O Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) dedicou o dia 28 de Janeiro de 2022 para a Campanha Janeiro Branco, voltada para a sensibilização da importância da saúde mental e emocional. No início do dia, a Aspirante Psicóloga Vanessa Ferreira de Almeida Piuchi ministrou uma palestra sobre o tema e, durante a manhã, foram realizadas dinâmicas e orientações aos beneficiários do hospital no Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS).
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde pode ser definida como: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças”. Partindo da premissa de que o adoecimento psíquico é geralmente multicausal, ou seja, é resultante de fatores biológicos, sociais, culturais, amplia-se a necessidade de acolhimento e assistencialismo para todos.
A Aspirante Psicóloga Maria Isabella Almeida Baião participou da campanha e comentou que: “ter saúde mental é você está bem consigo mesmo, é você estar bem com os outros, é você aprender a lidar com seus sentimentos e suas emoções”, assim como o Aspirante Psicólogo Thiago Filgueiras de Freitas, que corroborou com esse conceito e complementou: “Ter saúde mental é aceitar as exigências da vida, sabendo lidar com as boas e as desagradáveis emoções que fazem parte do dia-a-dia”. Além dos profissionais da Seção de Psicologia e do CAIS do HFASP, a campanha contou com a participação do Tenente Capelão Rafael Contini Quirino, que definiu saúde mental como: “usar suas competências, enfrentar o estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.”
A campanha contemplou orientações, atividades de dinâmica sobre sentimentos e realização de um questionário por código de resposta rápida (QrCode - quick response code) para abordar a percepção do estado de saúde emocional. Todos os indivíduos que estavam nas salas de espera e corredores do HFASP foram convidados a participar da campanha. A senhora Sandra Fabiana Sahda, beneficiária do hospital, participou do evento e comentou: “Eu tive crise de pânico e ansiedade no mês passado, e eu fiquei muito mal. Agora eu estou trabalhando com essa parte psicológica, psicoanálise e estou com medicação também. Eu fiquei encantada com esse painel sobre o Janeiro Branco e com todos esses conselhos que foram dados. Eu estava muito afastada, pois era só trabalho, trabalho, trabalho”.
Durante a palestra, a Aspirante Psicóloga Vanessa Ferreira de Almeida Piuchi reforçou a importância da resiliência em todos os cenários ao nosso redor e, ao final, o Diretor Interino do HFASP, Coronel Médico Alexandre de Araújo Melo, comentou: “A escuta empática marcou a apresentação da Aspirante Piuchi. Ela trouxe uma ótima reflexão sobre o assunto. Que a gente passe o final de semana, o resto do mês e do ano escutando e compreendendo empaticamente”.
Aspirante Piuchi ministra a palestra alusiva ao Janeiro Branco para o efetivo.
Militares do HFASP assistem palestra sobre a importância da Saúde Mental
Equipe do CAIS e equipe da Seção de Psicologia realizam orientações, questionário e dinâmicas sobre o impacto
da Saúde mental na sala de espera.
Cel Med Alexandre (Diretor Interino do HFASP), Tenente Capelão Contini e militares do CAIS e da Seção de Psicologia.
Cel Med Alexandre (Diretor Interino do HFASP) e beneficiários do HFASP participam da dinâmica de sentimentos.
Senhora Sandra Fabiana Sahda
Fonte: Comunicação Social - HFASP
Referências
Carlos Alberto Pegolo da Gama ET al. Saúde Mental e Vulnerabilidade Social: a direção do tratamento. Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., São Paulo, 17(1), 69-84, mar. 2014.
Saúde mental / Alexandre de Araújo Pereira e Paula Cambraia de Mendonça Vianna. -- Belo Horizonte: Nescon/UFMG, Coopmed,2009. 76 p. : il., 22x27cm. Público a que se destina: Profissionais da saúde ligados à estratégia da Saúde da Família. ISBN: 978-85-7825-019-5
Redes Sociais