Está disponível na página do CENDOC a nova exposição virtual: “A Força Aérea Brasileira na II Guerra Mundial”, que comemora os 80 anos do retorno dos heróis da FAB ao Brasil (1945-2025). O CENDOC, como órgão central do SISDOC tem por missão a preservação dos documentos de caráter permanente da FAB.
Sendo assim, as exposições são um instrumento de preservação e incentivo ao acesso pelos militares e Sociedade Civil. Elas sempre apresentam temas fascinantes sobre a história da aviação militar, permitindo que os pesquisadores as explorem no conforto e segurança de seus locais preferidos.
Esta nova exposição é organizada em dez módulos e apresenta, por meio de iconografia e documentos do acervo do CENDOC, momentos significativos do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1ºGAVCA) na Campanha da Itália. Além disso, destaca a participação da Aviação de Patrulha e da Primeira Esquadrilha de Ligação e Observação, que foi formada para apoiar a Artilharia Divisionária da Força Expedicionária Brasileira (FEB).
Entre as imagens marcantes que nos transportam para aquele período, destaca-se, entre os documentos especiais, a partitura original da “Canção da Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira (Carnaval em Veneza)”. A letra foi criada pelos integrantes do 1ºGAVCA, inspirada em uma melodia italiana, após seu retorno seguro das missões realizadas a bordo do P-47 Thunderbolt, uma aeronave de combate aéreo e ataque ao solo.
Acesse a exposição pelo link abaixo
Redes Sociais