01 - CIS - CENTRO DE INSPEÇÕES DE SAÚDE HFASP
Em cumprimento a atualização da ICA 160-6/2022 publicada no BCA 240, de 29/12/2022, esse Centro de Inspeção de Saúde está adotando as novas Normas de Padronização dos Exames Médicos pertinentes as Inspeções de Saúde. (VIDE ABA 11 - NOVAS ORIENTAÇÕES TÉCNICAS E EXAMES MÉDICOS DAS AVALIAÇÕES PERICIAIS)
02 - AGENDAMENTOS
- AGENDAMENTO MILITARES
O Centro de Inspeção de Saúde do HFASP informa que o agendamento dos inspecionandos seguirá via Portal do Militar > Minhas Inspeções > Solicitar Inspeção > Agendar.
Orientamos a todos que tragam em mãos o agendamento recebido via Zimbra impresso e um documento com foto.
OBS: Maiores informações do SIMP (Sistema Informatizado de Medicina Pericial), procure o Setor SPM de sua OM.
- AGENDAMENTO DE ATCO E OEA CIVIS
As solicitações de agendamentos deverão ser encaminhadas para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Para dirimir eventuais dúvidas, disponibilizamos os telefones do Centro de Inspeção de Saúde, (11) 2224-7112 e 2224-7144.
03 - LOCALIZAÇÃO
ENDEREÇO
Avenida Olavo Fontoura, 1400 – Santana – São Paulo- SP - CEP 02012-020 - (ao lado do Sambódromo e do Centro de Convenções do Anhembi).
Para verificar a localização do HFASP no mapa do Google, [clique aqui].
LINHAS DE ÔNIBUS QUE PASSAM EM FRENTE AO HFASP
Linha: 9701/10 - Ônibus - Hospital Cachoeirinha – Santana (Metrô Santana / Carandiru e Tietê);
Linha: 9717/10 - Lotação - Jardim Almanara – Santana (Metrô Santana / Metrô Carandiru).
04 - INSPEÇÃO DE SAÚDE - 3ª CLASSE
CIVIS ATCO e OEA
Nos casos de inspecionandos civis ATCO (Controlador de Tráfico Aéreo) e OEA (Operador de Estação Aeronáutica), que compõem o efetivo de Organizações não pertencentes ao COMAER e subordinados ao DECEA, esses deverão comparecer nesse Centro de Inspeção de Saúde portando os seguintes documentos:
- Cópia do comprovante de quitação da Guia de Recolhimento da União (GRU);
- LPNA (Licença do Pessoal de Navegação aérea) da empresa contratante;
- Carta / Ofício de Encaminhamento da empresa.
OBSERVAÇÕES
1- O Centro de Inspeção de Saúde do HFASP NÃO recebe o pagamento da GRU no local;
2- O inspecionado ATCO ou OEA deve observar o prazo mínimo de 15 dias, antes do término da validade da sua Inspeção de Saúde, para renovação do seu CMA. Vide item 4.2.17 da ICA 63-15
05 - MILITARES AERONAVEGANTES PARA OBTENÇÃO DE CERTIFICADO MÉDICO AERONÁUTICO - ANAC
Somente os militares aeronavegantes em missões militares pertencentes APENAS:
1) Tripulantes do IPEV (Instituto de Proteção de Ensaio de Voo);
2) Tripulantes do GTE (Grupo de Transporte Especial) e;
3) Tripulantes do KC 390
06 - GERAÇÃO DE GRU AOS ATCO E OEA CIVIS
AVISO IMPORTANTE:
Em virtude do Encerramento do Exercício Financeiro de 2024, informo que emissões e pagamento de GRU, a título de qualquer motivo, estão proibidas a partir de 26 de dezembro de 2024, no intuito de não impactar as contas contábeis do COMAER.
Os casos de necessidade de emissão e pagamento de GRU devem ser realizados antes da data limite ou somente a partir do dia 09 de janeiro de 2025.
