Celebrar 55 anos do Centro de Documentação da Aeronáutica (CENDOC) é enaltecer a memória da própria Força Aérea Brasileira (FAB).
O CENDOC é a Casa Arquivo da FAB, sob o lema de “Documentar para perpetuar”, preserva um acervo de documentos preciosos que foram importantes para a formação de uma força aérea independente.
No dia 29 de maio, para comemorar o Aniversário do CENDOC, inaugurou-se a Sala Histórica, em novo espaço que foi projetado para contribuir com as pesquisas do CENDOC, manter viva a memória do “Pai da Aviação” e ser mais um ambiente de difusão cultural e de atividades educativas para o público infanto-juvenil. A Sala Histórica ressalta a importância do CENDOC estar inserido no local onde é considerado o “Berço da Aviação Brasileira”, o lendário Campo dos Afonsos, chegou a ser reconhecido como o maior campo de aviação da América Latina.
No Auditório Capitão J. Kirk foi realizada uma cerimônia militar presidida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, Comandante-Geral do Pessoal (COMGEP), acompanhado pelo Major-Brigadeiro do Ar Max Cintra Moreira, Comandante da Universidade da Força Aérea (UNIFA) e da Tenente-Coronel Intendente Amanda Vidal Pedinotti da Silva, Diretora Interina do CENDOC.
A solenidade contou com as honrosas presenças do Major-Brigadeiro Intendente Marcelo Brasil Carvalho da Fonseca, Diretor de Administração da Aeronáutica (DIRAD), do Brigadeiro Intendente R/1 Luiz Tirre Freire e demais autoridades das Forças Armadas, de Comandantes, Chefes, Diretores e Prefeitos de Organizações Militares, dos ex-diretores do CENDOC, de autoridades civis e militares, de familiares e amigos do CENDOC e da Graduada-Master da Guarnição de Aeronáutica dos Afonsos, Suboficial SEF Adriana de Oliveira Pinheiro Garrido.
No evento, foram homenageados os ex-Diretores do CENDOC, Coronel Intendente da Aeronáutica R/1 Jailton Porto de Faria, Coronel Intendente da Aeronáutica R/1 Marcus Cunha da Gama, Coronel Intendente da Aeronáutica R/1 Carlos Alberto Leite da Silva, Coronel Intendente da Aeronáutica Michael Silva da Cunha e Coronel Intendente da Aeronáutica Fábio Ayres Cardoso que receberam lembranças comemorativas ao 55º aniversário de criação do CENDOC, como reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Centro de Documentação.
Como parte das homenagens dos 55 anos, foram distinguidos com Diploma de Reconhecimento pela amizade e espírito de cooperação, o Coronel de Infantaria da Aeronáutica Márcio Simião de Souza, Chefe do Serviço Regional de Recrutamento e Mobilização do Rio de Janeiro (SEREP-RJ), o Coronel de Infantaria da Aeronáutica R/1 Salomão Pereira da Silva, Gerente do Escritório da FHE POUPEX, Tenente-Coronel de Infantaria do Exército Brasileiro Arthur Magno de Castro Rangel, Diretor do Arquivo Histórico do Exército, Capitão de Corveta da Marinha do Brasil Renata Nazareth de Mendonça Barcelos Rocha Torres, Encarregada da Divisão de Acesso à Informação do Departamento de Arquivo da Marinha, a Capitão Intendente da Aeronáutica Priscila Santos Fernandes, do Parque de Material Eletrônico do Rio de Janeiro (PAME-RJ) e o Historiador Aeronáutico Alberto Gomes Filho.
Na sequência, foram agraciados com as Medalhas de prata e bronze, os militares que completaram anos de excelentes serviços prestados à FAB: 20 anos o 2S SAD Rafael Nogueira Lopes e o 2S SAD Luciano Barcelos Dantas; e 10 anos a 2S SAD Caroline da Rocha Silva.
Por fim, a Tenente Coronel Arquivista R/1 Vilma Jesus de Oliveira, da Força Aérea Brasileira, que serviu por cerca de 30 anos no CENDOC, comentou que: “Com grata satisfação em participar da solenidade do 55º aniversário do CENDOC, destaco a evolução do Centro de Documentação transmitida nas palavras da atual Diretora e as homenagens aos ex-Diretores lembrando daqueles que a antecederam na sua profícua Direção. Outro ponto a destacar foi a abertura da rica e bela Sala Histórica no novo espaço, trazendo fatos históricos da Organização, do extinto SEGECAE e do Pai da Aviação – Santos Dumont. Parabenizo o CENDOC nessa trajetória, ressignificando cada vez mais a sua Missão na FAB, seguindo o seu lema: “Documentar para Perpetuar”.
Redes Sociais