qualquer motivo, estarão proibidas de serem emitidas ou pagas  a partir de 20 de dezembro ou somente após o dia 17 de Janeiro de 2022, no intuito de não impactar as contas contábeis do COMAER.

Para gerar uma GRU (Guia de Recolhimento da União, clique no link:
http://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru_novosite/gru_simples_parte2.asp

08 - HORÁRIO DE CHEGADA AO SETOR DE JUNTAS DE SAÚDE

 
- Horário para retirada de senha e abertura de ficha de inspeção de saúde, por ordem de chegada, a partir das 6h45 até 7h30;

OS MILITARES DEVERÃO COMPARECER DEVIDAMENTE FARDADOS - UNIFORME 7º BRAVO . CASO DISPENSA DE FARDA DEVERÃO TRAZER O COMPROVANTE.

09 - DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ABERTURA DE INSPEÇÃO DE SAÚDE

 
- Documento original com foto; 
- Cartão de Saúde anterior; 
- Carteira de Vacinação: Febre Amarela (FA), Dupla Adulto ou Tétano (DA) e Hepatite B (HEP B);
- Cópia da Ordem de Inspeção ou item de publicação em Boletim interno. Após 04 de outubro 2021, este Centro de Inspeção de Saúde aceitará somente os inspecionandos agendados através do site SIMP (Sistema informatizado de Medicina Pericial) localizado no Portal do Militar;
- Nas inspeções de saúde com finalidade paras as letras G o inspecionando deverá OBRIGATORIAMENTE trazer laudo médico e/exames médicos referentes a sua última consulta médica realizada, conforme prevê o subitem G do item 2.1 da ICA 160-1/2003;

10 - HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Funcionamento: 2ª feira a 6ª feira; das 07h00 às 12h00
OS MILITARES DEVERÃO COMPARECER DEVIDAMENTE FARDADOS - UNIFORME 7º BRAVO . CASO DISPENSA DE FARDA DEVERÃO TRAZER O COMPROVANTE.

11 - DIAS DE INSPEÇÃO DE SAÚDE PARA INSPEÇÕES DE SAÚDE NA FINALIDADE LETRA G

 
Nos casos de inspeções na finalidade Letra G para as especialidades relacionadas, os usuários deverão agendar conforme tabela abaixo:

Especialidade Médica Dias da Semana
Ortopedia (2ª, 4ª e 6ª feira)
Urologia  (2ª e 5ª feira)
Psiquiatria (2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª feira)
Ortopedia (2ª, 4ª e 6ª feira)
Pneumologia (2ª, 4ª e 6ª feira)
Ginecologia (3ª, 4ª e 5ª feira)
Pediatria (3ª e 5ª feira)
Neurologia (2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª feira)
Cirurgia Geral (2ª, 4ª e 6ª feira)
Cirurgia Vascular (3ª, 4ª e 6ª feira)

12 - ORIENTAÇÕES TÉCNICAS E EXAMES MÉDICOS DAS AVALIAÇÕES PERICIAIS NA FINALIDADE DE MISSÕES NO EXTERIOR E/OU TRANSFERÊNCIA A LOCALIDADE ESPECIAL

 
TODOS OS MILITARES DE DEPENDENTES

ORIENTAÇÕES GERAIS

- realizar INSPSAU 90 dias antes da data de embarque da missão;
- comparecer de jejum absoluto de 10-12 horas para coletar exames laboratoriais; e
- ter o tratamento finalizado de todas as doenças previamente existentes a data da INSPSAU.

