Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Militar do HFASP recebe 2ªcolocação do Prêmio Orlando Chevitarese
Início do conteúdo da página

Na última sexta-feira (12/11/2021), a Odontoclínica de Aeronáutica Santos-Dumont (OASD) realizou a cerimônia militar que contemplou a entrega do XIII Prêmio Orlando Chevitarese.

O Prêmio Orlando Chevitarese de qualidade de pesquisa é realizado pela OASD desde 2009 e recebe o nome de um dos maiores pesquisadores da odontologia em nosso país. Todos os anos, oficiais dentistas da FAB das mais diversas unidades do Brasil se inscrevem para participar.

A cerimônia contou com a presença do Cel Dent André Luís Machado Soares, Diretor da OASD e trouxe as três finalistas da categoria artigo científico, que apresentaram seus trabalhos ao público, sendo a escolha pela banca julgadora realizada após as exposições. A Tenente Rafaela Carolina Soares Bonato, ortodontista do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP), foi premiada com a 2° colocação, com a apresentação do artigo científico: "Tooth movement, orofacial pain, and leptin, interleukin-1β, and tumor necrosis factor–α levels in obese adolescents", publicado na revista Angle Orthodontist, que foi escrito como resultado de sua tese de Doutorado. O artigo demonstrou que adolescentes obesos apresentam maiores níveis de citocinas inflamatórias durante o tratamento ortodôntico e, consequentemente, maior dor orofacial após 24 horas da instalação do aparelho fixo em comparação com adolescentes não obesos.

Além disso, o trabalho avaliou a condição periodontal prévia à instalação do aparelho ortodôntico, verificando que adolescentes obesos apresentaram maior sangramento após a sondagem periodontal e maior prevalência de bolsas com profundidade de sondagem maior que 4 mm, demonstrando que a obesidade é um fator que contribui para a doença periodontal. 

A Tenente Bonato comentou sobre a alegria de participar da premiação: “Foi muito gratificante e emocionante poder unir duas paixões da minha vida: representar o HFASP em um evento nacional da FAB e também poder levar meu trabalho científico”.

 

 

Fonte: Comunicação Social HFASP

 

Fim do conteúdo da página