Para gerar uma GRU (Guia de Recolhimento da União, clique no link:
https://pagtesouro.tesouro.gov.br/portal-gru/#/emissao-gru
Tutorial para preenchimento da GRU
07 - HORÁRIO DE CHEGADA AO SETOR DE JUNTAS DE SAÚDE
- Horário para retirada de senha e abertura de ficha de inspeção de saúde, por ordem de chegada, a partir das 6h45 até 7h30;
- Os militares deverão comparecer devidamente fardados (uniforme 7º bravo) . Em caso de dispensa de fardamento - OBRIGATORIAMENTE DEVERÁ TRAZER o atestado.
08 - DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ABERTURA DE INSPEÇÃO DE SAÚDE
- Documento original com foto;
- Cartão de Saúde anterior;
- Carteira de Vacinação: Febre Amarela (FA), Dupla Adulto ou Tétano (DA) e Hepatite B (HEP B);
- Somente realizarão a Inspeção de Saúde os inspecionandos agendados através do site SIMP (Sistema informatizado de Medicina Pericial), este realizado via Portal do Militar > Minhas Inspeções > Solicitar Inspeção > Agendar;
- Nas inspeções de saúde com finalidade para a letra G o inspecionando deverá OBRIGATORIAMENTE trazer laudo médico e/exames médicos referentes a sua última consulta médica realizada ou morbidade correlacionada a Inspeção.
09 - HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Funcionamento: 2ª feira a 5ª feiras; das 06h30 às 14h30; e às 6ª feiras das 06h30 às 12h.
Os militares deverão comparecer devidamente fardados (uniforme 7º bravo) . Em caso de dispensa de fardamento - OBRIGATORIAMENTE DEVERÁ TRAZER o atestado.
10 - DIAS DE INSPEÇÃO DE SAÚDE PARA INSPEÇÕES DE SAÚDE NA FINALIDADE LETRA G
Nos casos de inspeções na finalidade Letra G para as especialidades relacionadas, os usuários deverão agendar conforme tabela abaixo:
Especialidade Médica | Dias da Semana |
Ortopedia | (2ª, 4ª e 6ª feira) |
Urologia | (2ª e 5ª feira) |
Psiquiatria | (2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª feira) |
Ortopedia | (2ª, 4ª e 6ª feira) |
Pneumologia | (2ª, 4ª e 6ª feira) |
Ginecologia | (3ª, 4ª e 5ª feira) |
Pediatria | (3ª e 5ª feira) |
Neurologia | (3ª, 5ª e 6ª feira) - das 10h30 às 11h30 |
Cirurgia Geral | (2ª, 4ª e 6ª feira) |
Cirurgia Vascular | (3ª, 4ª e 6ª feira) |
Obs: Todos os inspecionandos agendados para a finalidade INSPSAU G no prédio hospitalar, devem comparecer ao prédio do Centro de Inspeção de Saúde, localizado na lateral ao prédio hospitalar, para ciência e abertura de Inspeção de Saúde.
Caso o inspecionando estiver sido agendado em horário vespertino, convém que o inspecionando compareça até 11 horas da manhã.
11- NOVAS ORIENTAÇÕES TÉCNICAS E EXAMES MÉDICOS DAS AVALIAÇÕES PERICIAIS
INSTRUÇÕES GERAIS
TODOS OS MILITARES:
- Comparecer de jejum 10-12 horas;
• Trazer a Carteira de Vacinação ATUALIZADA: Hepatite B, Anti Aamarílica e Tétano;
• Se mais de 40 anos: trazer Laudo(s)/Resultado(s) de Fezes de Pesquisa de Sangue Oculto (exame);
• Se portador de alguma doença deverá trazer Laudo(s)/Exame(s) médicos correlacionado(s) para melhor Subsídio Pericial ao Médico Examinados;
MILITARES MASCULINOS
EM TODAS AS INSPSAU H ( PERIÓDICAS) E / OU D ( ENGAJAMENTO / REENGAJAMENTO / LICENCIAMENTO) DEVERÃO:
- Trazer Laudo de Médico Urologista Assistente:
a) TODOS, se idade IGUAL ou SUPERIOR a 50 anos; e.
b) Se história familiar de Câncer de Próstata, se idade IGUAL ou SUPERIOR a 45 anos.
