Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > 6º SEMINÁRIO DE DOCUMENTAÇÃO DA AERONÁUTICA – 2025
Início do conteúdo da página

     Nos dias 16 e 17 de outubro de 2025, foi realizado, no Campo dos Afonsos, nas dependências da Universidade da Força Aérea (UNIFA), por iniciativa e organização do Centro de Documentação da Aeronáutica (CENDOC), o 6º Seminário de Documentação da Aeronáutica.

 

 

     O evento de índole acadêmico-institucional vem se tornando tradicional e integra as atividades de capacitação do Sistema de Documentação da Aeronáutica (SISDOC), cujo Órgão Central é o CENDOC.

 

 

     Este ano, o Seminário, mais uma vez, teve como palestrantes importantes nomes da Arquivologia e da Biblioteconomia, possuidores de elevada qualificação profissional e acadêmica, e abordou temáticas atuais e de grande impacto na gestão da informação, tanto no âmbito do COMAER, como da sociedade em geral.

 

 

Os temas e respectivos palestrantes foram os seguintes:

 

No dia 16 de outubro, tivemos:

Clarissa Moreira dos Santos Schmidt - Classificação arquivística.

Gabriela Rondado Ferreira - Preservação digital com ênfase no repositório arquivístico confiável Archivematica.

Lohayne Emerick Soares e Lethícia do Nascimento Silva - Recuperação e preservação dos documentos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Naira Christofoletti Silveira – Papel do bibliotecário na Ciência Aberta.

Maria José da Silva Fernandes - Desafios e soluções na preservação e acessibilidade de acervos raros.

Ana Carolina Costa de Carvalho Petrone - Inteligência artificial na pesquisa científica.

 

No dia 17 de outubro, os palestrantes e os temas foram:

Gabriela Ayres Ferreira Terrada - Preservação digital.

Gabriela de Souza Jordão dos Santos - Transparência e acesso à informação: a política de dados abertos na Biblioteca Nacional.

Cláudio Paulino Oliveira - Custódia de documentos arquivísticos digitais: o dilema entre repositórios e nuvens.

 

     A audiência foi composta predominantemente por arquivistas e bibliotecários, militares e servidores civis do COMAER, e de diversas outras instituições como Marinha do Brasil, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Universidade Federal Fluminense (UFF), Escola Superior de Guerra (ESG), Arquivo Nacional (AN), Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, Fundação Municipal de Saúde de Niteroi/RJ, Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP), Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPGE), Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPROM) e Rio Energy Participações, que atuam de forma direta ou indireta em suas instituições com esses conhecimentos.

 

 

Texto: Cap R1 Tavares

Foto: SO BFT Alexander

 

 

 

Fim do conteúdo da página