Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > HFASP oferece atendimento ambulatorial Pós-COVID-19
Início do conteúdo da página

 

Desde fevereiro de 2021, o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) oferece o serviço ambulatorial Pós-COVID-19 aos beneficiários do Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU).

Algumas pessoas, após contraírem a COVID-19, apresentam sintomas, sinais ou parâmetros clínicos anormais que persistem por duas ou mais semanas e que podem ser potencialmente considerados efeitos de longo prazo da doença. Os mais comuns relatados são: presença de fadiga incapacitante para realizar atividades de vida diária; dor; deficiência neurocognitiva; sono comprometido; sintomas sugestivos de disfunção autonômica e piora dos sintomas globais.

O ambulatório de Pós-COVID-19 foi iniciado com o objetivo de dar assistência para esses pacientes, que foram infectados pelo coronavírus (Sars-CoV-2) e ainda persistem com algum sintoma. O atendimento acontece toda terça-feira de manhã, em sistema de consulta compartilhada entre a Tenente Médica Camila Perucchi e a Tenente Fisioterapeuta Juliana Martins Rocha do Nascimento, sendo coordenado pelo Capitão Médico Jorge Alexandre De Araujo Peres.

O objetivo desse ambulatório é promover o acompanhamento e a melhora assistencial dos pacientes após a infecção da doença, com otimização de condutas clínicas e medicamentosas, visando abordar suas limitações funcionais o mais breve possível, para permitir sua reintegração na sociedade e seu retorno às atividades. O Capitão Médico Peres, coordenador do ambulatório, comentou sobre a importância desse serviço: “O ambulatório de Pós-COVID-19 é uma assistência destinada a dar continuidade ao atendimento dos pacientes que estiverem internados e os que não precisaram de internação, em que oferecemos um acompanhamento para minimizar e reverter possíveis sequelas e queixas persistentes intra e extrapulmonares. Esses pacientes não podem ficar desassistidos. ” 

A necessidade de oferecer uma assistência diferenciada e proporcionar maior segurança para os pacientes, diante de uma doença ainda pouco conhecida, foram as motivações para a criação desse serviço, como foi ressaltado pela Tenente Médica Perucchi: “O ambulatório é um grande diferencial deste hospital, pois poder acompanhar os pacientes que estiveram internados ou até mesmo aqueles que permaneceram em isolamento domiciliar é proporcionar reabilitação mais segura e eficaz para eles. Além de ser uma grande oportunidade de aprendizado sobre as possíveis sequelas dessa doença. Estamos vivenciando um momento delicado e vejo que esse acompanhamento permite que os pacientes se sintam acolhidos”. 

Segundo a Tenente Fisioterapeuta Nascimento “os pacientes pós-COVID-19 evoluem com diversas sequelas e queixas persistentes que podem durar em média por 100 dias após o início dos sintomas, e a reabilitação no pós-alta trata e restaura sua independência funcional, proporcionando qualidade de vida e bem-estar aos nossos pacientes, como já é observado na 3º sessão de atendimento. ”

Todos os pacientes que já tiverem contaminação por coronavírus podem agendar a consulta na Clínica Médica e na clínica de Fisioterapia Pós-COVID-19, utilizando as formas de agendamento oferecidas pela SAME (presencial, por telefone ou pelo totem de autoatendimento).

Para orientação de pacientes, foi desenvolvida uma cartilha informativa sobre Reabilitação Pós-COVID-19. 
Segue o link para acesso: Cartilha: https://online.flippingbook.com/view/662161114/ 

Referência:
Sandra Lopez-Leon et al. More than 50 Long-term effects of COVID-19: a systematic review and meta-analysis. medRxiv. n posted January 20, 2021

 

Fim do conteúdo da página