MILITARES FEMININAS
EM TODAS AS INSPSAU H ( PERIÓDICAS) E / OU D ( ENGAJAMENTO / REENGAJAMENTO / LICENCIAMENTO) DEVERÃO:
a) Se vida sexual iniciada: resultado/laudo do Exame CITOPATOLÓGICA ONCÓTICA DE SECREÇÃO VAGINAL (PAPANICOLAU), com validade de 180 dias, a contar da data da presente inspeção;
b) Se idade acima de 40 anos : trazer o resultado/laudo da MAMOGRAFIA, na validade de 180 DIAS, a contar da data da presente inspeção;
Se MILITARES AERONAVEGANTES, ACRESCENTAR:
EM TODAS AS INSPSAU H ( PERIÓDICAS) E / OU D ( ENGAJAMENTO / REENGAJAMENTO / LICENCIAMENTO) DEVERÃO:
a) Se idade IGUAL ou SUPERIOR a 35 anos : Trazer resultado/laudo do Teste Ergométrico, na validade de 2 (dois) anos, a contar da data da presente inspeção;
b) Trazer o exame de Radiografia Panorâmica Oral, com validade de 5 (cinco) anos, a contar da data da presente inspeção, desde que NÃO TENHA OCORRIDO ALTERAÇÃO DENTÁRIA SIGNIFICATIVA (EXTRAÇÃO, PRÓTESE, IMPLANTE, TRATAMENTO ENDODÔNTICO, ENUCLEAÇÃO ENTRE OUTROS).
12 - ORIENTAÇÕES TÉCNICAS E EXAMES MÉDICOS DAS AVALIAÇÕES PERICIAIS NA FINALIDADE DE MISSÕES NO EXTERIOR E/OU TRANSFERÊNCIA A LOCALIDADE ESPECIAL
TODOS OS MILITARES E DEPENDENTES
ORIENTAÇÕES GERAIS A SEREM TOMADAS ANTES DA INSPEÇÃO DE SAÚDE - LETRA F
- realizar INSPSAU 90 dias a 30 DIAS antes da data de embarque da missão;
- comparecer de jejum absoluto de 10-12 horas para coletar exames laboratoriais;
- ter o tratamento finalizado de todas as doenças previamente existentes à data da INSPSAU; e
- certificar e atualizar a Carteira de Vacinação
RECOMENDAÇÕES MÉDICAS A SEREM REALIZADAS ANTES DA INSPEÇÃO / AGENDAMENTO (EXCETO PARA MENORES DE 12 ANOS)
TODOS
- Militares: agendar teste ergométrico;
- agendar radiografia panorâmica oral;
- realizar Exame de Pesquisa de Sangue Oculto nas Fezes (EPF);
- realizar revisão odontológica e/ou finalizar tratamentos;
- revisão de doenças com seu médico assistente e/ou tratamento/acompanhamento prévio; e
- atualizar a Carteira de Vacinação.
HOMENS
- Agendar com médico Urologista assistente e solicitar laudo médico;
MULHERES
- agendar avaliação com ginecologista assistente;
- agendar exames ginecológicos previstos;
EXAMES A SEREM APRESENTADOS AO MÉDICO NO DIA DA INSPEÇÃO F1 ou F2
TODOS
- carteira de vacinação, sendo as vacinas de Hepatite B, Febre Amarela e Tétano atualizadas;
- se idade acima de 40 anos: trazer laudo/resultado de Exame de Pesquisa de Sangue Oculto nas Fezes (EPF);
- apresentar laudo e radiografia panorâmica oral atualizado;
- se portador de alguma doença, deverá mostrar documentos atuais (exames, laudos, receitas, entre outros), correlacionados a morbidade, para melhor subsídio pericial ao médico examinador;
- se idade acima de 35 anos: trazer laudo/resultado do Teste Ergométrico aos militares, na validade máxima de 2 anos, a contar da data da INSPSAU;
HOMENS
- se idade igual ou superior a de 50 anos: trazer laudo de médico do urologista assistente;
- caso haja histórico familiar para câncer de próstata em idade superior a 45 anos: trazer laudo de médico do urologista assistente.
