Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Militar do HFASP publica artigo em renomada revista de Medicina Aeroespacial
Início do conteúdo da página

A Major Médica Juliana Maria Araújo Caldeira, Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e Chefe da Seção de Otorrinolaringologia do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP), teve o seu artigo científico publicado na revista americana Aerospace Medicine and Human Performance, que é o periódico mais citado no mundo na área de Medicina Aeroespacial, sendo distribuído para mais de 80 países.

O artigo intitulado “Noise Attenuation Effects on Speech Recognition of Cochlear Implant Users Inside Helicopters” é resultado de um estudo em que foram testados métodos de atenuação ao ruído ambiente para se avaliar a inteligibilidade auditiva de usuários de implante coclear (IC) na situação de voo. O IC é um dispositivo eletrônico, parcialmente implantado, indicado na maioria das vezes para pessoas com perda auditiva profunda e bilateral, que visa proporcionar aos seus usuários sensação auditiva próxima ao fisiológico. Observou-se que muitos usuários de IC preenchem os critérios audiométricos para serem pilotos da aviação civil e que ainda não existe uma regulação a respeito do uso deste dispositivo na aviação. Desta forma, estudos como este são importantes para subsidiarem novos critérios regulatórios.

A Major Juliana, que já publicou outros artigos relacionados à reabilitação auditiva na aviação, comentou: “Espero que publicação desse trabalho estimule novos estudos por militares da FAB, visando a projeção internacional da nossa instituição no cenário da Medicina Aeroespacial”.

 


Major Juliana orienta os voluntários, que estão dentro do helicóptero, durante os testes.


Primeira página do artigo publicado pela Major Juliana

Referência:
Caldeira JMA, Goffi-Gomez MVS, Imamura R, Bento RF. Noise attenuation effects on speech recognition of cochlear implant users inside helicopters. Aerosp Med Hum Perform. 2021; 92(11):880–885

Fim do conteúdo da página