O Centro de Documentação da Aeronáutica – CENDOC, responsável pelo Patrimônio Documental da Aeronáutica, apresenta a Exposição “Asas Que Protegem o País – Tributo a Santos Dumont”. A Mostra poderá ser visitada de 29 NOV 2017 a 31 JAN 2018, das 10 às 17 horas, no Salão Nobre do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro. A entrada é franca.
O CENDOC é o Órgão Central do Sistema de Documentação - SISDOC, tendo como atividade fim o recolhimento dos documentos de guarda permanente do Comando da Aeronáutica.
No mês de novembro de 1907, voou pela primeira vez em público o segundo avião de Santos Dumont, descrito como leve, prático e transportável, o Demoiselle ou Libéllule; em alusão a data, será exibido uma réplica da aeronave em tamanho natural, a qual possui condições de voo, pertencente ao Instituto Fernando de Arruda Botelho. Ficará exposta a maquete artística do aeróstato que contornou a Torre Eiffel em 1901, com o qual o inventor provou, definitivamente, a dirigibilidade dos balões.
Concomitantemente a exposição, será exposto acervo de 43 fotografias premiadas no Brasil e no exterior sobre a aviação brasileira. As imagens foram produzidas, no período de 2008 a 2017, por militares do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), as quais serão recolhidas pelo CENDOC, abrilhantando o acervo iconográfico do CENDOC.
“Esta exposição consolida o papel inovador e profissional presente na Gestão Documental do Comando da Aeronáutica, representado na apresentação não só do acervo iconográfico do CECOMSAER, mas também nos 76 anos de arquivos com valor probatório, informativo e histórico, que agora se consolidam graças a Reestruturação do Comando da Aeronáutica. Trata-se de uma perspectiva de lançarmos para futuro as solidificadas bases da Força Aérea Brasileira. Parabéns a todas as equipes do CENDOC que fazem um papel ímpar na gestão arquivístico brasileira”. Carlos Alberto Leite da Silva, Coronel Intendente, Diretor do CENDOC.
Redes Sociais