Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > A 8ª SEMANA NACIONAL DE ARQUIVOS NO CENDOC - ARQUIVOS ACESSÍVEIS
Início do conteúdo da página

Entre os dias 3 a 7 de junho, ocorreu no Centro de Documentação da Aeronáutica (CENDOC) a 8ª edição da Semana Nacional de Arquivos. O CENDOC acompanha as diretrizes do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) que é vinculado ao Arquivo Nacional (AN). Através de uma política de intercâmbio e cultura, o CONARQ também interage com o Conselho Internacional de Arquivos.

                

          A semana do evento antecedeu a comemoração do Dia Internacional dos Arquivos: 9 de junho e, em praticamente todas as instituições arquivísticas do país, celebrou-se a relevante data.

          

        A Semana Nacional de Arquivos, tem como objetivo aproximar as instituições de arquivos da sociedade, promovendo a divulgação dos trabalhos nelas desenvolvidos. Este ano o tema central foi “Arquivos Acessíveis”, visando promover maior conscientização sobre as formas de democratizar o acesso à informação arquivística, possibilitando com que os acervos estejam mais disponíveis a todos os públicos.

 

        Na ocasião o CENDOC promoveu uma série de atividades culturais voltadas para o público interno e externo com a participação do Programa Forças no Esporte (PROFESP) do Ministério da Defesa (MD), estiveram presentes durante a semana de eventos o PROFESP-CAJUZINHO, o PROFESP-UNIFA, o LAR DE DANIEL CRISTÓVÃO e membros do próprio efetivo do Centro de Documentação, com a visita dos filhos dos militares ao ambiente de trabalho dos pais. Durante a programação houve a visita à nova Sala Histórica, apresentação do CINE CENDOC, realização de jogos, interação com a maquete do “Demoiselle”, trabalhos educativos, audição de música, apresentação de personagens de época, distribuição de brindes e momentos de confraternização.

 

 

  A Semana encerrou-se, mas os acervos continuam acessíveis como, por exemplo, as exposições virtuais, o Projeto Resgatando Memórias, os livros: “E o Mundo falava de Santos-Dumont...” e “E o Brasil falava de Santos-Dumont...” no sítio do CENDOC.

          

      Na oportunidade da 8ª Semana Nacional, foram realizadas duas oficinas de “Organização de Arquivos Pessoais” pela 1º Ten QOCON AQV CLAUDIA da Silva Santos.

A Diretora do CENDOC, Ten Cel Int AMANDA Vidal Pedinotti da Silva sentiu-se gratificada pelo Centro de Documentação seguir cumprindo o seu papel social, despertando valores e sonhos, contribuindo sobremodo para a construção de um futuro mais promissor para crianças e jovens.

Na ocasião, a Assistente Social do LAR DE DANIEL CRISTÓVÃO, Simone Ventura Gonçalves ofereceu um presente ao CENDOC: o trabalho de arte “Retrato de Santos Dumont” que foi confeccionado na técnica mosaico pelas crianças beneficiárias e orientadas pelo Professor Eduardo Calheiros que trabalha na Instituição. Após a visita, a Sra. Simone realizou o seguinte comentário: “Foi um sucesso! As crianças chegaram falando para os responsáveis muito animadas e felizes. Vocês estão de Parabéns! Uma equipe excelente, humana e muito profissional. Mais uma vez, obrigada pelo convite, pela recepção, pelo bolo, pelos alimentos doados, por todo o carinho com o LAR DE DANIEL CRISTÓVÃO. Que Deus abençoe e retribua a todo o CENDOC.

LINK DE ACESSO PARA TODAS AS FOTOS DO EVENTO ↓↓↓

https://photos.app.goo.gl/CYYh7VW1K4vA3bcU9

 

 

Fim do conteúdo da página