DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO
Na manhã do dia 29/08/2024, o HFASP promoveu uma campanha em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo.
O tabagismo, além de ser um hábito, também deve ser encarado como uma doença, pois causa dependência química, psicológica e comportamental, estando diretamente relacionado a mais de 50 outros tipos de patologias que acometem todos os órgãos e sistemas do corpo humano.
- Palestra ao efetivo do HFASP
Neste ano, em palestra ao efetivo, a Capitão médica Kamilla Tonini Delamônica enfocou como todo e qualquer profissional de saúde pode realizar uma abordagem breve/mínima/básica para auxiliar a cessação do tabagismo. Essa conduta é recomendada pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo, da Organização Mundial de Saúde (OMS), devendo ser realizada por meio de uma conversa amigável na qual o profissional de saúde auxilia o paciente na reflexão sobre parar de fumar. Apesar de levar apenas poucos minutos, essa ação aumenta as chances de sucesso do tratamento, produzindo grande impacto na saúde pública.
- Equipe do CAIS
Na sequência, os beneficiários do SISAU foram orientados pela equipe do Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS) sobre a importância de encarar o tabagismo não só como um hábito ou estilo de vida, mas como uma doença que tem tratamento. A Capitão Kamilla Tonini ressaltou que “todo paciente, independente do tempo que fuma, vai se beneficiar em parar de fumar” e convidou os interessados a agendar uma consulta no CAIS para conhecer o Programa de Controle do Tabagismo do HFASP.
Fonte: Comunicação Social
Redes Sociais