Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Página inicial > Últimas Notícias > HFASP promove palestra alusiva ao Dia Nacional da Segurança do Paciente
Início do conteúdo da página

O Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) realizou no dia 09/04 uma palestra em alusão ao Dia Nacional da Segurança do Paciente, celebrado anualmente no dia 1º de abril. A iniciativa integra as ações desenvolvidas ao longo de todo o mês, voltadas à conscientização e ao fortalecimento das práticas que promovem a qualidade e a segurança no atendimento aos pacientes.

A palestra foi ministrada pela Major Médica Carolina Costa Santos, Presidente do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do HFASP, que ressaltou a importância da atuação do NSP e de todo o efetivo hospitalar na construção de um ambiente seguro e comprometido com a qualidade do cuidado ao paciente.

Durante sua exposição, a Major Carolina orientou o efetivo sobre os procedimentos para notificação de eventos adversos, destacando a relevância dessas notificações para o aprimoramento dos processos internos. Também foram apresentados os principais indicadores utilizados para mensurar e monitorar a segurança do paciente, enfatizando a necessidade de avaliação contínua e ações corretivas eficazes.

Dando ênfase aos fundamentos globais da segurança assistencial, a Major também reforçou as Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente, estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que visam: identificar corretamente os pacientes; melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde; melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; assegurar cirurgias em local, procedimento e paciente corretos; reduzir o risco de infecções associadas aos cuidados de saúde e reduzir o risco de danos ao paciente em decorrência de quedas. 



Ao final da palestra, a Major Carolina incentivou o engajamento coletivo na missão de garantir a segurança do paciente: “Promover a segurança do paciente é um compromisso diário que exige atenção, responsabilidade e colaboração entre todos os envolvidos na assistência. Cada profissional tem um papel essencial nesse processo. Quando atuamos de forma integrada e com propósito, conseguimos transformar o cuidado em um ato ainda mais seguro e eficiente”.


- Major Carolina durante palestra.


Dia Nacional da Segurança do Paciente

O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi instituído pelo Ministério da Saúde (MS) mediante a publicação da Portaria n° 529, em 1º de abril de 2013, e tem o objetivo de contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no mesmo ano, instituiu as ações de segurança do paciente no âmbito dos serviços de saúde e, entre outras medidas, estabeleceu a obrigatoriedade de implantação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP).

Fonte: HFASP, por Tenente Sunemi

Fim do conteúdo da página