Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > A Odontologia Hospitalar do HFASP no combate à COVID-19
Início do conteúdo da página

O advento da pandemia reforçou a importância da atuação do cirurgião-dentista como um dos integrantes da equipe multidisciplinar nas unidades de terapia intensiva (UTI). Dessa forma, o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP), através da Divisão Odontológica (DOD), aumentou sua equipe de dentistas atuantes na odontologia hospitalar a fim de atender toda essa demanda de pacientes internados por COVID-19.

O objetivo da equipe odontológica nas UTI, além de diminuir o risco de infecções respiratórias, como a pneumonia nosocomial, durante o período que o paciente está entubado, é garantir a primazia da saúde bucal durante o período de internação.

A equipe da Odontologia Hospitalar do HFASP é composta pelos seguintes militares: Tenente Thais Zamprogno Vilas Bôas Baker; Tenente Erika Torres de Castro Santos; Tenente Diego Portes Vieira Leite; Aspirante Simone Mitie Sunemi; Aspirante Maíra de Souza Aranha Brauner; Aspirante Leandro Henrique Peres De Moura; e Aspirante Amanda Freitas de Oliveira Praia. Os atendimentos acontecem de segunda à sexta-feira no período da manhã e contemplam todos os pacientes das unidades de terapia intensiva do hospital.

A Tenente Thais Vilas Bôas, Chefe da Seção de Odontologia Hospitalar, ressaltou a importância desse serviço: “Através de um atendimento humanizado seguido de protocolos específicos de cuidados bucais é possível acompanhar uma melhora da condição bucal de cada paciente, além de proporcionar experiências desafiadoras para cada profissional envolvido nessa missão. ”

O Tenente-Coronel Dentista Wallace José Gaspar, Chefe da Divisão Odontológica, enfatizou que “por intermédio dos protocolos pertinentes à Odontologia Hospitalar, a Divisão Odontológica vislumbrou uma grande oportunidade de atuar diretamente na linha de frente do enfrentamento da COVID 19. Desta forma, torna-se possível incrementar ainda mais a qualidade da equipe multidisciplinar, bem como trazer mais benefícios aos pacientes e seus familiares neste contexto desafiador”

 

 

 

Referência:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132009001100010 

Fim do conteúdo da página