O ambulatório é realizado às terças-feiras, sob a coordenação do 1º Ten Med Hugo Oliveira de Souza Thomé, cardiologista especialista em arritmias cardíacas e estimulação cardíaca artificial pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (InCor – USP).
O que são Arritmias Cardíacas?
São alterações elétricas que provocam modificações no ritmo das batidas do coração: batendo rápido demais (taquicardia), muito lento (bradicardia) e até de maneira irregular.
Quais são os sintomas das arritmias cardíacas?
Podem ocorrer palpitações (batedeira no peito, sensação que o coração vai parar...), mal estar, pressão baixa, fraqueza, dor no peito, tontura, desmaio e, em caso mais extremos, morte súbita. Entretanto, a arritmia pode apresentar-se de forma silenciosa, sem qualquer sintoma.
Como é o tratamento das arritmias?
Conforme a complexidade das arritmias, o tratamento pode variar basicamente entre três opções: medicamentoso, implante de dispositivos eletrônicos (marcapasso, ressincronizador e/ou cardiodesfibrilador) que irão monitorar o ritmo cardíaco e estimular as batidas conforme necessário e ainda a ablação (tipo de cateterismo cardíaco, porém com a possibilidade de extinguir os focos de arritmia dentro do coração).
Segundo o Ten Hugo Thomé, “a forma mais eficaz de manutenção da saúde e de prevenir diversas doenças cardiovasculares é manter hábitos de vida saudáveis com alimentação adequada e a prática de exercícios regularmente, e além disso, a realização de check-ups cardiológicos é fundamental”.
Interessados - agendar por meio da SAME para o Ten Med Hugo Thomé.
Fonte: Comunicação Social NuHFASP
Redes Sociais