Capitão Psiquiatra Tetsue e Tenente Psiquiatra Ana Soares na “árvore da vida”.
Setembro Amarelo no HFASP
O Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) promoveu, ao longo de setembro, uma série de ações preventivas em alusão ao Setembro Amarelo, campanha dedicada à conscientização e prevenção do suicídio. Criado no Brasil em 2015, o movimento busca sensibilizar a população sobre o tema. Em 2024, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgados em 2019, apontam para mais de 700 mil suicídios por ano em todo o mundo, com estimativas que superam 1 milhão de casos, incluindo os subnotificados. No Brasil, a média anual chega a 14 mil casos, o que equivale a 38 mortes por dia.
Como parte das ações, a Tenente Ana Paula Pacheco Soares Ribeiro conduziu uma palestra para o efetivo do HFASP, destacando a alta prevalência do suicídio no país e a necessidade de adequar as ações preventivas às particularidades de cada região. Após a palestra, chocolates foram distribuídos aos presentes, cortesia do Laboratório Torrent, como um gesto simbólico para reforçar que pequenas atitudes podem impactar o bem-estar emocional.
Palestra Tenente Ana Soares para efetivo do HFASP.
Capitão Tetsue, Capitão Schnetzer e Tenente Ana Soares.
Entrega de chocolates após palestra.
Palestra do Tenente Fabiano para o efetivo do GAP-SP.
A relevância do tema também foi abordada pelo Tenente Fabiano Macedo Silva em uma palestra no Grupamento de Apoio de São Paulo, no dia 26 de setembro de 2024. Ele ressaltou a importância do fortalecimento contínuo da saúde mental, enfatizando que a ideação suicida é resultado de um processo gradual de sofrimento psicológico.
Além disso, ao longo do mês, todos os que transitaram pela sala de espera dos ambulatórios do HFASP foram incentivados a deixar mensagens de apoio em uma “árvore da vida”, destinada a pessoas enfrentando momentos difíceis. A senhora Andréia Ribeiro Von Lasperg, enquanto aguardava consulta, elogiou a iniciativa: “Achei muito interessante essa abordagem, às vezes lemos algo que chega exatamente no momento em que precisamos”.
Fonte: Comunicação Social
Redes Sociais