Tenente Messina ministra palestra ao efetivo do HFASP
No dia 18 de abril de 2022, o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) realizou campanha com o tema central “Sua voz importa”, em alusão ao Dia Mundial da Voz (16/04/2022). Essa data foi criada pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia juntamente com o Conselho Federal de Fonoaudiologia, com objetivo de chamar a atenção para relação de identidade e voz no contexto social e disfunções que podem indicar problemas de saúde, além de formas de evitá-las. O HFASP aderiu à campanha preventiva, que faz parte do programa desenvolvido pelo Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS) para promover a saúde e prevenir doenças.
No início da manhã, a Tenente Fonoaudióloga Vanessa Messina Mavouchian ministrou uma palestra ao efetivo do HFASP e discorreu sobre a importância de cuidados e atenção com a voz. A adoção de hábitos simples são importantes como, por exemplo, não gritar em excesso, evitar a prática do tabagismo, evitar roupas e sapatos apertados, não falar durante a prática de atividade física, aumentar a hidratação diária (aulas e palestras), realizar alimentação saudável, evitar ingestão de leite e derivados, descansar no mínimo por 6 horas. Para os profissionais que utilizam a voz como meio de trabalho, como professores, cantores e outros, é importante realizar o aquecimento e o desaquecimento da voz.
Durante a manhã, militares da Seção de Fonoaudiologia realizaram orientação aos beneficiários do HFASP. A senhora Eli Camargo Silva, participou da campanha e comentou: “Eu tenho uma irmã que esta perdendo a voz e há pouco tempo iniciou o tratamento. Segundo o médico, essa perda da voz é relacionada ao uso do cigarro, pois ela fumou desde menina. Eu prestei muita atenção em todas as orientação e dicas para eu que eu possa auxiliar a minha irmã”.
A Tenente Fonoaudióloga Vanessa dos Santos Farias comentou sobre a relevância do tema: “ A campanha Sua Voz Importa tem o objetivo de alertar a população sobra a prevenção e os cuidados vocais com orientações e encaminhamentos para que as pessoas tenham ainda mais qualidade na comunicação e acesso aos tratamentos adequados. Nossa missão é prevenir, orientar e reabilitar as alterações vocais que possam afetar nossa população e nossos usuários do HFASP.”
Tenente-Coronel Isabela (Chefe da Divisão Médica do HFASP) com militares responsáveis pela campanha
Equipe de fonoaudiologia do HFASP
Tenente Veloso realizando distribuição de brindes e na sala de espera do ambulatório
Fonte: Comunicação Social HFASP
Redes Sociais