RECOMENDAÇÕES MÉDICAS (EXCETO PARA MENORES DE 12 ANOS

 TODOS
- agendar teste ergométrico;
- agendar radiografia panorâmica oral;
- realizar revisão odontológica e/ou finalizar tratamentos;
- revisão de doenças com seu médico assistente e/ou tratamento/acompanhamento prévio;

MULHERES
- agendar avaliação com ginecologista assistente;
- agendar exames ginecológicos previstos;

HOMENS
- Agendar com médico Urologista assistente e solicitar laudo médico;

PROVIDENCIAR E MOSTRAR AO MÉDICO DURANTE A INSPEÇÃO OS SEGUINTES DOCUMENTOS (EXAMES, LAUDOS, ENTRE OUTROS)

TODOS
- carteira de vacinação, sendo as vacinas de Hepatite B, Febre Amarela e Tétano atualizadas;
- acima de 40 anos: trazer laudo/resultado de exame de pesquisa de sangue oculto nas fezes;
- apresentar laudo e radiografia panorâmica oral atual;
- se portador de alguma doença, deverá mostrar documentos atuais (exames, laudos, receitas, entre outros); correlacionados a morbidade, para melhor subsídio pericial ao médico examinador;
- acima de 35 anos: trazer laudo/resultado do teste ergométrico aos militares, na validade máxima de 2 anos, a contar da data da INSPSAU;

HOMENS 
- acima de 50 anos: trazer laudo de médico do urologista assistente
- acima de 45 anos, se há histórico familiar para câncer de próstata: trazer laudo de médico do urologista assistente. (4.1.2.10.1)

MULHERES 
- vida sexual iniciada: trazer laudo/resultado do exame Citopatológico Oncótico de Secreção Vaginal (Papanicolau), com validade 180 dias, a contar da data da INSPSAU (Referência: 17.2.11.3)
- acima de 40 anos: trazer laudo/resultado da mamografia, com validade 180 dias, a contar da data da INSPSAU. (Referência: 17.2.11.5)

OBSERVAÇÕES
- todos os julgamentos emitidos por essa Junta de Saúde local serão remetidos para a Junta de Saúde Superior para homologação; e
- demais exames poderão ser solicitados a critério dessa Junta de Saúde local para melhor subsídio pericial e 
julgamento.

DEPENDENTES MENORES QUE 12 ANOS
- a inspeção será realizada pelo Pediatra; e
- exames adicionais poderão ser solicitados, a critério dessa Junta de Saúde Local, para melhor subsídio pericial e julgamento.

AOS MILITARES AERONAVEGANTES DIABÉTICOS

- apresentar laudo médico atual do endocrinologista assistente, em que deverá estar informando se possui ou não:
A) Retinopatia;
B) Nefropatia;
C) Neuropatia, e
D) Qualquer outra manifestação de microangiopatia diabética.

OBSERVAÇÕES
TODAS AS INSPSAU NAS FINALIDADES F1 E F2 SERÃO HOMOLOGADAS PELA JUNTA SUPERIOR DE SAÚDE.

13 - VEJA O PRAZO DE SUA INSPEÇÃO DE SAÚDE PERIÓDICA

AERONAVEGANTES

GRUPO 1 A - Pilotos 
Piloto de caça, piloto acrobático, instrutor, paraquedista e mergulhador

Faixa Etária Validade
Acima de 40 anos 6 meses
Abaixo de 40 anos 1 ano


GRUPO 1 B - Demais pilotos 
- Pilotos de demais categorias, médicos e profissionais de enfermagem

Faixa Etária Validade
Acima de 40 anos 6 meses
Abaixo de 40 anos 1 ano


GRUPO 1 C - Cadetes e alunos em formação para atividade aérea

- Cadetes CFAV, alunos da EPCAR e alunos da EEAR formando para BCT

Faixa Etária Validade
Todas 1 ano

 
GRUPO 1 D - Oficiais tripulantes não exercendo atividade aérea
- Oficiais Aviadores e demais Aeronavegantes que não estejam compondo QT (Quadro de Tripulantes).

Faixa Etária Validade
Todas 2 anos


NÃO AERONAVEGANTE

GRUPO 2 A - Cadetes e alunos EEAR em curso de formação não relacionado a atividade aérea
Alunos do curso de formação CFO INT e INF, alunos em formação na EEAR (exceto BCT) e alunos em formação no ITA.

