Nos dias 23 e 24 de maio de 2021 a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) realizou uma campanha, em alusão ao Dia Mundial de Higiene das Mãos (05 de maio), definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
O objetivo da campanha foi conscientizar os profissionais do hospital sobre a importância e a maneira correta de realizar a limpeza das mãos, visando reduzir a transmissão de infecções e microrganismos resistentes. Trata-se de uma das medidas essenciais para prevenção de doenças, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde.
A cada ano, centenas de milhões de pacientes em todo o mundo são afetadas por infecções relacionadas à assistência à saúde, consideradas como um dos eventos adversos mais frequentes nos serviços de saúde.
O ano de 2020 foi marcado como um período sem precedentes na história do planeta, especialmente na área da saúde pública, e a prática de higiene das mãos foi reconhecida em todo o mundo como estratégia preventiva. Saber higienizar as mãos de maneira apropriada previne e minimiza a propagação da resistência microbiana, sendo uma medida fundamental ao combate da COVID-19 em serviços de saúde.
Referência:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa. Acessado em 09 de junho de 2021. [Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2021/higiene-das-maos-segundos-que-salvam-vidas]
Redes Sociais