O Centro de Documentação da Aeronáutica (CENDOC) ministrou, no período de 04 a 08 de março de 2024, o Curso de Gestão de Documentos (CGD), em modalidade presencial, nas instalações da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena – MG.
O CGD, previsto na TCA 37-14/2024, do Comando-Geral do Pessoal (COMGEP), tem como objetivo proporcionar aos militares, veteranos e servidores civis do COMAER experiências de aprendizagem que os habilitem a compreender a importância da gestão de documentos para a Organização Militar, descrever os procedimentos da gestão dos documentos arquivísticos e contribuir para o bom uso e aproveitamento do SIGADAER nas OM de origem.
O curso em comento contou com a participação expressiva de 60 alunos e ouvintes, oriundos prioritariamente das Organizações Militares da GUARNAE-BQ. A abertura do curso com Aula Inaugural foi proferida pela Tenente-Coronel R1 Museóloga SAHARA Burity Fernandez Cyrino, Chefe das Assessorias de Comunicação Social (ACS) e de Difusão Cultural (ADC) do CENDOC, representando, naquele ato, a Diretora do CENDOC, Tenente-Coronel Intendente AMANDA Vidal Pedinotti da Silva.
Houve, ainda, uma visita de parte da comitiva do CENDOC, dirigida pela Ten Cel MUG SAHARA, à Fazenda Cabangu na cidade de Santos Dumont – MG, local onde o “Pai da Aviação” nasceu e passou parte de sua infância. A comitiva do CENDOC, sentiu-se gratificada pelo zelo demonstrado pelos conservadores do Museu Casa, tendo sido recepcionados pela Vice-presidente da Casa, Tatiana Possas Emídio, pela Secretária Executiva da Fundação, Ana Carolina Oliveira Sousa e a Historiadora Andreia Oliveira da Silva. O Museu Casa de Cabangu, está inserido em um parque com fauna e mata nativa, é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA). A Casa Natal de Santos Dumont é administrada pela Prefeitura de Santos Dumont, pela Fundação Casa de Cabangu, com o apoio de infraestrutura e de segurança providos pela EPCAR.
Ainda do decorrer do curso, no dia 8 de março, quando é comemorado o Dia Internacional das Mulheres, o CENDOC aproveitou a oportunidade para prestar uma singela homenagem às profissionais do Corpo Feminino que estavam presentes no evento.
Cumprindo uma de suas precípuas missões institucionais, que é a de fomentar a capacitação dos profissionais do COMAER na seara das atividades de Documentação, em especial, na de Gestão de Documentos de Arquivo, o CENDOC serve-se do ensejo para dedicar sinceros agradecimentos ao público discente pela participação nesse evento instrucional e a seus respectivos Comandantes que possibilitaram a presença de seus subordinados, assim como à EPCAR, na pessoa do Brigadeiro do Ar ANDRÉ LUIZ Alves Ferreira, pelo indispensável apoio logístico que contribuiu decisivamente para o pleno êxito do Curso em apreço, que já está na sua vigésima terceira edição.
Redes Sociais