Faixa Etária Validade
Todas 2 anos

GRUPO 2 B - "Demais militares não inclusos no Grupo I, Subgrupo II-A, Grupo IV e VI" 
"Militares não obrigados ao voo, nem a atividade de paraquedismo ou mergulho militar e dependentes de militares."

Faixa Etária Validade
Acima de 60 anos 2 anos
Abaixo de 60 anos 3 anos


GRUPO 3 - SERVIDOR CIVIL
Servidores Civis em serviço ativo para fim exclusivo de exame periódico ocupacional.

Faixa Etária Validade
Todas Legislação Específica


GRUPO 4 - ATCO/OEA MILITARES - "Inspecionados do COMAER que funcionalmente estão obrigados à atividade de controle de tráfego aéreo ou à  operação de estação aeronáutica"

Militares estabilizados que funcionalmente estão obrigados ao controle de tráfego aéreo ou à operação de estação aeronáutica

Faixa Etária Validade
Acima de 60 anos 6 meses
Entre 40 e 60 anos 1 ano
Abaixo de 40 anos 2 anos


GRUPO 5 - CIVIS - Dependentes, pensionistas e demais civis: 
a) Dependentes de militares e pensionistas.
b) Demais civis sem vínculo ainda estabelecido com o COMAER ou não contemplados pelos subgrupos nesta norma relacionados.

Faixa Etária Validade
Todas Legislação Específica


GRUPO 6 - OCUPACIONAL - Militares e/ou servidores civis ocupacionalmente expostos;
a) Militares/Servidores civis que operam com radiações ionizantes e manipuladores de quimioterápicos, benzeno e composto aromáticos; 
b) Manipuladores de alimentos. 
c) Indivíduos ocupacionalmente expostos a ambientes com ruídos iguais ou maiores que 85 decibéis (dB).

Faixa Etária Validade
Todas 6 meses


14 - DESCUBRA A SUA CATEGORIA E O PRAZO DE SUA INSPEÇÃO DE SAÚDE PERIÓDICA

 
Em manutenção ...

 

15 - RECOMENDAÇÕES MÉDICAS ÚTEIS

 

LABORATÓRIO
- Estar de jejum 10-12 horas . A coleta de urina deverá ser realizada no laboratório do Centro de Inspeções de Saúde. 
- As Inspeções de Saúde realizadas dentro de um prazo de 90 (noventa) dias poderão ter seus exames revalidados nesta JS, exceto se existente limitação clinica. vide item 18.11 da ICA 160-6/2016

AUDIOMETRIA
- Evitar exposição a sons intensos 14 horas antes do exame; 
- Evitar na data anterior ao exame: motocicleta, MP3 e similares.

TESTE ERGOMÉTRICO

Será cobrado aos seguintes inspecionandos abaixo relacionados que tragam o Teste Ergométrico:

- A todos os militares aeronavegantes acima de 35 anos nas INSPSAU H de 2/2 anos;
- A todos os militares cogitados para missão no exterior e/ou servir em localidade especial; e
- Aos inspecionandos cogitados para PTTC nas atividades de aeronavegantes.

ELETROENCEFALOGRAMA
Aos inspecionandos cogitados para cursos ou inspeção na finalidade B e nas inspeções iniciais de ATCO, OEA civis, orientamos:

- Lavar bem os cabelos usando um sabonete neutro (como sabão de coco), mas com tempo suficiente para que estejam secos ao início do procedimento;-- Não utilizar nenhum cosmético no cabelo (laquê, gel, condicionador, cremes, óleos, tinturas). Esses produtos dificultam a aderência dos eletrodos ao couro cabeludo;
- Poderá trazer toalhas para limpeza do cabelo.


GINECOLÓGICO- EXAME PAPANICOLAU
Será cobrado as seguintes inspecionandas:

- A todas as inspecionandas femininas que iniciaram a vida sexual atual, nas INSPSAU H de 2 em 2 anos até 40 anos conforme preconizado em item 11.1.2.1 a 11.1.2.3 da ICA 160-6/2016.

