No Brasil, no dia 18 de outubro comemora-se o Dia do Médico, em homenagem a São Lucas, o padroeiro dos médicos. Para marcar esta data especial, foi realizada uma palestra sobre “A Missão Acolhida” pela Tenente Médica Camila Borges Bezerra Teixeira para os médicos do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP).
A Operação Acolhida, criada em 2018 para receber com dignidade os migrantes e refugiados que chegam ao Brasil a partir da fronteira com a Venezuela, atua na recepção, registro, abrigamento e interiorização desta população de alta vulnerabilidade social. Trata-se de uma grande força-tarefa humanitária executada e coordenada pelo Governo Federal com a participação das Forças Armadas e o apoio de agências da ONU e de mais de 100 entidades da sociedade civil.
A Tenente Médica Camila Borges participou da Missão Acolhida e comentou sobre sua experiência: “Participar de uma missão humanitária em região de fronteira, prestando atendimento à população migrante e refugiada em situação de vulnerabilidade extrema, mudou muitos dos meus conceitos de atendimento em saúde. Ali nós tínhamos de ser multifacetados, atuando em diversas especialidades, conforme as demandas, e superando todos os dias o desgaste emocional e físico das adversidades.
Ter tido essa oportunidade, como militar e representando a Força Aérea, me trouxe muito orgulho. E as histórias que ouvi e experiências que vivi ali, estarão presentes em minha memória por toda a minha vida. A tudo isso, serei sempre muito grata, como médica, como militar e acima de tudo, como ser humano. ”
Após a palestra, aconteceu sorteio de brindes aos médicos e foi oferecido um café da manhã especial pelo Laboratório EMS .
Atualmente, o corpo clínico do HFASP tem 150 médicos nas mais diversas especialidades clínicas e cirúrgicas e destaca-se pela sua alta qualificação técnica e profissional.
Parabéns aos médicos do efetivo do HFASP! Obrigado por terem aceitado o desafio de terem em suas mãos: nossa doença, saúde, medos, esperanças e tudo aquilo que faz parte do que chamamos de vida!
Fonte: Comunicação Social HFASP
Redes Sociais