Durante o mês de novembro, o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) desenvolveu várias ações com o objetivo de conscientizar a população masculina sobre a necessidade de cuidar da saúde física e mental.
Desde 2011, acontece anualmente a campanha “Novembro Azul” no Brasil, com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele. Com o passar do tempo e aproveitando as celebrações em torno do tema, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) começaram a divulgar ações importantes e a data transformou-se no maior movimento em prol da saúde masculina.
Engajado nesse movimento e visando a promoção da saúde dos beneficiários do Sistema de Saúde da Aeronáutica, no dia 04 de novembro, o Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS) do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) iniciou a campanha voltada para saúde do homem, englobando principalmente a diabetes e o câncer de próstata, visto que no mês de novembro também é comemorado o Dia Mundial do Diabetes (14/11).
Durante a manhã, beneficiários do HFASP foram submetidos a avaliações, como anamnese, pressão arterial, glicemia, peso, altura e circunferência abdominal. Após esses exames, foram realizadas orientações médicas e nutricionais.
Foram atendidos diversos usuários do hospital e alguns deixaram suas manifestações, como o Tenente-Coronel Reformado João Batista Celestino Barros, que disse “Eu achei a campanha do CAIS excelente! Fico imensamente grato pela iniciativa e pelo atendimento especializado realizado por pessoas muito atenciosas” e o Segundo Sargento Reformado Natanael Honorato da Trindade, que comentou “A campanha é ótima para orientar as pessoas a tomar os cuidados com a saúde e com a vida. Essa é uma campanha oportuna porque a diabetes é uma doença muito grave. Nós só temos uma vida e temos que cuidar dela!”
A campanha contou com a participação dos alunos da Faculdade de Medicina da Universidade São Camilo, que realizam o internato no HFASP e contribuíram na realização dos exames.
Complementando às orientações relacionadas à prevenção da diabetes, no dia 17 de novembro, o CAIS realizou uma manhã para destacar a importância do cuidado com a pele, principalmente associado ao chamado “pé diabético”, que consiste em uma série de alterações que podem ocorrer nos pés de pessoas com diabetes não controlada. Nesse dia, foi utilizado um aparelho que detecta o nível de hidratação e oleosidade da pele dos beneficiários do HFASP e realizadas instruções quanto aos cuidados necessários.
Durante o mês, o HFASP também promoveu palestras sobre o Novembro Azul, sendo no dia 11/11 ministrada pela Tenente Médica Nádia Sugano Higashi para o efetivo do HFASP e no dia 17/11, pelo Capião Fernando Figueiredo Berti para a Base Aérea de São Paulo (BASP). No dia 30/11 está programada a palestra no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP). A Tenente Nádia reforçou a importância do tema: “O câncer de próstata é uma doença silenciosa que não apresenta sintomas nos estágios iniciais.
A campanha Novembro Azul chama a atenção para a saúde do homem e para a realização de exames de rastreio, não só para o câncer mas também para diabetes e hipertensão, que são doenças muito prevalentes, podem passar despercebidas e, juntas, são as maiores causas de morte.”
Palestra da Tenente Nádia no HFASP
Palestra do Cap Berti na Base Aérea de São Paulo
Com o objetivo difundir ainda mais as informações sobre o Novembro Azul na GUARNAE-SP, o HFASP divulgou o seguinte material de orientação para ser compartilhado nas redes sociais:
Fonte: Comunicação Social HFASP
Redes Sociais