MULHERES
- se vida sexual iniciada: trazer laudo/resultado do exame Citopatológica Oncótica de Secreção Vaginal (Papanicolau), com validade 180 dias, a contar da data da INSPSAU;
- se idade acima de 40 anos: trazer laudo/resultado da mamografia, com validade 180 dias, a contar da data da INSPSAU.
OBSERVAÇÕES
- todos os julgamentos emitidos por essa Junta de Saúde local serão remetidos para a Junta de Saúde Superior para homologação; e
- demais exames e/ou laudos médicos poderão ser solicitados, a critério dessa Junta de Saúde local / Médico Atendente, para melhor subsídio pericial e julgamento.
DEPENDENTES MENORES QUE 12 ANOS
- a inspeção será realizada pelo Pediatra;
- trazer a Carteira de Vacinação e Caderneta de Puericultura do menor;
- exames adicionais poderão ser solicitados, a critério dessa Junta de Saúde Local, para melhor subsídio pericial e julgamento.
SE MILITAR AERONAVEGANTE DIABÉTICO ACRESCENTAR
- apresentar laudo médico atual do endocrinologista assistente, em que deverá estar informando se possui ou não:
a) Retinopatia;
b) Nefropatia;
c) Neuropatia, e
d) Qualquer outra manifestação de microangiopatia diabética.
- Demais exames adicionais poderão ser solicitados, a critério dessa Junta de Saúde local, para melhor subsídio pericial e julgamento
OBSERVAÇÕES
TODAS AS INSPSAU NAS FINALIDADES F1 E F2 SERÃO HOMOLOGADAS PELA JUNTA SUPERIOR DE SAÚDE.
13 - VEJA O PRAZO DE SUA INSPEÇÃO DE SAÚDE PERIÓDICA
GRUPO 1 - AERONAVEGANTES
GRUPO 1 A - Pilotos
Piloto de caça, piloto acrobático, instrutor, paraquedista e mergulhador
Faixa Etária | Validade |
Acima de 40 anos | 6 meses |
Abaixo de 40 anos | 1 ano |
GRUPO 1 B - Demais pilotos
- Pilotos de demais categorias, médicos e profissionais de enfermagem
Faixa Etária | Validade |
Acima de 40 anos | 6 meses |
Abaixo de 40 anos | 1 ano |
GRUPO 1 C - Cadetes e alunos em formação para atividade aérea
- Cadetes CFAV, alunos da EPCAR e alunos da EEAR formando para BCT
Faixa Etária | Validade |
Qualquer idade | 1 ano |
GRUPO 1 D - Oficiais tripulantes não exercendo atividade aérea
- Oficiais Aviadores e demais Aeronavegantes que não estejam compondo QT (Quadro de Tripulantes).
Faixa Etária | Validade |
Qualquer idade | 2 anos |
GRUPO 2 - NÃO AERONAVEGANTES
GRUPO 2 A - Cadetes e alunos EEAR em curso de formação não relacionado a atividade aérea
Alunos do curso de formação CFO INT e INF, alunos em formação na EEAR (exceto BCT) e alunos em formação no ITA.
Faixa Etária | Validade |
Qualquer idade | 2 anos |
GRUPO 2 B - "Demais militares não inclusos no Grupo I, Subgrupo II-A, Grupo IV e VI"
"Militares não obrigados ao voo, nem a atividade de paraquedismo ou mergulho militar e dependentes de militares."
Faixa Etária | Validade |
Acima de 60 anos | 2 anos |
Abaixo de 60 anos | 3 anos |
GRUPO 3 - SERVIDOR CIVIL
Servidores Civis em serviço ativo para fim exclusivo de exame periódico ocupacional.
