A DOAÇÃO DE SANGUE NÃO PODE PARAR
“Somos a Força Aérea Brasileira e fazer o bem está no nosso sangue!”
Diante da pandemia de coronavírus, o número de doadores de sangue sofreu uma grande queda, comprometendo os estoques de sangue de todo o país. Porém, pessoas com anemias crônicas, acidentes que causam hemorragias, complicações decorrentes da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves, continuam ocorrendo. Ou seja, o consumo de sangue é diário e contínuo. Portanto, o Ministério da Saúde orienta à população que as doações de sangue devem continuar acontecendo.
Nesse momento de grande dificuldade para o Brasil, o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) convida a todos para integrar essa grande corrente de solidariedade e realizar a doação de sangue.
Em São Paulo, a Fundação Pró-Sangue (FPS), que fornece bolsas de sangue e de hemocomponentes para mais de 100 instituições públicas de saúde da Região Metropolitana de São Paulo, incluindo o HFASP, está indicando a realização das doações por meio de agendamento individual para evitar aglomerações de pessoas e para que não haja risco em relação à Covid-19.
Como realizar o agendamento:
- envie email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ; ou
- acesse o site da Fundação Pró-Sangue:
http://prosangue.sp.gov.br/doacao/Agende.html
Postos de coleta de sangue
Posto Clínicas
Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar - Cerqueira César - São Paulo
Posto Regional de Osasco
R. Ari Barroso, 355 - Presidente Altino - Osasco
Posto Mandaqui
R. Voluntários da Pátria, 4227 - Mandaqui - São Paulo
Posto Stella Maris
R. Maria Cândida Pereira, 568 – Itapegica - Guarulhos
Orientações aos doadores:
Em conformidade à Nota Técnica Nº5/2020 publicada recentemente pelo Ministério da Saúde, a Fundação Pró-Sangue incluiu o coronavírus em seus critérios de doação de sangue, estabelecendo as seguintes condições para os candidatos que comparecerem aos postos de coleta:
* Candidatos que tiveram contato nos últimos 30 dias com pessoas que apresentaram infecção confirmada pelo COVID-19 ou casos suspeitos dessa doença são considerados inaptos por 30 dias, após o último contato com essas pessoas.
* Candidatos que apresentaram infecção pelo COVID-19 são considerados inaptos por um período de 90 dias, após recuperação clínica completa (assintomáticos).
No mais, prevalecem os demais pré-requisistos adotados. Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.
Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. Por fim, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação.
Fonte:
https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46611-doacao-de-sangue-nao-pode-parar-com-pandemia-orienta-ministerio-da-saude
http://prosangue.sp.gov.br/noticias/Noticia100.html
Redes Sociais