- Após 40 anos, será inspecionada anualmente; 
- Todas as gestantes serão avaliadas no Setor de Ginecologia;
- No caso de impedimento anátomo-estrutural (não iniciou a vida sexual ativa), a inspecionada deverá apresentar atestado ou laudo, informando essa condição, ficando isenta de apresentar Exame Citopatológico Ginecológico.

Os exames a serem cobrados são: 
- Papanicolau ou exame citologico preventivo com data de ate 180 dias da data da inspeção; e
- A Ficha de Anamnese Ginecológica - contida no anexo G da ICA 160-6 . A validade não poderá passar de 180 dias a contar da data da inspeção.

LAUDO UROLOGÓGICO

Será cobrado aos inspecionandos homens acima de 45 anos no dia da inspeção que tragam:
- Laudo do médico urologista assistente, cuja validade não poderá passar de 180 dias a contar da data da inspeção

PSICOLOGIA

Para o melhor desempenho dos testes psicológicos, recomendamos que seguintes orientações a serem cumpridas 24 horas antes da avaliação psicológica:
- Evitar cansaço ou exercício físico extenuante, viagem longa recente, noite mal dormida, privação de alimentação nas últimas horas e/ou uso de medicamentos que dificultem a concentração. Em caso de quaisquer desses fatores, orientamos que comunique ao Oficial responsável do Setor antes do início da realização dos testes.

- AOS DIABÉTICOS

- Recomendamos a todos que tragam receita médica e Exame Médico Hemoglobina Glicosilada para melhor auxílio ao médico examinador na validade de 90 dias a contar da data de inspeção;
- Caso diagnóstico inicial de Diabetes Mellitus, os inspecionandos serão convocados novamente para segunda amostra de Exame Glicêmico e/ou Teste de Tolerância a Glicose para confirmação.
- No casos de Aeronavegantes ou Missão no Exterior será acrescentado laudo de médico assistente com as informações contida em item 14.4.7 da ICA 160-6/2016


AOS HIV POSITIVOS
- Convém que tragam em todas as inspeções de saúde: relatório do médico assistente e exame complementar da carga viral e contagem de CD4, ambos para melhor avaliação clinica do desempenho de suas atividades laborais;


AOS PORTADORES DE CARDIOPATIAS, CORONARIOPATIAS E DEMAIS COMORBIDADES CARDIOLÓGICAS:
- Convém que tragam exames contidos nos iten 15 da ICA 160-6/2016. 
- É sugerido que conversem com seu Oficial Cardiologista para melhor auxilio.

DEMAIS COMORBIDADES:
- Todos os militares ou civis que portarem morbidades é recomendado que tragam exames, receita médica e/ou relatório médico para melhor auxílio pericial ao Médico Examinador e julgamento de seu desempenho laboral;

GESTANTES
- Convém que tragam cartão pré natal e laudo de Médico Ginecologista assistente para melhor auxilio;

16 - OBSERVAÇÕES GERAIS

 
As inspeções abertas e não finalizadas em trinta dias, o inspecionando somente poderá retornar a mesma Junta de Saúde e/ou ao CEMAL. Vide item 3.8.22 da ICA 160-1/2003.

17 - DIS, ATA, CARTÃO DE SAÚDE

 
O Cartão de Saúde, ATA, DIS poderão ser retirados neste Centro de Inspeção de Saúde após 7 dias da data da inspeção;

18 - FALE CONOSCO

 

(11) 2224-7140- Recepção 
(11) 2224-7139 - Laboratório
(11) 2224-7144/7112 - Secretaria da Junta de Saúde
(11) 2224-7145 - Concursos / Conscritos
(11) 2224-7125 - Benefícios e Direitos

ENDEREÇO ELETRÔNICO:
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19 - PESQUISA DE SATISFAÇÃO

 
Em construção ...

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