No dia 07 de abril de 2022, o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) recebeu a primeira visita dos Doutores Palhaços do Instituto SóRiso, que trouxeram muita alegria aos pacientes do hospital e marcaram o início de um novo projeto coordenado pela Comissão de Humanização e Cuidados Paliativos.
O Instituto SóRiso é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que realiza ações de voluntariado em hospitais, asilos e orfanatos, tendo como um dos projetos o trabalho dos Doutores Palhaços, que tem o objetivo de promover momentos de descontração e bem-estar, visando a melhoria no estado emocional de pacientes e auxiliando em sua recuperação.
Os Doutores Palhaços (Heitor Hoffman Rodrigues, Ines Gonçalves dos Santos, Telma Luiz Sanches e Samuel Elias de Souza) percorreram as unidades de internação e visitaram os pacientes, sempre acompanhados de bom-humor, alegria e muitas risadas. A senhora Kenia Cascardo Murad recebeu a visita especial e comentou: “Projeto excepcional de pessoas que doam seu tempo para levar alegria, esperança e fé a pessoas que estão em momentos muito delicados e de fragilidade física e emocional. Não tem como não ficar alegre e dar boas risadas junto deles!!! Parabéns aos Doutores Palhaços!”
O voluntário senhor Heitor Hoffman Rodrigues, conhecido como “Doutor Franzino Matuskela”, participou da ação e ao final da visita disse: “Quem viu aquelas figuras estranhas e totalmente fora de contexto e do padrão militar nos corredores do HFASP pode até ter pensado que foi uma grande brincadeira ou alguma atração para a diversão dos pacientes, enfermeiros e equipe médica. Mas foi muito além disso. O que vimos hoje foi uma conquista da humanização hospitalar nas dependências de um hospital militar. Uma grande quebra de paradigma que trouxe um pouco de irreverência às dependências de uma instituição tão formal.”
As visitas frequentes dos Doutores Palhaços fazem parte de um projeto da Comissão de Humanização e Cuidados Paliativos do HFASP, visando o acolhimento e um olhar diferenciado ao paciente, enxergando-o como um ser humano completo e percebendo suas necessidades assistenciais e emocionais. A Tenente Fisioterapeuta Juliana Martins Rocha do Nascimento, membro da Comissão e idealizadora do projeto, comentou sobre a motivação de desenvolver esse trabalho: “Quando tive a oportunidade de começar projetos de humanização no HFASP, sempre tive como foco a capacidade de ouvir e acolher a todos (pacientes, familiares, militares e civis) para construir uma história em nosso hospital de empatia, carinho, respeito, com ações que vão além de aspectos patológicos. Ter a oportunidade de trazer momentos alegres em um ambiente muitas vezes repleto de tensão e preocupação, é favorecer a memória afetiva. O atendimento humanizado proporciona uma relação intrínseca com a motivação da equipe, que impacta na qualidade e na produtividade. Ter parceiros externos, como o Instituto SóRiso, enriquecem as ações internas no Hospital e eu sou grata por ser rodeada de pessoas que acreditam no meu trabalho e estão de mãos dadas comigo para novos projetos”.
Após um dia especial que selou os laços do novo projeto que contemplará visitas semanais dos Doutores Palhaços do Instituto SóRiso, o Senhor Heitor concluiu: “Hoje demos o primeiro passo para um trabalho que visa, juntamente com toda equipe do HFASP, trazer momentos de carinho, amor, descontração e alegria a todos os pacientes e demais colaboradores. Como o lema de nosso Instituto diz: Amor para amenizar a dor!”
Fonte: Comunicação Social HFASP
Redes Sociais