Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > COMISSÃO DE HUMANIZAÇÃO E CUIDADOS PALIATIVOS
Início do conteúdo da página

A Humanização, que é o ato ou efeito de humanizar-se, de tornar-se benévolo ou mais sociável, é entendida na saúde como a busca por um olhar diferenciado em direção ao paciente, enxergando-o como um ser humano completo e que necessita de acolhimento, principalmente quando diante de uma doença que lhe ameace a vida. Diante disso, fica clara a relação indissociável entre humanização e cuidados paliativos.

Cuidados paliativos, de acordo com o dicionário, são os cuidados “que têm a qualidade de acalmar, de abrandar temporariamente um mal”. Na saúde, o termo cuidado paliativo também é conhecido com um conjunto de práticas assistenciais oferecidas aos pacientes com doença ameaçadora de vida, tendo o objetivo de oferecer dignidade e respeito ao enfermo e seus familiares, assim como a redução do sofrimento decorrente de doença grave ou incurável.

Os cuidados paliativos são multidimensionais, ou seja, abrangem as dimensões física, emocional, familiar, social e espiritual. Segundo a Organização Mundial de Saúde, Cuidado Paliativo é a assistência integral oferecida para pacientes e familiares quando diante de uma doença grave que ameace a continuidade da vida.

O objetivo de oferecer cuidados paliativos está relacionado ao bem-estar integral dos pacientes que recebem o diagnóstico de uma doença grave que ameace a continuidade da vida, sendo portanto, o oposto de nada mais a fazer, que povoa o senso comum. Pacientes em busca da cura ou controle da doença também recebem cuidados paliativos, assim como os pacientes cujas doenças já não podem ser curadas, tratadas ou controladas, visto que sempre há como ajudar, visando as dimensões que em última análise são as que juntas, constituem cada indivíduo em sua singularidade.

Nossa equipe acompanhou 47 pacientes durante o ano de 2021, e buscou proporcionar melhor qualidade de vida aos mesmos, amenizar suas dores físicas e espirituais, e acima de tudo, através do atendimento humanizado, procuramos respeitar suas vontades e por vezes, seus últimos desejos, propiciando assim uma morte digna e minimizando seu sofrimento.

Atualmente nossos pacientes são acompanhados pela equipe multiprofissional sempre que estão internados nas enfermarias, emergência e UTI, e sempre que se faz necessário marcamos reuniões/encontros com os familiares, visando dirimir suas dúvidas e aflições, seja nas enfermarias ou nos ambulatórios do HFASP.

Vale ressaltar que nem todos os pacientes Paliativos são terminais, mas todos os pacientes terminais são Paliativos, ou seja, quando recebemos o diagnóstico de uma doença que ameaça a vida, mesmo que numa fase inicial, a equipe sempre tem muito trabalho a realizar com esse enfermo e sua família, não sendo o mesmo terminal naquela fase do diagnóstico. Portanto, fica clara aqui a relevância do trabalho por nós realizado, assim como igualmente importante é a integração com todo efetivo do HFASP, visto que ninguém trabalha sozinho e que a união nos torna mais fortes! Contamos com todos, sigamos em busca do bem maior em prol de nossos usuários!


A equipe encontra - se à disposição para esclarecer qualquer dúvida, e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fonte: Comunicação Social HFASP

Fim do conteúdo da página