Nos dias 2 a 5 de outubro de 2019, aconteceu o 15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência em Florianópolis, sendo considerado o principal Congresso promovido pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM).
As médicas residentes de Clínica Médica do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP), Tenente Médica Camila Ribeiro Perucchi e Mayara Vieira Batista, sob orientação do Capitão Médico João Luiz Farias, expuseram, no formato pôster eletrônico, o trabalho intitulado: “Abdome Agudo como apresentação inicial da Doença de Crohn em paciente jovem”.
O relato de caso apresentado teve como objetivo frisar a importância do diagnóstico e da abordagem precoce na doença de Crohn. Pois, suas manifestações clínicas atípicas são um desafio na rotina médica. Apesar do tratamento ser clínico, um em cada dois pacientes esperam pelo menos um procedimento cirúrgico por complicações.
As médicas residentes comentaram sobre a importância da participação em eventos como esse. “Trabalhos científicos expostos durante os congressos médicos são importantes para enriquecer o currículo e é um diferencial para médicos que participam de processos seletivos, como a prova de residência médica e prova de título”, falou a Dra. Mayara. Já a Tenente Perucchi comentou: “Participar de um evento como esse é importante para mantermos atualizados sobre os últimos consensos e protocolos. Além de possibilitar a troca de experiências em nossa área de atuação médica”.
Fonte: Comunicação Social HFASP
Redes Sociais