Faixa Etária | Validade |
Qualquer idade | Legislação Específica |
GRUPO 4 - ATCO/OEA MILITARES -
IV-A - "Inspecionados do COMAER que funcionalmente estão obrigados à atividade de controle de tráfego aéreo ou à operação de estação aeronáutica"
Faixa Etária | Validade |
Acima de 60 anos | 6 meses |
Entre 40 e 60 anos | 1 ano |
Abaixo de 40 anos | 2 anos |
IV-B - " CIVIS estabilizados que funcionalmente estão obrigados ao controle de tráfego aéreo ou à operação de estação aeronáutica - ICA 63-15"
Faixa Etária | Validade |
Acima de 40 anos | 1 ano |
Acima de 40 anos com doença crônica | 1 ano |
Abaixo de 40 anos | 3 anos |
IV-C - "Militares temporários que funcionalmente estão obrigados ao controle de tráfego aéreo ou à operação de estação aeronáutica"
Faixa Etária | Validade |
Qualquer idade | 1 ano |
GRUPO 5 - CIVIS - Dependentes, pensionistas e demais civis:
a) Dependentes de militares e pensionistas.
b) Demais civis sem vínculo ainda estabelecido com o COMAER ou não contemplados pelos subgrupos nesta norma relacionados.
Faixa Etária | Validade |
Todas | Legislação Específica |
GRUPO 6 - OCUPACIONAL - Militares e/ou servidores civis ocupacionalmente expostos;
a) Militares/Servidores civis que operam com radiações ionizantes e manipuladores de quimioterápicos, benzeno e composto aromáticos;
Faixa Etária | Validade |
Qualquer idade | 6 meses |
15 - RECOMENDAÇÕES MÉDICAS ÚTEIS
LABORATÓRIO
- Estar de jejum 10-12 horas ;
- A coleta de urina deverá ser realizada no laboratório do Centro de Inspeção de Saúde (CIS). Não é necessário ser a primeira urina do dia;
- As Inspeções de Saúde realizadas dentro de um prazo de 90 (noventa) dias poderão ter seus exames revalidados neste Centro de Inspeção de Saúde, exceto se existente limitação clinica.
AUDIOMETRIA
- Evitar exposição a sons intensos 14 horas antes do exame;
- Evitar na data anterior ao exame: motocicleta, MP3 e similares.
TESTE ERGOMÉTRICO
Será cobrado que aos seguintes inspecionandos abaixo relacionados que tragam o Teste Ergométrico:
- a todos os militares aeronavegantes acima de 35 anos nas INSPSAU H de 2/2 anos;
- a todos os militares cogitados para missão no exterior e/ou servir em localidade especial;
- aos inspecionandos cogitados para PTTC - letra J;
- aos inspecionandos cogitados para cursos ou inspeção na finalidade B; e
- nas inspeções iniciais de ATCO, OEA civis
ELETROENCEFALOGRAMA
Será realizado na mesma data de inspeção sem marcação, os seguintes inspecionandos abaixo descritos:
- a todos militares e dependentes cogitados para missão no exterior e/ou servir em localidade especial;
- a todos os inspecionandos na finalidade P (Incidente/Acidente);
- aos inspecionandos cogitados para PTTC - letra J;
- aos inspecionandos cogitados para os cursos ou inspeção na finalidade B;
- nas inspeções iniciais de ATCO, OEA civis.
Orientamos:
- lavar bem os cabelos usando um sabonete neutro (como sabão de coco), mas com tempo suficiente para que estejam secos ao início do procedimento;
- não utilizar nenhum cosmético no cabelo (laquê, gel, condicionador, cremes, óleos, tinturas). Esses produtos dificultam a aderência dos eletrodos ao couro cabeludo. Poderá trazer toalhas para limpeza do cabelo.
