Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Lá pelos idos de 1.977, o Serviço de Saúde na área do IV COMAR encontrava-se desmembrado em diversos serviços independentes:

1) Núcleo de Hospital de Aeronáutica de São Paulo - NUHASP, instalado em 1972, no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo, em uma edificação adaptada para o Serviço de Saúde, possuindo, na ocasião, 55 leitos e ambulatório médico;

 

2) Policlínica de Aeronáutica de São Paulo - POLAER , instalada em 1946, no n.º 2.099 da Rua Augusta, Bairro de Cerqueira César, prédio este construído na década de 20, adquirido e adaptado pelo então Comando da Aeronáutica para o Serviço de Saúde; e

 

3) Odontoclínica da Aeronáutica de São Paulo, instalada em 1.974, no térreo de um edifício residencial, na área do IV Comando Aéreo Regional.

 

A centralização do Serviço de Saúde, na área do IV COMAR, foi um desafio por diversos anos. Várias foram as tentativas que visaram a resolver o problema.

Na primeira delas, iniciou-se a construção de um edifício de onze andares e 21.080 m2, situado na altura do número 4.500 da Rua Voluntários da Pátria, no Bairro de Santana. A execução do projeto foi iniciada em 1958 e o cronograma físico cumprido até 56% do total.

Com a suspensão dos trabalhos e o cancelamento do projeto, foi nomeada uma Comissão de Alienação, sendo a obra alienada em favor da Prefeitura de São Paulo.

A frustração da tentativa deveu-se ao porte da obra e à política de descentralização em vigor na FAB a partir de 1967.

Em 1973, encomendou-se ao arquiteto JARBAS KARMAN, um projeto para edificação do Hospital Geral da 4a.Zona Aérea. Passados alguns meses, o referido técnico apresentou o projeto de uma edificação de mais de 40.000 m2, a qual excedia em muito, em grandiosidade e Imponência, à especificada no projeto de 1958. O projeto foi arquivado. Reformulado o problema, a solução encontrada foi a construção de uma edificação térrea, com disposição modular e área a construir inicialmente de 3.600 m2. O projeto foi avaliado e aprovado pelo Exmo. Sr. Ministro da Aeronáutica, sendo autorizado o início da obra.

A obra iniciou-se em novembro de 1.977, sendo concluída em dezembro de 1.978, abrigando, então, os serviços administrativos, os ambulatórios médicos e odontológicos e o Centro de Inspeções de Saúde.

O projeto para a construção do pavilhão de internação foi executado pelo SERENG-4, entre agosto de 1.977 e maio de 1.978. Optou-se pela construção de um prédio modular com as mesmas características arquitetônicas dos existentes; cada módulo com área de 415 m2 e o conjunto com área total de 2.030 m2, ligado ao bloco original, ainda em construção. A obra foi aprovada pelo Exmo. Sr. Ministro da Aeronáutica, através da Nota Ministerial n.º 011/Gm4/ADM de 18/07/78, sendo iniciada em outubro de 1.978 e concluída em outubro de 1.979.



HASP
A terceira e última fase da implantação deste projeto iniciou-se em novembro de 1.979, destinada a abrigar a Administração do HASP, que estava no prédio do Ambulatório, sem acomodações próprias para o desenvolvimento de suas atividades. O projeto foi desenvolvido pelo SERENG-IV e constituía-se de um edifício de dois andares, com área de 1.800 m2. A construção foi iniciada em outubro de 1.983, sendo concluída em setembro de 1.984.

O "Lay-Out" original foi mantido até o ano de 1.995, quando a administração do HASP constatou que as atividades do Hospital careciam de maior infraestrutura. Iniciou-se então um conjunto de reformas e remodelações que estão proporcionando ao complexo hospitalar o oxigênio necessário para cumprir adequadamente sua árdua missão.


 

 NuHFASP

No dia 07 de novembro de 2013 foi publicado na edição de nº 217 do Diário Oficial da União a Portaria nº 2.004/GC3, de 5 de novembro de 2013,  a modificação da estrutura organizacional do Hospital de Aeronáutica de São Paulo (HASP), transformando-o em Núcleo do Hospital de Força Aérea de São Paulo (NuHFASP).


 

HFASP (Decreto 9.023, de 05/04/2017)

No dia 06 de abril de 2017 foi publicado na edição nº 067 do Diário Oficial da União o Decreto 9.023, de 05/04/2017 a criação do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP), com nível de 4º escalão, pleiteada pelo HASP desde setembro de 2008, representando o reconhecimento do COMAER a essa Organização de Saúde da Aeronáutica que, ao longo dos seus 37 anos de existência, presta serviços de saúde de excelência aos seus usuários.

Desta forma, o HFASP continuará a cumprir sua missão organizacional, prestando serviços médicos, hospitalares e odontológicos na área de jurisdição do IV COMAR com a máxima satisfação para o usuário, devendo cada vez mais intensificar as adequações estruturais necessárias para que possa consolidar-se como Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP).

 

Fim do conteúdo da página