Diretor Interino do HFASP, Cel Alexandre, e equipe do CAIS em campanha do Setembro Amarelo
O Setembro Amarelo é uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. Assim, o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) engajou-se nesse movimento e desenvolveu diversas ações com o objetivo de alertar os profissionais e usuários do hospital sobre esse problema.
São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Assim, o suicídio encontra-se entre as três principais causas de morte em indivíduos com idade entre 15 e 29 anos no mundo.
Diante da relevância de se falar sobre o suicídio, no dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10/9), o Tenente Psicólogo Luciano Henrique Silva Ribeiro do Valle ministrou a palestra “Setembro Amarelo e a prevenção do suicídio” para o efetivo do HFASP e ressaltou a importância da escuta ativa, da formação de uma rede de apoio de familiares e amigos, além da ajuda profissional, em casos mais graves.
Palestra do Tenente Valle
Como parte das ações do Setembro Amarelo, os militares das Seções de Psicologia e Psiquiatria e do Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS) do HFASP gravaram vídeos, que foram projetados na sala de espera do SAME e divulgados em rede social e elaboraram cartazes com orientações para os usuários do hospital.
Além disso, nos dias 21 e 22 de setembro de 2021, foi realizada uma campanha promovida pelo Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS) nos ambulatórios do hospital, com distribuição de fitas amarelas e sementes de girassol, além de orientações sobre saúde mental realizadas pelos Tenente Psiquiatra Victor Barbieri Bariani e Tenente Capelão Rafael Contini Quirino.
O Tenente Contini, que realizou uma apresentação musical na sala de espera do ambulatório, comentou sobre a importância da espiritualidade: “Devemos cuidar da saúde e do interior. Todos somos espirituais e temos que olhar para além da matéria.”
Fitas amarelas distribuídas para os pacientes
Tenente Mutto distribui fita amarela a paciente
Tenente Contini realiza apresentação musical após falar sobre espiritualidade
Durante a campanha, a Tenente Carla Mutto Ferreira Pontes Neves, médica do CAIS, falou sobre a relevância da saúde mental: “ Nossa saúde não é só física, é mental também. Durante esse período de pandemia isso ficou muito mais evidente. Cuidar da nossa saúde mental é essencial para que possamos estar bem como um todo. Se você não está se sentindo bem de alguma forma, não se cale, procure ajuda. E nós do CAIS juntamente com a equipe multidisciplinar do HFASP estamos de porta abertas para receber e escutar vocês! ”.
As ações do Setembro Amarelo não se limitaram ao HFASP e no dia 16, a Tenente Psiquiatra Bruna Avellar de Paula Pereira ministrou uma palestra no Centro Regional de Controle Aéreo Sudeste (CRCEA-SE) para militares do seu efetivo com o objetivo de trazer a discussão sobre o risco de suicídio e da importância em se buscar ajuda quando necessário.
A Tenente Avellar comentou sobre a importância da campanha: “Acredito que poder falar abertamente sobre o suicídio e sobre como preveni-lo ajuda a reduzir o preconceito e o estigma em torno do tema e dos transtornos mentais como um todo, possibilitando que aqueles que precisam tenham menos resistência em buscar ajuda e que os demais adotem uma postura mais acolhedora e menos julgadora em relação àqueles que estão em sofrimento psíquico.”
Palestra da Tenente Avellar no CRCEA-SE
Tenente Avellar recebe certificado da Tenente Ana Paula, Chefe do Serviço Social do CRCEA-SE
Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/setembro-amarelo-e-dia-mundial-de-prevencao-ao-suicidio-10-9/
Redes Sociais