No dia 12 de abril de 2022, o Tenente-Coronel Farmacêutico R1 Luis Carlos da Silva, representando o setor de Qualidade Hospitalar do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP), ministrou uma palestra, na qual foi apresentada a ferramenta que será utilizada na próxima visita de avaliação para recertificação do selo de conformidade pelo Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH), prevista para agosto de 2023.
O HFASP participa desse Programa de Qualidade, mantido pela Associação Paulista de Medicina (APM), desde 2000, já passou por oito processos de recertificações e mantém o selo de conformidade até os dias atuais.
A ferramenta que será utilizada no processo é a versão 12.4 do Roteiro de Avaliação, que foi totalmente revisto e ampliado pelo Comitê Técnico do Programa CQH, utilizando-se do Modelo de Excelência em Gestão (MEG®) da Fundação Nacional da Qualidade. Esse novo Roteiro de Avaliação incorporou diversos requisitos relacionados à atividade assistencial e possibilita uma pontuação máxima de 125 pontos. O número de requisitos também foi ampliado, pois passou de 314 para 765. O selo de conformidade será concedido de acordo com o nível de maturidade da Organização de Saúde, podendo ser de Bronze (pontuação entre 75 a 92 pontos), Prata (pontuação entre 93 a 110 pontos) ou Ouro (pontuação entre 111 a 125 pontos). Após quase 2 anos sem realizar visitas de avaliação, pois todos processos foram suspensos em virtude da pandemia pela COVID-19, o Programa CQH retoma o processo de avaliação “in loco” dos hospitais participantes. No caso do HFASP, hospital mais antigo do Programa, cuja 8ª e última recertificação ocorreu em agosto de 2019, o processo reinicia em abril deste ano com a autoavaliação semestral por meio do novo Roteiro de Avaliação.
Todo esse processo de melhoria contínua da qualidade dos serviços hospitalares está alinhado com o Programa de Reestruturação da Saúde desenvolvido pela Diretoria de Saúde da Aeronáutica, com a criação da Subdiretoria de Qualidade em Saúde e a publicação do Manual de Gestão da Qualidade em Saúde (MCA 160-6).
Fonte: Comunicação Social HFASP
Redes Sociais