No Brasil, o assédio sexual é crime definido em lei, conforme prevê o artigo 216-A do Código Penal. Ainda assim, essa prática tem se mostrado crescente, sobretudo, dentro do ambiente corporativo, conforme mostram os dados coletados pelo Tribunal Superior do Trabalho que, em 2019, ostentou a preocupante marca de 4.786 processos com esse tema.
Desse modo, guiado no dever de proporcionar uma gestão respeitosa e harmônica nas relações de trabalho, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) em parceria com o Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR) recebeu, no dia 16 de outubro de 2023, a Professora Jacqueline Losa Bighi para proferir a palestra “Assédio Sexual”.
A palestrante é professora, atuante há mais de 15 anos na educação e há 10 anos trabalha com Projeto de Vida. É também pós-graduanda em Neurociência, criadora de conteúdo digital, palestrante desde 2016 e pioneira no estado do Rio de Janeiro como professora do conteúdo.
O evento, que ocorreu no Auditório Tenente-Brigadeiro Deoclécio do Centro Cultural da Força Aérea Brasileira (CCFAB), reuniu militares de diversas unidades da área Centro do Rio de Janeiro e foi idealizado com o objetivo de destacar a importância de se falar sobre o assunto a fim coibir o abuso de poder nas relações de trabalho e tomar providências para impedir tais práticas.
A professora tratou dos tipos de assédio, das diferenças entre importunação e assédio sexual, bem como esclareceu que qualquer pessoa está sujeita a sofrer tal agressão, independente de gênero ou qualquer outra condição. Tudo isso, no propósito de conscientizar o público acerca das questões relativas às práticas que caracterizam o assédio, bem como ajudar as vítimas a reconhecer possíveis situações de risco.
No encerramento da sessão, o Subdiretor de Divulgação e Apoio do Instituto, Brigadeiro do Ar R/1 Roberto Ferreira Pitrez, realizou os agradecimentos à palestrante pela esclarecedora explanação e pelos relevantes e necessários conhecimentos transmitidos entregando-lhe, em seguida, o certificado de participação e lembrança do Instituto.
Redes Sociais