No último dia 24 de julho, o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) realizou mais uma campanha de Higienização das Mãos, que percorreu os diversos setores do Hospital com o objetivo de orientar e alertar o seu efetivo para a importância desta prática na assistência ao paciente.
Entre as medidas de segurança adotadas em um ambiente de promoção e cuidado da saúde, a higienização das mãos é uma das principais estratégias para a prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS). Esta ação tem sido foco de especial atenção para a prevenção da disseminação de micro-organismos, especialmente aqueles que se tornam resistentes a inúmeros antibióticos, muitas vezes veiculados pelas mãos dos profissionais de saúde. Durante a campanha, aspectos como o uso de unhas curtas, a ausência de jóias ou relógios, as técnicas e os momentos da realização da higiene das mãos foram ressaltados.
A estratégia de envolvimento das equipes através de eventos que abordem, periodicamente, os aspectos multidisciplinares desta importante ação, tem se mostrado o método mais eficaz para redução dos índices de infecção. A mudança de comportamento é a chave para melhora na prática de higienização das mãos e o caminho mais direto para um cuidado eficiente e mais seguro.
Fonte: Núcleo de Segurança do Paciente do HFASP
Redes Sociais