Essa campanha teve início no Brasil no ano de 2015 em Brasília, através do CVV (Centro de Valorização da Vida), da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) e do CFM (Conselho Federal de Medicina). A iniciativa pontua a grande preocupação da saúde pública com o assunto, pois o suicídio já é uma das maiores causas de morte no mundo. A informação é a melhor solução. Prevenir para evitar novos casos, orientar familiares e pessoas em geral como perceber sinais de um suicida em potencial, e como é possível ajudar.
O Centro de Valorização da Vida é uma instituição que presta atendimento gratuito, sem fins lucrativos, desde 1962. Segundo dados oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia; taxa superior às vítimas da AIDS e a maioria dos tipos de Câncer. Segundo estudos realizados, 9 em cada dez casos de suicídio poderiam ter sido prevenidos ou evitados. O objetivo é a conscientização da população sobre a terrível ameaça do suicídio, e consequentemente a continuidade da vida para muitas pessoas com ideações suicidas, que não veem ou enxergam uma solução para seus problemas, senão o fim da própria vida.
O suicídio é uma solução definitiva para um problema temporário. O CVV atende 24 horas por dia por telefone, chat, email e voip, sob total sigilo. Segundo o Ministério da Saúde, 90% dos casos de suicídio são evitáveis. Divulgue, participe, e sigamos em frente na luta pela vida. “Falar é a melhor solução”.
FONTES:
http://www.setembroamarelo.org.br/
https://www.cvv.org.br/blog/o-que-posso-fazer-para-ajudar-quem-pensa-em-suicidio/
Redes Sociais