O Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) dedicou o dia 10 de Janeiro de 2022 para a Campanha Janeiro Dourado, voltada para a conscientização da importância da atividade física. No início do dia, a Chefe da Seção de Fisioterapia Hospitalar do HFASP, Tenente Fisioterapeuta Elaine Brito Vieira, ministrou palestra sobre o tema e, durante a manhã, foram realizadas avaliações funcionais e orientações aos beneficiários do hospital no Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS).
A prática regular de atividade física é fundamental em qualquer idade e tem sido considerada um meio de preservar e melhorar a saúde e a qualidade de vida do ser humano. Dados estatísticos ressaltam que mais de 5 milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se a população fosse mais ativa.
A Tenente Fisioterapeuta Carla Spinelli de Santana Lopes Rodrigues participou da campanha e ressaltou a importância do tema: “Globalmente 1 em cada 4 adultos não segue as recomendações de atividade física e pessoas sedentárias tem 20% a 30% mais riscos de morte comparada as pessoas ativas e 80% dos adolescentes no mundo são insuficientemente ativos. Sem contar que a atividade física tem sido associada a uma redução importante no risco de morte prematura, reduz o risco de mais de 25 condições médicas crônicas, incluindo doenças cardiovasculares, morte de todas as causas, por doenças neoplásicas, diabetes tipo2, hipertensão arterial sistêmica, pedra na vesícula e Infarto agudo do miocárdio” .
O Tenente Médico Bruno Derwood Mills Costa de Carvalho, médico do CAIS, que também estava presente no evento, complementou: “Se os médicos conseguissem colocar o exercício físico em um comprimido, esse seria o melhor remédio tanto para tratamento quanto para prevenção”.
A campanha aconteceu no CAIS e contemplou orientações e avaliações funcionais, como dinamometria palmar, Teste Timed Up and Go, Teste de sentar/levantar 5 repetições, que forneceram dados para confecção de um relatório técnico cinético funcional. Todos os indivíduos que estavam nas salas de espera e corredores do HFASP foram convidados a participar da campanha. A senhora Maria de Lourdes Brito, beneficiária do hospital, participou do evento e comentou: “Eu sempre fiz atividade física e adorei fazer os testes e ver que continuo bem fisicamente”.
Segundo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), para um indivíduo se tornar ativo ele precisa realizar pelo menos 150 minutos de atividade física aeróbia de moderada intensidade por semana ou 75 minutos de atividade vigorosa por semana e pelo menos dois dias da semana de atividade física para fortalecimento muscular.
“Hoje, a tecnologia nos favorece para incentivar e registrar o quanto ativo estamos, existem diversos aplicativos em smartphone que realizam a contagem de passos, sendo ideal ajustar uma meta de 10 mil passos por dia para de fato ter benefícios à saúde”, reforça a Tenente Fisioterapeuta Elaine Brito Vieira.
Enfim, o exercício físico é uma das ferramentas terapêuticas mais importantes na promoção de saúde, sendo de grande relevância a conscientização quanto a orientação, a prescrição e a prática diária.
Tenente Elaine Brito ministra a palestra alusiva ao Janeiro Dourado para o efetivo.
Militares do HFASP assistem palestra sobre a importância da atividade física
Equipe do CAIS e equipe da Seção de Fisioterapia realizam orientações sobre atividade física na sala de espera.
Cel Med Alexandre (Diretor Interino do HFASP), Cel Int R1 Vasconcelos (Chefe da Divisão Administrativa), TCel Med Cardoso (Vice-Diretor do HFASP) e militares do CAIS e da Seção de Fisioterapia.
Ten Cel Claudia Graeff e Ten Cel Isabela realizam teste de potência de força de membros inferiores e dinamometria palmar
Paciente Maria de Lourdes Brito com Ten Elaine Brito e Ten Carla Spinelli
Fonte: Comunicação Social - HFASP
Referências
Rafael Silveira Freire. Et al. REGULAR PHYSICAL ACTIVITY: A POPULATION-BASED STUDY IN NORTH MINAS GERAIS, BRAZIL. Rev Bras Med Esporte – Vol. 20, No 5 – Set/Out, 2014
Bruno GUALANO, Taís TINUCCI. Sedentarismo, exercício físico e doenças crônicas. Rev. bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v.25, p.37-43, dez. 2011 N. esp. • 37
Redes Sociais