EXAME GINECOLÓGICO
Será cobrado aos seguintes inspecionandas femininas:
1) Exame Citopatológico Ginecológico ou exame Papanicolau:
- a todas as inspecionandas femininas que iniciaram a vida sexual atual, nas INSPSAU H / D de 2 em 2 anos até 40 anos e, após 40 anos, será cobrada anualmente;
- No caso de impedimento anátomo-estrutural (não iniciou a vida sexual), a inspecionada deverá apresentar atestado ou laudo, informando essa condição, ficando isenta de apresentar Exame Citopatológico Ginecológico;
- Papanicolau ou Exame Citopatológico Ginecológico preventivo com data de até 180 dias da data da Inspeção.
MAMOGRAFIA
- Será cobrado anualmente em inspeções periódicas em todas as mulheres com idade igual ou superior a 40 anos.
LAUDO UROLOGÓGICO
Será cobrado aos inspecionandos homens acima de 45 anos, no dia da inspeção, que tragam:
- Laudo do médico urologista assistente, cuja validade não poderá passar de 180 dias a contar da data da inspeção
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA / PSICOTESTE
Para o melhor desempenho dos testes psicológicos, recomendamos que as seguintes orientações a serem cumpridas 24 horas antes da avaliação psicológica:
- evitar cansaço ou exercício físico extenuante, viagem longa recente, noite mal dormida, privação de alimentação nas últimas horas e/ou uso de medicamentos que dificultem a concentração.
Em caso de quaisquer desses fatores, orientamos que comunique ao Oficial responsável do Setor antes do início da realização dos testes.
- AOS DIABÉTICOS
- Recomendamos a todos que tragam receita médica e Exame Médico Hemoglobina Glicosilada para melhor auxílio ao médico examinador na validade de 90 dias a contar da data de inspeção;
- Caso diagnóstico inicial de Diabetes Mellitus, os inspecionandos serão convocados novamente para segunda amostra de Exame Glicêmico e/ou Teste de Tolerância a Glicose para confirmação.
- No casos de Aeronavegantes ou Missão no Exterior será acrescentado laudo de médico assistente com as informações contida no item 12.
AOS HIV POSITIVOS
Convém que tragam em todas as inspeções de saúde:
- relatório do médico assistente; e
- exame complementar da carga viral e contagem de CD4.
AOS PORTADORES DE CARDIOPATIAS, CORONARIOPATIAS E DEMAIS COMORBIDADES CARDIOLÓGICAS:
Convém que tragam todos os exames pertinentes à sua morbidade, receita médica e laudo de médico cardiologista assistente.
GESTANTES
Convém que tragam cartão pré-natal e laudo de médico ginecologista assistente para melhor auxilio médico pericial.
DEMAIS COMORBIDADES:
- Todos os militares ou civis que portarem morbidades é recomendado que tragam exames, receita médica e/ou relatório médico para melhor auxílio pericial ao Médico Examinador e julgamento de seu desempenho laboral;
16 - OBSERVAÇÕES GERAIS
O MILITAR JULGADO EM ATA: INCAPAZ TEMPORARIAMENTE POR xx DIAS PARA alguma atividade específica somente poderão ser reinspecionado, durante a validade ou ao término da restrição, pela JSL que emitiu este parecer, ou ainda pela JSL do CEMAL. VIDE ITEM 4.7.12 DA NSCA 160-9/DEZ 2023.
17 - DIS, ATA, CARTÃO DE SAÚDE
- O Cartão de Saúde, ATA, DIS poderão ser retirados neste Centro de Inspeção de Saúde após 05 (cinco) dias da data da inspeção;
- Os inspecionandos ATCO/OEA terão suas inspeções de saúde atualizados em sistema SPGPO em até 2 (dois) dias;
- Caso não retire neste CIS, o inspecionando poderá retirar o Cartão de Saúde e ATA no Setor SPM de sua Unidade.
- Em caso de intercorrência no prazo, favor entrar em contato neste CIS.
18 - FALE CONOSCO
TELEFONES:
(11) 2224-7140- Recepção
(11) 2224-7139 - Laboratório
(11) 2224-7144/7112 - Secretaria da Junta de Saúde
(11) 2224-7145 - Concursos / Conscritos
(11) 2224-7125 - Benefícios e Direitos
ENDEREÇO ELETRÔNICO:
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