Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Prevenção do câncer de pele no HFASP
Início do conteúdo da página

Major Paola, Chefe da Seção de Dermatologia do HFASP e equipe envolvida na campanha.

HFASP realiza campanha alusiva ao Dezembro Laranja

No dia 30 de novembro de 2023, o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) realizou a campanha “Dezembro Laranja”, dedicada à conscientização e prevenção do câncer de pele.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele é o de maior incidência no Brasil, com mais de 175 mil novos casos por ano. Estima-se que 1 entre cada 4 casos de câncer diagnosticados se originem na pele ou nas mucosas, mas caso seja detectado precocemente, apresenta altos percentuais de cura.

Diante da relevância do assunto, a médica Carla Guedes Braga, residente do Programa de Residência em Dermatologia do HFASP, ministrou uma palestra ao efetivo na qual discorreu sobre a importância da prevenção e da detecção precoce da doença.

Palestra da médica residente, Carla Guedes Braga.

Durante a manhã, no Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), a equipe do Serviço de Dermatologia do HFASP e os médicos do Programa de Residência realizaram exames, orientações sobre o câncer de pele e distribuição de brindes aos usuários do hospital. O principal objetivo da ação foi diagnosticar possíveis casos de câncer de pele, além de informar ao público sobre as principais formas de prevenção da doença. Foram realizados 154 atendimentos e os casos suspeitos foram encaminhados para a realização de exame complementar na Clínica de Dermatologia.


Exame de avaliação, brindes e panfletos da campanha.

O Sub-Oficial da Reserva, Jorge Bueno Gonçalves, participou da campanha e comentou: “Achei essa campanha muito produtiva, parabenizo e agradeço todos os envolvidos”.


Participação dos membros do Grupo da Terceira Idade do HFASP na campanha.

Fonte: https://centrodeoncologia.org.br/tipos-de-tratamento/cancer-de-pele/ 
Acesso em 08 de dezembro de 2023.
Comunicação Social

Fim do conteúdo da página